Estudo de Jeremias 50:5 – Comentado e Explicado

pôr-se-ão em procura de Sião, e para lá voltarão seus rostos. Vinde! Unamo-nos ao Senhor por uma eterna aliança que não será jamais esquecida!
Jeremias 50:5

Comentário de Albert Barnes

Para lá – para o lado ; o escritor evidentemente estava em Jerusalém.

Comentário de Adam Clarke

Vamos nos unir ao Senhor em um pacto perpétuo – Todos os nossos convênios anteriores foram quebrados; vamos agora fazer um que dure para sempre. Ele será o Senhor, nosso Deus, e não adoraremos mais ídolos. Essa aliança eles mantiveram até os dias atuais; qualquer que seja seu estado moral e espiritual atual, eles não são idólatras, no sentido grosseiro do termo.

A descrição que aqui é dada do estado desse povo, de seus sentimentos e de sua conduta, exibe minuciosamente o estado de verdadeiros penitentes, que buscam fervorosamente a salvação de suas almas.

  1. Naqueles dias em que Jesus Cristo se manifesta na carne; e naquele tempo, quando através dele é pregada a remissão de pecados, e as pessoas que ouvem são picadas em sua consciência.
  • Os filhos de Israel e os filhos de Judá juntos. – Nenhuma distinção sendo sentida ou atendida; pois todos se sentem pecadores, que carecem da glória de Deus. Até distinções nacionais e diferenças religiosas, que unem os homens mais rapidamente e os mantêm por mais tempo, são absorvidos pela profunda e avassaladora preocupação que sentem por seus interesses eternos.
  • Indo e chorando eles devem ir. – A tristeza religiosa não exclui atividade e diligência. Enquanto eles choram por seus pecados, eles estão no caminho do dever, buscando o Senhor enquanto ele pode ser encontrado e chamando-o enquanto ele está perto.
  • Eles pedirão o caminho para Sião. – Penitentes reais são os mais curiosos de todos os mortais; mas suas perguntas são limitadas a um objeto, eles perguntam o caminho para Sião. O que devemos fazer para ser salvos? Como devemos evitar a perdição de homens ímpios, etc.
  • Com os rostos para o lado de fora – Eles se afastaram do pecado e se voltaram para Deus. Eles deixaram os caminhos do destruidor, e seus corações estão em direção a Deus, e a lembrança de seu nome. Assim, eles estão lucrando com a luz que os convenceu de pecado, justiça e julgamento.
  • Venha, e vamos nos juntar ao Senhor. – A religião é um princípio social e gera um sentimento social na alma. Ninguém que sente a própria dor e a praga do coração deseja aventurar-se sozinho no caminho para o céu. Ele sente que deseja conselho, apoio, conforto e a companhia daqueles que o vigiarão em amor. Como Davi, o verdadeiro penitente é companheiro de todos aqueles que temem ao Senhor. Esses sentimentos celestiais vêm de um e mesmo Espírito, e levam ao mesmo fim; daí eles dizem:
  • Vamos nos juntar ao Senhor em uma aliança perpétua. Dizem que estar indeciso deve ser decidido. Aqueles que não estão determinados a ir para o céu nunca o alcançarão. Se o coração não for posto sob obrigação, nada fará. “Espero ser sincero; confio que serei sincero com a salvação de minha alma; é muito apropriado que eu seja assim;” e assim por diante, mostram uma alma irresoluta. Tais pessoas estão sempre aprendendo e nunca são capazes de chegar ao conhecimento da verdade.
  • Portanto, vamos nos ligar. Nós brincamos demais por muito tempo; ficou indeciso por muito tempo; pararam muito tempo entre duas opiniões. Sabemos agora que Jeová é Deus; vamos, portanto, fazer uma aliança com ele. Que este pacto seja perpétuo: não o fazemos por um dia, por um tempo em particular, mas para sempre; e que nunca seja quebrado. Que a nossa parte seja mantida inviolável: nós somos e seremos o teu povo; e a parte de Deus nunca falhará, eu sou e serei seu Deus.

    A aliança requer um sacrifício. – Portanto, ???? berith significa ambos. Cristo crucificado é o sacrifício da grande aliança. Por ele Deus se une a nós, e através dele nos unimos a Deus.

    Comentário de John Calvin

    Ele se explica mais amplamente, que eles perguntariam a quem encontrassem o caminho , que seus rostos seriam voltados para Sion , que eles também se exortariam a buscar a Deus e a se unirem a ele por uma aliança perpétua. O Profeta inclui aqui todas as tribos, e diz que os judeus e os israelitas não apenas retornariam ao seu país para participar da produção daquela terra rica e frutífera, mas que também prestariam a Deus a adoração devida a ele. , e então que nada seria tão vexatório para eles, mas que eles seriam capazes de superar todas as dificuldades e todos os obstáculos.

    Ele diz primeiro que eles pediriam o caminho – uma prova de perseverança; que eles perguntariam o caminho para Sion , isto é, perguntariam como deveriam proceder para que pudessem vir a Sion. Por essas palavras, o Profeta, como acabei de dizer, denota sua constância e resolução incansável, como se ele tivesse dito, que embora viajassem por terras desconhecidas, sim, por muitos lugares desonestos, eles ainda não ficariam desanimados de maneira alguma. para não perguntar a quem encontraram até chegar a Sion. Isso é uma coisa. Depois, ele acrescenta ao mesmo objetivo: “Para os rostos deles”. De fato, sabemos que os planos são frequentemente alterados quando eventos adversos nos impedem; pois aquele que empreende uma expedição, quando vê seu curso muito difícil, volta novamente. Mas o Profeta declara aqui que não haveria mudança de mentalidade que levaria os judeus a abandonar seu propósito de retornar, porque seus rostos seriam voltados para Sion , ou seja, eles virariam os olhos para lá, para que nada pudesse transformá-los em outro lugar. Acrescenta-se, em terceiro lugar, uma exortação: Vinde; e eles se unirão a Jeová, seu Deus, por uma aliança perpétua. Aqui o Profeta primeiro mostra que os judeus seriam tão encorajados a acrescentar estimulantes uns aos outros; e, portanto, é dito: Vinde ; e, em segundo lugar, acrescenta, eles se apegarão (há aqui uma mudança de pessoa) a Jeová por uma aliança perpétua que não será esquecida pelo esquecimento (51)

    Ele repete novamente o que ele havia dito, que os exilados não voltariam ao seu país, para que ali se entregassem, mas ele menciona outro fim, mesmo que eles se unissem a Deus. Ele quer dizer, em resumo, que Deus faria por eles algo melhor e mais excelente do que atraí-los pelos prazeres terrenos.

    Mas devemos observar as palavras: elas se apegarão (como é literalmente ) a Jeová por uma aliança perpétua ; pois existe um contraste implícito entre a aliança que eles anularam e a nova aliança que Deus faria com eles, da qual Jeremias falou em Jeremias 31: 0 . A aliança de Deus era, de fato, sempre inviolável; pois Deus não prometeu ser o Deus de Abraão por um certo período de anos; mas a adoção, como Paulo testemunha, permanece fixa e nunca pode ser mudada. ( Romanos 11:29 .) Então, por parte de Deus, é eterno. Porém, quando os judeus se tornaram violadores de convênios, esse convênio é chamado, por essa razão, fraco e evanescente: e por essa razão o Profeta disse:

    “Nos últimos dias farei convênio com você, não como fiz com seus pais, porque eles quebraram, disse ele, esse convênio.” ( Jeremias 31:31 )

    Jeremias agora repete a mesma coisa, ainda que brevemente, que os judeus retornariam a favor de Deus, não apenas por um momento, mas que sua aliança poderia continuar e permanecer válida; e a maneira pela qual isso seria feito é expressa em Jeremias 21: 0 , mesmo porque Deus inscreveu sua lei em suas partes interiores e a gravou em seus corações. Pois não está no poder do homem continuar tão constante que a aliança de Deus nunca falhe; mas o que o Profeta omite aqui deve ser suprido da passagem anterior, que quando os judeus retornassem, a aliança de Deus se tornaria tão válida e fixa, que nunca falharia, mesmo porque seus corações seriam renovados, para que fossem fiéis. a Deus, e nunca mais se tornem apóstatas como seus pais.

    Ele então acrescenta: Essa aliança não será esquecida. Concluímos, portanto, que a perpetuidade de que ele fala foi fundada mais na mera benevolência de Deus do que na virtude do povo. Ele chama então o pacto que Deus nunca esqueceria, perpétuo, porque ele se lembraria de sua misericórdia para com o povo escolhido; e apesar de serem indignos de receber tal favor, ele continuaria perpetuamente sua misericórdia para com eles até a vinda de Cristo; pois a passagem mostra claramente que essa profecia não pode ser explicada de outra maneira que não o reino espiritual de Cristo. Os judeus realmente voltaram para seu próprio país, mas era apenas um pequeno número; e além disso, eles foram assediados por muitos problemas; Deus também visitou a terra deles com esterilidade, e eles foram diminuídos por várias matanças em guerras: como então os profetas exaltaram, em termos tão elevados, o favor de Deus, que ainda não apareceu entre o povo? mesmo porque eles incluíram o reino de Cristo; pois sempre que falavam do retorno do povo, ascendiam, como dissemos, à principal libertação. Ainda não sigo nossos intérpretes, que explicam essas profecias a respeito do reino espiritual de Cristo alegoricamente; pois simplesmente, ou como eles dizem, literalmente, essas palavras devem ser tomadas – que Deus nunca esquecerá sua aliança, de modo a reter os judeus na posse da terra. Mas isso teria sido uma coisa muito pequena, se Cristo não tivesse surgido, em quem se funda a real perpetuidade da aliança, porque a aliança de Deus não pode ser separada de um estado de felicidade; porque bem-aventurado é o povo, como diz o salmista, a quem Deus se mostra como o seu Deus. ( Salmos 144: 15. ) Agora, então, como os judeus eram tão infelizes, segue-se que a aliança de Deus não apareceu abertamente ou não era visível; devemos, portanto, necessariamente vir a Cristo, como já vimos em outros lugares, que isso era comumente feito pelos Profetas. O Profeta agora entra em um novo argumento:

    A Sião perguntarão o caminho: Aqui os seus rostos; Virão e se unirão a Jeová, por um pacto eterno, que não será esquecido.

    “Aqui” e não “lá”, pois o Profeta estava em Jerusalém; e assim a partícula significa, e é assim dada em setembro e Vulg. A última cláusula requer “qual” em nossa tradução, embora não em galês, pois, como o hebraico, ele pode prescindir disso (lang. Cy) nad anghofir literalmente o hebraico. O que é predito aqui foi literalmente realizado, conforme registrado por Neemias ( Neemias 9:38 ; Neemias 10:29 .) – Ed .

    Comentário de E.W. Bullinger

    para lá. Hebraico = para cá. Jeremias, portanto, não estava na Babilônia, mas no Egito.

    perpétuo. Outra evidência de que essa profecia se refere à futura aliança. Compare Jeremias 3:18 , Jeremias 4: 2 ; Jeremias 11: 1-6 ; Jeremias 31:31 .

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *