Estudo de Isaías 40:2 – Comentado e Explicado

Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados.
Isaías 40:2

Comentário de Albert Barnes

Falai confortavelmente – hebraico, ????? ?alleb como na margem, ‘Ao coração.’ O coração é a sede dos afetos. É aí que a tristeza e a alegria são sentidas. Lá somos oprimidos pela tristeza e falamos familiarmente de sofrer no coração e de ter um coração alegre ou alegre. Falar ‘ao coração’ é falar de maneira a remover os problemas do coração; fornecer consolo e alegria. Isso significa que eles não deveriam apenas insistir nos tópicos que deveriam convencer o entendimento, mas também nos que deveriam ser adotados para ministrar consolo ao coração. Assim, a palavra é usada em Gênesis 34: 3 : ‹E sua alma se apegou a Diná – e ele amou a donzela e falou gentilmente (hebraico, no coração) da donzela; Gênesis 50:21 : ‹E confortou-os, e falou-lhes bondosamente ‘(hebraico, ao coração deles); ver também 2 Crônicas 32: 6 .

Para Jerusalém – A direção não é apenas falar com o povo da Babilônia, mas também confortar Jerusalém em ruínas. A direção geral é, portanto, que toda a série de tópicos de consolação seja aduzida – o povo retornará de sua escravidão, Jerusalém será reconstruída e o culto a Deus restaurado.

E clama a ela – como um pregoeiro; ou alguém fazendo proclamação pública e alta (compare Isaías 40: 3 , Isaías 40: 9 ). Jerusalém é aqui personificada. Ela é abordada como em ruínas, e prestes a ser reconstruída, e como capaz de se consolar com essa promessa.

Que a guerra dela foi realizada – Septuaginta, ‹Que a humilhação ( tape???s?? tapeinosis ) foi realizada. ‘ A palavra hebraica ( ??? tsâb ” guerra ”) significa apropriadamente um exército ou host (compare a nota em Isaías 1: 9 ), e geralmente é aplicada a um exército que está saindo para a guerra, ou mobilizado para a batalha 2 Samuel 8:16 ; 2 Samuel 10: 7 . É então usado para indicar um horário de serviço designado; o cumprimento de um dever semelhante a um alistamento, e é aplicado aos serviços dos levitas no tabernáculo Números 4:28 : ‹Todos os que entram para realizar o serviço (hebraico, para combater a guerra), para fazer o trabalho em o tabernáculo da congregação. Compare Números 8: 24-25 . Por isso, é aplicada à vida humana contemplada como uma guerra, ou alistamento, envolvendo serviço duro e calamidade; um alistamento do qual deve haver uma descarga pela morte.

Não há um tempo determinado (hebraico, uma guerra) para o homem na terra?

Não são os seus dias como os dias de um mercenário?

Jó 7: 1

Mas se um homem morrer – ele realmente viverá novamente?

Todos os dias do meu tempo determinado (hebraico, minha guerra) esperarei,

Até minha mudança chegar.

Jó 14:14

Compare Daniel 10: 1 . A palavra então significa serviço duro, como os soldados suportam; um tempo determinado que eles devem servir; um alistamento envolvendo dificuldades, labuta, privação, perigo, calamidade. Nesse sentido, é aplicado herói a Jerusalém – às provações, calamidades, desolações às quais ela foi submetida por seus pecados, e que deveriam suportar um tempo definido e fixo – como o alistamento de um exército. Esse tempo estava chegando ao fim e para ser sucedido por uma liberação ou descarga. Vitringa, que supõe que isso se refere primariamente e exclusivamente aos tempos do Messias, considera isso como significando que o tempo definido da economia legal, um tempo de labuta e de cerimônias vexatórias e problemáticas, estava prestes a terminar com a chegada de o Messias. Mas a interpretação mais correta é, provavelmente, aquela que supõe que havia uma referência primária ao longo e doloroso cativeiro dos judeus na Babilônia.

Que sua iniqüidade – A iniqüidade ou pecado aqui referido, é aquela longa série de atos de rebelião, corrupção e idolatria, com os quais o povo judeu tinha sido exigível e que tornara necessário seu cativeiro. Como nação, esse pecado foi agora expiado ou removido por seu prolongado castigo na Babilônia. Era uma expressão suficiente do desagrado divino pelas ofensas nacionais, e Deus estava satisfeito ( ???? ni^retsâh ) com isso e podia consistentemente restaurá-los em sua terra e em seus privilégios anteriores. Toda a linguagem aqui diz respeito a crimes nacionais e não a crimes individuais.

É perdoado – Vulgata, Dimissa est iniquitas illius . Septuaginta, el???ta? a?t?? ? aµa?t?a Lelutai autes he hamartia – ‹Seu pecado é solto ‘, dissolvido, remetido. A palavra ‘perdão’ não expressa exatamente o significado da palavra no original ( ???? ni^retsâh ). A palavra ” râtsâh significa apropriadamente deliciar-se com qualquer pessoa ou coisa; ter prazer; então receber graciosamente ou favoravelmente; deliciar-se com sacrifícios e ofertas Jó 33:26 ; Salmo 51:18 ; Ezequiel 20:40 ; e, na conjugação de Hiphil, satisfazer ou pagar, isto é, causar satisfação ou satisfação; e então em Hophal, estar satisfeito, ser recompensado, estar satisfeito ou satisfeito com uma expiação, ou com uma expiação por pecados, de modo a deleitar-se com a pessoa que a faz. Aqui, significa não estritamente perdoar, mas significa que eles sofreram o castigo nacional que Deus considerou necessário; eles haviam servido o longo e doloroso alistamento que ele havia designado, e agora ele estava satisfeito, e deliciava-se em restaurá-los em sua própria terra. Não se refere ao perdão das pessoas em conseqüência da expiação feita pelo Senhor Jesus; mas pode ser usado como ilustração disso, quando Deus está satisfeito com essa expiação; e quando ele tem prazer ou deleite em libertar a alma da escravidão do pecado e em admitir o pecador a seu favor – como ele se deleitava aqui em restaurar seu povo à sua própria terra.

Pois ela recebeu – Jerusalém agora estava desolada por quase setenta anos, supondo que isso se relacione com o período próximo ao fim do exílio, e que isso era considerado uma expressão ampla ou completa do que ela deveria sofrer por seu nacional. ofensas.

Da mão do Senhor – Da mão, ou pela ação do Senhor. Quaisquer que fossem os instrumentos, seus sofrimentos deveriam ser considerados como sua nomeação.

: Dobro por todos os seus pecados – A palavra traduzida ‹double ‘( ????? kipelayim ) é a forma dupla de ??? kepel ‹ a duplicação’ ‘e ocorre em Jó 41:13 :

Quem rasgará a cobertura de sua armadura?

Contra a duplicação de suas narinas, quem avançará?

Boa

E em Jó 11: 6 :

E que ele lhes revelaria os segredos da sabedoria.

Que eles são o dobro do que é;

Ou seja, há dobras duplas na sabedoria de Deus, ou a sabedoria de Deus é complicada, inexplicável (Gesenius). A palavra em Jó significa ‹conduplicações, dobras, complicações, labirintos, complexidades ‘(Bom). Aqui a palavra sem dúvida tem seu significado usual e apropriado, e denota o dobro, o dobro; e a expressão pode denotar que Deus lhes infligiu o dobro do que normalmente havia sido infligido às nações rebeldes, ou à nação, antes por seus pecados. Ou a palavra pode ser usada para denotar abundância, e o profeta pode designar para ensinar que eles foram amplamente, ou abundantemente punidos por seus crimes. “Isto é”, diz Grotius, “por mais que Deus julgasse suficiente.” ‹Duplo, aqui, ‘diz Calvin,’ deve ser recebido por grandes e abundantes. ‘ Alguns supõem (veja Rosenmuller, que aprova essa interpretação) que a palavra ‘pecados aqui significa punição dos pecados, e que a palavra’ duplo ‘se refere às misericórdias ou favores que eles estavam prestes a receber, ou que Deus havia proposto conferenciá-los. Então Lowth entende isso; e traduz a palavra ???? lâqechâh ‹receberá ‘(no futuro):

Que ela receberá nas mãos do Senhor

(Bênçãos) duplicam a punição de todos os seus pecados.

Mas, embora fosse verdade que seus favores em seu retorno, na esperança do Messias e em seus privilégios renovados, fossem muito mais numerosos do que seus sofrimentos, ainda assim, isso não combina muito bem com a conexão em que o profeta está. dando uma razão pela qual eles deveriam ser libertados de sua servidão e restaurados aos privilégios de sua própria terra. Essa razão é manifestamente que eles sofreram o que o Senhor considerou como uma ampla expressão de seu descontentamento pelas ofensas nacionais. Não se refere a pecadores individuais; nem a qualquer poder que eles tenham que fazer expiação por seus pecados; nem se refere à expiação feita pelo Messias. Mas pode-se observar, a propósito, que nos sofrimentos do Redentor houve ampla satisfação pelos pecados de seu povo. O intérprete de Chaldee entende isso como Rosenmuller entende, que a palavra ‘duplo’ se refere às misericórdias que eles receberam: ‹Porque ela recebeu um copo de consolo da presença do Senhor, como se ( ????? ke’ilû ) ela tinha sido ferida duas vezes por todos os seus pecados.

Comentário de Adam Clarke

Dobro de todos os seus pecados “As bênçãos dobram ao castigo” – Não parece reconciliável às nossas noções de justiça divina, que sempre castiga menos do que merecem nossas iniquidades, supor que Deus tenha punido os pecados dos judeus em dupla proporção; e é mais agradável ao teor desta mensagem consoladora entendê-la como uma promessa de ampla recompensa pelos efeitos do descontentamento passado, na reconciliação de Deus com o povo que voltava. Para expressar esse sentido da passagem, que as palavras do original suportarão muito bem, foi necessário adicionar uma ou duas palavras na versão para fornecer a expressão elíptica do hebraico. Compare Isaías 61: 7 ; Jó 42:10 ; Zacarias 9:12 . Chat?? chattaah significa punição pelo pecado, Lamentações 3:39 ; Zacarias 14:19 . Mas Kimchi diz: “Dobro aqui significa os dois cativeiros e emigrações sofridos pelos israelitas. O primeiro, o cativeiro babilônico; o segundo, o que eles agora suportam”. Esta não é uma má conjectura.

Comentário de John Calvin

2. Falai de acordo com o coração de Jerusalém. Aqui, Deus ordena a seus servos os profetas, e estabelece a mensagem que ele deseja que eles transmitam publicamente, quando os crentes serão chamados a mudar sua tensão de luto para alegria. E, no entanto, ele não os exorta e os encoraja a um alegre e corajoso desempenho de seus ofícios, por mais que transmita às mentes dos crentes uma esperança garantida de que eles possam suportar pacientemente a irritabilidade do atraso, até que os profetas apareçam com essa alegria e mensagem deliciosa. Falar com o coração (107) nada mais é do que “falar de acordo com o desejo ou sentimento da mente”; pois nosso coração abomina ou recua se alguma inteligência triste é comunicada, mas recebe avidamente, ou melhor, corre para encontrar o que quer que seja agradável. Agora, em conseqüência do fato de as pessoas terem sido aparentemente rejeitadas, nada poderia ser mais agradável do que uma reconciliação (108) que deveria apagar todas as ofensas. Por uma figura de linguagem na qual uma parte é tomada para o todo, Jerusalém, como é bem conhecido, denota a Igreja.

E chore por ela. A palavra chorar significa que a promessa desta graça será aberta e manifesta, de modo a ressoar aos ouvidos de todos e ser compreendida; pois se os profetas apenas murmurassem ou falavam indistintamente, a crença nesse consolo seria duvidosa ou fraca, mas agora que o publicam com ousadia e de boca aberta, todas as dúvidas são removidas.

Que a guerra dela está cumprida. Esta é a mensagem desejável, que o Senhor decide pôr fim à guerra do seu povo. Considero ?? (ki) usado para introduzir uma explicação. Alguns pensam que ???? , (tzebaahh), que traduzimos “sua guerra”, simplesmente denota “tempo”, como se tivesse sido dito, “seu tempo está completo”. (109) Outros pensam que expressa o horário da visitação, mas isso está incorreto; pois entre os hebreus, literalmente, indica um tempo previamente designado e designado para trabalho ou trabalho legal. ( Números 4:23 .) Mas aqui inquestionavelmente a metáfora é retirada da descarga de soldados; pois isso significa que o fim e a questão de suas irritações está próximo e que Deus não deseja assediar seu povo continuamente, mas estabelecer um limite para suas aflições. Portanto, ele compara o tempo do cativeiro na Babilônia a uma guerra justa, no final da qual os soldados, tendo obtido uma honrosa descarga, voltarão para casa para desfrutar de paz e sossego.

Que sua iniquidade é perdoada. Isso significa que Deus é tão gentil com eles que não está disposto a tratá-los com a máxima severidade. Essas palavras, portanto, atribuem uma razão; pois, como médicos, na cura de doenças, primeiro removem as causas das quais as doenças surgem, o Senhor também lida conosco. Os flagelos pelos quais Ele nos castiga procedem de nossos pecados; e, portanto, para que ele deixe de atacar, ele deve primeiro nos perdoar; e, consequentemente, ele diz que haverá um fim nos castigos, porque ele não mais atribui o pecado. Outros pensam que ???? (gnavonahh) significa “sua miséria” e que denota que sua miséria está terminada. Esse significado também é altamente apropriado e, portanto, o Profeta fará o mesmo anúncio de duas maneiras; pois terminar sua guerra e pôr um fim às suas misérias significa a mesma coisa. No entanto, devemos manter esse princípio: Deus deixa de infligir castigo quando ele é apaziguado, para que o perdão e o perdão dos pecados sempre venham em primeiro lugar, como causa. Mas a palavra ???? (nirtzah) exige, na minha opinião, o significado anterior; como se ele dissesse que Deus foi apaziguado de tal maneira que, tendo perdoado e perdoado seus pecados, ele está pronto para entrar novamente em um estado de favor com seu povo.

Dobro por todos os seus pecados. Esta passagem é explicada de duas maneiras. Alguns dizem que o povo, tendo merecido um duplo castigo, obteve um duplo favor; e outros, que receberam o suficiente de punição, porque Deus não está disposto a exigir mais. A primeira interpretação, embora contenha uma doutrina excelente e lucrativa, não concorda com o texto e, portanto, deve ser deixada de lado; e é evidente que o Profeta não significa nada além de que Deus está abundantemente satisfeito com as misérias que caíram sobre sua Igreja. Eu poderia ter desejado, portanto, que aqueles que atacaram Jerome e outros partidários dessa interpretação fossem mais moderados; pois o significado natural pertence a essa interpretação, e não à mais engenhosa, que o Senhor retribui em dobro por seus pecados. O significado geral é que Deus não está disposto a infligir um castigo mais severo ou mais prolongado ao seu povo, porque, por meio de sua bondade paterna, ele está, em certo sentido, descontente com a severidade.

Aqui, a palavra duplo indica “grande e abundante”. Não se deve imaginar que as punições foram maiores que as ofensas ou iguais a elas; pois devemos odiar a blasfêmia daqueles que acusam Deus de crueldade, como se ele infligisse aos homens punições excessivamente severas; pois que castigo poderia ser infligido suficientemente severo mesmo para o menor crime? Isso deve, portanto, relacionar-se à misericórdia de Deus, que, ao estabelecer um limite para os castigos, testemunha que ele não está disposto a puni-los mais ou mais, como se estivesse abundantemente satisfeito com o que havia acontecido antes, embora essa nação merecesse muito castigos mais severos. Deus sustenta o caráter de um Pai que, embora tenha compaixão de seus filhos, é levado, não sem relutância, a exercer severidade e, assim, voluntariamente inclina sua mente para conceder perdão.

Comentário de John Wesley

Falais confortavelmente a Jerusalém, e clamai a ela, que sua guerra é cumprida, que sua iniquidade é perdoada; porque ela recebeu da mão do Senhor o dobro de todos os seus pecados.

Guerra – O tempo de seu cativeiro e miséria.

Dobro – Não o dobro do que seus pecados mereciam, mas abundantemente o suficiente para responder ao desígnio de Deus neste castigo, que era humilhá-lo e reformá-lo, e advertir os outros pelo seu exemplo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *