Estudo de 2 Pedro 3:12 – Comentado e Explicado

enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados!
2 Pedro 3:12

Comentário de Albert Barnes


Procurando – Sem saber quando isso pode ocorrer, a mente deve estar naquele estado que constitui “expectativa”; isto é, uma crença de que isso ocorrerá e uma condição mental em que não seríamos pegos de surpresa, caso isso aconteça a qualquer momento. Veja as notas em Tito 2:13 .

E apressando-se para a vinda – Margem, como no grego: “” apressando a vinda “.” A palavra grega traduzida como “apressando-se” ( spe?d? speudo significa insistir, apressar-se; e depois apressar-se depois de qualquer coisa, aguardar com desejo ansioso Este é evidentemente o sentido aqui – Wetstein e Robinson.O estado de espírito indicado pela palavra é que, quando estamos ansiosamente desejosos de que algo aconteça, e quando apressamos ou aceleramos, se pudéssemos. não temer a chegada daquele dia. Ele espera que seja o período de sua redenção e acolheria, a qualquer momento, o retorno de seu Senhor e Salvador. Enquanto ele estiver disposto a esperar o tempo que for necessário para Deus o advento de Seu Redentor, contudo, para Ele, a perspectiva mais brilhante no futuro é aquela hora em que ele virá para levá-lo para Si.

A vinda do dia de Deus – Chamada de “o dia de Deus”, porque Deus será então manifestado em seu poder e glória.

Comentário de E.W. Bullinger

Procurando . App-133. Veja Lucas 3:15 (esteja na expectativa).

acelerando até acelerando. Grego. speudo. Em outros lugares intransitivos. Lucas 19: 5 . Atos 22:18 ; & c. O homem não pode impedir nem promover o reino de Deus. Mas aqui o significado é “Procurando, sim, e sinceramente procurando, a vinda do dia de Deus” .

em que = por conta de (App-104. 2 Pedro 3: 2 ) que (plural)

estar pegando fogo . Veja Efésios 6:16 (ardente).

derreter . Grego. tekomai. Só aqui.

Comentário de John Calvin

12 Procurando e apressando-se ou aguardando apressando-se ; por isso procuro as palavras, embora sejam dois particípios; pois o que tínhamos antes separadamente, ele reúne agora em uma frase, isto é, que devemos esperar apressadamente. Agora, essa esperança contrária não possui uma elegância pequena, como o provérbio “Acelere devagar” ( festina lente ). Quando ele diz: “Esperando”, ele se refere à perseverança da esperança; e ele se apressa em oposição a topor; e ambos são muito adequados. Pois, como a quietude e a espera são as peculiaridades da esperança, devemos sempre prestar atenção para que a segurança da carne não se infiltre; devemos, portanto, arduamente trabalhar em boas obras e correr rapidamente na corrida de nosso chamado. (182) O que antes ele chamava de dia de Cristo (como é chamado em toda parte nas Escrituras), agora chama o dia de Deus, e que, com razão, pois Cristo restaurará o reino ao Pai, para que Deus seja tudo em todos. .

Comentário de Adam Clarke

Os céus pegando fogo – Veja em 2 Pedro 3:10 . (Nota). Era uma opinião antiga entre os pagãos que a terra deveria ser queimada com fogo; então Ovid, Met., lib. iv 256.

Esse quoque in fatis reminiscitur, adfore tempus,

Quo mare, quo tellus, corria regia coeli

Ardeat; et mundi moles operosa laboret.

“Lembrando no destino uma época em que o fogo

Se as ameias do céu aspirarem,

E todo o seu mundo ardente acima deveria queimar,

E todo o globo inferior em cinzas gira “.

Dryden.

Minucius Felix nos diz, xxxiv. 2, que era opinião comum dos estóicos que, com a umidade da terra consumida, o mundo inteiro pegaria fogo. Os epicuristas mantinham o mesmo sentimento; e, de fato, aparece em vários autores, o que prova que uma tradição desse tipo geralmente prevaleceu no mundo. Mas é notável que ninguém tenha imaginado que será destruído pela água. A tradição, fundada na declaração de Deus, era contra isso; portanto, não foi recebido.

Comentário de John Wesley

Procurando e se apressando para a vinda do dia de Deus, em que os céus em chamas serão dissolvidos, e os elementos derreterão com calor ardente?

Apressando-se – Como se fosse por seus sinceros desejos e orações fervorosas.

A vinda do dia de Deus – Muitas miríades de dias ele concede aos homens: um, o último, é o dia do próprio Deus.

Referências Cruzadas

Salmos 50:3 – Nosso Deus vem! Certamente não ficará calado! À sua frente vai um fogo devorador, e, ao seu redor, uma violenta tempestade.

Isaías 2:1 – Foi isto que Isaías, filho de Amoz, viu a respeito de Judá e de Jerusalém:

Isaías 34:4 – As estrelas dos céus serão todas dissolvidas, e os ceús se enrolarão como um pergaminho; todo o exército celeste cairá como folhas secas da videira e da figueira.

Isaías 64:1 – Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti!

Miquéias 1:4 – Debaixo dele os montes se derretem como cera diante do fogo, e os vales racham ao meio, como que rasgados pelas águas que descem velozes encosta abaixo.

1 Coríntios 1:7 – de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

2 Pedro 3:10 – O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Apocalipse 6:13 – e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *