Estudo de Apocalipse 22:20 – Comentado e Explicado

Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus!
Apocalipse 22:20

Comentário de Albert Barnes

Ele que testifica estas coisas – O Senhor Jesus; pois foi ele que, através da instrumentalidade do anjo, prestou esse testemunho solene da verdade dessas coisas, e este livro deveria ser considerado como sua revelação à humanidade. Veja as notas em Apocalipse 1: 1 ; Apocalipse 22:16 . Aqui, ele fala de si mesmo e confirma a verdade e a realidade dessas coisas dizendo que “as testemunha” ou as testemunha. Compare João 18:37 . O fato de o próprio Jesus confirmar a verdade do que é revelado aqui, mostra a adequação do que João havia dito nos versículos anteriores sobre acrescentar ou tirar dela.

Disse: Certamente eu venho rapidamente – isto é, o desenvolvimento desses eventos começará em breve – embora sua consumação possa se estender a eras muito distantes ou à eternidade. Veja as notas em Apocalipse 1: 1 , Apocalipse 1: 3 ; Apocalipse 22: 7 , Apocalipse 22:10 .

Amém – Uma palavra de afirmação ou assentimento solene. Veja as notas em Mateus 6:13 . Aqui deve ser considerada como a expressão de João, significando seu assentimento solene e alegre ao que o Salvador havia dito, que ele viria rapidamente. É o enunciado de um forte desejo que pode ser assim. Ele ansiava por aparecer.

Mesmo assim – estas também são as palavras de João e são uma resposta ao que o Salvador acabara de dizer. No original, é uma resposta no mesmo idioma que o Salvador havia usado, e a beleza da passagem é marcada pela tradução “Mesmo assim”. O original é: “Aquele que testemunha essas coisas diz: Sim – ?a? nai- eu venho rapidamente. Amém. Sim – venha, Senhor Jesus. ” É a expressão do desejo na linguagem precisa que o Salvador havia usado – coração respondendo a coração.

Venha, Senhor Jesus – Isto é, como aqui pretendido, “Venha da maneira e pelos objetos mencionados neste livro”. A linguagem, no entanto, é expressiva do sentimento de piedade em um sentido mais extenso e pode ser usada para denotar um desejo de que o Senhor Jesus venha de toda e qualquer maneira; que ele viria a nos transmitir os sinais de sua presença; que ele viria para abençoar sua verdade e reviver seu trabalho nas igrejas; que ele viria para converter pecadores e edificar seu povo em santidade; que ele viria nos sustentar na aflição e nos defender na tentação; que ele passaria um período de idolatria, superstição e erro, e ampliaria o conhecimento de sua verdade no mundo; que ele viria estabelecer seu reino na terra e governar no coração das pessoas; que ele viria nos receber em sua presença e reunir seu povo redimido em seu reino eterno. Era apropriado que João idoso, sofrendo exílio em uma ilha solitária, orasse para que o Senhor Jesus viesse rapidamente levá-lo para si; e não poderia ter havido um fechamento mais adequado deste livro maravilhoso do que a expressão de tal desejo. E é apropriado para nós quando terminarmos sua contemplação, revelando muitas das glórias do mundo celestial e a bênção dos redimidos em seu estado final, quando pensamos na Terra, com suas tristezas, provações e preocupações, para responder à oração e dizer: “Venha, Senhor Jesus, venha rapidamente.” Para aquela gloriosa vinda do Filho de Deus, quando ele reunir seu povo redimido para si mesmo, todos os que lerem essas notas estarão finalmente preparados. Amém.

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 22:20 . Aquele que testifica estas coisas – Mesmo tudo o que está contido neste livro; diz – Pelo encorajamento da igreja em todas as suas aflições e pela advertência de todos os seus opositores e perseguidores; Certamente eu venho rapidamente – Julgar e punir todos os meus inimigos, e os inimigos de minha causa e povo; e estabelecer minha igreja em um estado de perfeita e eterna felicidade. O apóstolo expressa seu sincero desejo e esperança, respondendo Amém. Mesmo assim, venha, Senhor Jesus – Cumpra suas promessas em ordem: e finalmente coroe a fé, a paciência e a constância de seus servos com a vida eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

rapidamente. Grego. tachu, como versículos: Apocalipse 22: 7 , Apocalipse 22:12 . A sétima e última advertência solene do próprio Senhor, em Rev., de Sua vinda. É o único grande assunto de todo o livro, que é toda profecia. Amém. Ver Apocalipse 3:14 e 2 Coríntios 1:20 .

Mesmo assim. Os textos omitem; e vincule “Amém” à resposta de João, como Versão Revisada.

SENHOR. App-98. O uso da palavra “Senhor” mostra que o enunciado é de João. Nenhum de Seu povo, quando estava na Terra, era tão irreverente a ponto de se dirigir a Ele como “Jesus”,

Comentário de Adam Clarke

Certamente eu venho rapidamente – Isso pode ser realmente dito a todas as pessoas em todas as épocas; Jesus, o juiz, está na porta!

Mesmo assim, venha, Senhor Jesus – O desejo e o desejo da Igreja sofredora e de todos os seguidores de Deus, que anseiam pela vinda de seu reino.

Comentário de John Wesley

Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente venho rapidamente. Amém. Mesmo assim, venha, Senhor Jesus.

Aquele que testifica estas coisas – Mesmo tudo o que está contido neste livro.

Saith – Pelo encorajamento da igreja em todas as suas aflições.

Sim – Atendendo ao chamado do Espírito e da noiva.

Eu venho rapidamente – Destruir todos os seus inimigos e estabelecê-la em um estado de felicidade perfeita e eterna. O apóstolo expressa seu sincero desejo e esperança, respondendo Amém. Venha, Senhor Jesus!

Referências Cruzadas

Cânticos 8:14 – Venha depressa, meu amado, e seja como uma gazela, ou como um cervo novo saltando sobre os montes carregados de especiarias.

Isaías 25:9 – Naquele dia dirão: “Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou”.

João 21:25 – Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

2 Pedro 3:12 – esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Apocalipse 22:7 – “Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

Apocalipse 22:10 – Então me disse: “Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo.

Apocalipse 22:12 – “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

Apocalipse 22:18 – Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *