Estudo de Apocalipse 22:16 – Comentado e Explicado

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.
Apocalipse 22:16

Comentário de Albert Barnes

I Jesus – Aqui o Salvador aparece expressamente como o orador – ratificando e confirmando tudo o que foi comunicado pela instrumentalidade do anjo.

Enviei o meu anjo – Veja as notas em Apocalipse 1: 1 .

Para testemunhar para você – Ou seja, para ser uma testemunha para mim ao comunicar essas coisas para você.

Nas igrejas – direta e imediatamente às sete igrejas na Ásia Menor Apocalipse 2: 3 ; remotamente e finalmente a todas as igrejas até o fim dos tempos. Compare as notas em Apocalipse 1:11 .

Eu sou a raiz – não a raiz no sentido em que Davi brotou dele, como uma árvore nas raízes, mas no sentido de que ele era o “brotamento” de Davi, ou que ele próprio brotava dele, como um broto começa em uma árvore deteriorada e caída – como o carvalho, o salgueiro, a castanha, etc. Veja isso explicado nas notas de Isaías 11: 1 . O significado, então, não é que ele era o ancestral de Davi, ou que Davi nasceu dele, mas que ele era descendente de Davi, de acordo com a promessa nas Escrituras, de que o Messias seria descendente dele. Portanto, nenhum argumento pode ser derivado dessa passagem em prova da pré-existência ou da divindade de Cristo.

E a prole – O descendente; a descendência de Davi; “A semente de Davi, segundo a carne.” Veja as notas em Romanos 1: 3 . Não é incomum empregar duas palavras em estreita conexão para expressar a mesma idéia com um leve tom de diferença.

E a estrela brilhante e matinal – Veja as notas em Apocalipse 2:28 . Não é incomum comparar um príncipe, um líder, um professor, com aquela estrela brilhante e bonita que, em algumas estações do ano, precede o nascer do sol e lidera no dia. Compare as notas em Isaías 14:12 . A referência aqui é a essa estrela como o prenúncio do dia; e o significado do Salvador é que ele mantém uma relação com um mundo sombrio semelhante a esta bela estrela. Ao mesmo tempo, ele é comparado com o próprio sol, dando luz ao mundo; aqui ele é comparado com aquela estrela da manhã, mais com referência à sua beleza do que à sua luz. Também não pode ter sido um objetivo nesta comparação nos levar, quando olhamos para aquela estrela, a pensar no Salvador? É talvez o objeto mais bonito da natureza; sucede a escuridão da noite; traz o dia – e, ao se misturar com os primeiros raios da manhã, parece tão alegre, alegre, exultante, brilhante, que nada pode ser melhor adaptado para nos lembrar daquele que veio a liderar no dia eterno. Seu lugar – a primeira coisa que atrai os olhos pela manhã – pode servir para nos lembrar que o Salvador deve ser o primeiro objeto a atrair os olhos e o coração no retorno de cada dia. Em cada provação – cada cena de tristeza – pensemos na estrela brilhante da manhã que se ergue na escuridão da noite – emblema do Salvador subindo em nossa tristeza e nossa tristeza.

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 22:16 . Eu, Jesus, enviei meu anjo – Não foi considerado suficiente representar o anjo como falando na pessoa de Cristo, mas o próprio Cristo também é aqui apresentado falando em sua própria pessoa e confirmando a autoridade divina deste livro, e atestando-o como seja propriamente sua revelação; para testemunhar para você estas coisas – Principalmente para você, os sete anjos das igrejas; depois a essas igrejas e depois a todas as outras igrejas nas idades seguintes. Eu, como Deus, sou a raiz – e fonte; e como homem, filho de Davi – e sua família; e a estrela brilhante e matutina – que vestem uma glória superior à do luminar mais brilhante e celestial, e que põem fim à noite de ignorância, pecado e tristeza, e inauguram um dia eterno de luz, pureza e alegria .

Comentário de E.W. Bullinger

I. O próprio Senhor fala.

Jesus. App-98.

enviou = enviou. App-174.

testemunhar. Veja a pág. 1611

in. grego. epi. App-104.

igrejas. Veja Apocalipse 1: 4 e App-186. As “assembléias” de Rev. 6 e Rev. 8 especificamente, durante o cumprimento da “profecia deste livro”.

Descendência. Figura do discurso Synecdoche (das espécies). App-6. Veja Atos 17:28 .

David. Ver Apocalipse 3: 7 ; Apocalipse 5: 5 .

e e. Omitir.

manhã = a manhã. Grego. orthrinos, só aqui. Os textos dizem ho pro “inos, como Apocalipse 2:28 .

Estrela. Grego. áster. Décima quarta e última ocorrência em Rev. Ver App-197. Compare Números 24:17 .

Comentário de Adam Clarke

I Jesus – O Criador, Redentor e Juiz de todos os homens.

Enviei o meu anjo – Um mensageiro especial do céu.

Eu sou a raiz e a descendência de Davi – Cristo é a raiz de Davi quanto à sua natureza divina; pois daí surgiu toda a raça humana, pois ele é o Criador de todas as coisas, e sem ele nada do que é feito é feito. E ele é filho de Davi quanto à sua natureza humana; por isso ele tomou parte do rebanho de Davi, tornando-se assim herdeiro do trono judeu, e o único herdeiro que então existia; e é notável que toda a família real tenha terminado em Cristo: e como vive para sempre, ele é o único verdadeiro Davi e rei eterno.

A estrela brilhante e matinal – eu sou esplendor e glória ao meu reino; assim como a estrela da manhã anuncia o sol, assim introduzirei as glórias eternas e nubladas do reino eterno.

Comentário de John Wesley

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a descendência de Davi, e a estrela brilhante e matutina.

Eu Jesus enviei meu anjo para testemunhar essas coisas – principalmente.

Para você – Os sete anjos das igrejas; depois para essas igrejas – e depois para todas as outras igrejas nas idades seguintes.

Eu – como Deus.

Sou a raiz – e a fonte da família e do reino de Davi; como homem, um descendente de seus lombos. “Eu sou a estrela de Jacó”, Números 24:17 ; como a estrela brilhante da manhã, que pôs fim à noite de ignorância, pecado e tristeza, e inaugurou um dia eterno de luz, pureza e alegria.

Referências Cruzadas

Números 24:17 – Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. Ele esmagará as frontes de Moabe e o crânio de todos os descendentes de Sete.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Zacarias 6:12 – Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor.

Mateus 2:2 – e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

Mateus 2:7 – Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.

Mateus 22:42 – “O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho? ” “É filho de Davi”, responderam eles.

Mateus 22:45 – Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho? “

Lucas 1:78 – por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente

Romanos 1:3 – acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi,

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Apocalipse 2:7 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 2:11 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Apocalipse 2:28 – Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.

Apocalipse 2:29 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:6 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:13 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:22 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 5:5 – Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:6 – O anjo me disse: “Estas palavras são dignas de confiança e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”.

Apocalipse 22:11 – Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”.

Apocalipse 22:20 – Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *