Estudo de Romanos 2:9 – Comentado e Explicado

Tribulação e angústia sobrevirão a todo aquele que pratica o mal, primeiro ao judeu e depois ao grego;
Romanos 2:9

Comentário de Albert Barnes

Tribulação – Essa palavra geralmente denota aflição, ou a situação de ser pressionada por um fardo, como provações, calamidades, etc .; e, portanto, ser pressionado pelo castigo ou pela dor infligida pelos pecados. Aplicada a punições futuras, denota a pressão das calamidades que virão sobre a alma como a justa recompensa do pecado.

E angústia – ste??????a stenochoriaEste substantivo é usado em apenas três outros lugares no Novo Testamento; Romanos 8:35 ; 2 Coríntios 6: 4 ; 2 Coríntios 12:10 . O verbo é usado em 2 Coríntios 4: 8 ; 2 Coríntios 6:12 . Significa literalmente estreitamento de lugar, falta de espaço e, em seguida, a ansiedade e angústia de espírito que um homem experimenta, que é pressionado de todos os lados por aflições, provações e desejos, ou por punições, e que não sabe onde pode vire-se para encontrar alívio. (Schleusner.) É, portanto, expressivo do castigo dos ímpios. Isso significa que eles devem ser comprimidos com as manifestações do descontentamento de Deus, de modo a estarem profundamente angustiados e a não saber onde encontrar alívio. Essas palavras aflição e angústia são freqüentemente conectadas; Romanos 8:35 .

Sobre toda alma do homem – Sobre todas as pessoas. Em hebraico, a palavra “alma” geralmente denota o próprio homem. Mas ainda assim, os apóstolos, pelo uso dessa palavra aqui, talvez quisessem significar que o castigo não deveria ser corporal, mas afligir a alma. Deve ser um castigo espiritual, um castigo da mente. (Ambrose. Veja Tholuck.)

Do judeu primeiro – Tendo declarado o princípio geral da administração divina, ele agora vem fazer a aplicação. Para o princípio, não poderia haver objeção. E o apóstolo agora mostra que isso era aplicável tanto aos judeus quanto aos gregos, e aos judeus preeminentemente. Foi aplicável primeiro, ou em um grau eminente, ao judeu, porque,

(1) Ele foi especialmente favorecido com luz e conhecimento sobre todos esses assuntos.

(2) esses princípios foram totalmente declarados em sua própria lei e estavam em estrita conformidade com todo o ensino dos profetas; veja a nota em Romanos 2: 6 ; também Salmo 7:11 ; Salmo 9:17 ; Salmo 139: 19 ; Provérbios 14:32 .

Dos gentios – Ou seja, de todos os que não eram judeus. Em que princípios Deus infligirá castigo a eles, ele declara em Romanos 2: 12-16 . É claro que isso se refere à punição futura dos ímpios, pois,

(1) Contrasta com a vida eterna daqueles que buscam a glória Romanos 2: 7 . Se essa descrição do efeito do pecado se refere a esta vida, os efeitos mencionados em relação aos justos também se referem a esta vida. Mas em nenhum lugar das Escrituras se diz que as pessoas experimentam todas as bênçãos da vida eterna neste mundo; e a própria suposição é absurda.

(2) não é verdade que haja uma retribuição justa e completa a todo homem, de acordo com seus atos, nesta vida. Many of the wicked are prospered in life, and “there are no bands in their death, but their strength is firm;” Psalm 73:4 . Many of the righteous pine in poverty and want and affliction, and die in the flames of persecution. Nothing is more clear than there is not in this life a full and equitable distribution of rewards and punishments; and as the proposition, of the apostle here is, that God will render to every man according to his deeds Romans 2:6 , it follows that this must be accomplished in another world.

(3) the Scriptures uniformly affirm, that for the very things specified here, God will consign people to eternal death; 2 Thessalonians 1:8 , “In flaming fire, taking vengeance on them that know not God, and that obey not the gospel of our Lord Jesus Christ, who shall be punished with everlasting destruction,” etc.; 1 Peter 4:17 . We may remark also, that there could be no more alarming description of future suffering than is specified in this passage. It is indignation; it is wrath; it is tribulation; it is anguish which the sinner is to endure forever. Truly people exposed to this awful doom should be alarmed, and should give diligence to escape from the woe which is to come.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

Tribulação . Grego. reticências. Veja Atos 7:10 .

angústia . Grego. estenocoria. Aqui, Romanos 8:35 . 2 Coríntios 6: 4 ; 2 Coríntios 12:10 .

alma . Grego. psuche. App-110.

faz = trabalha. Grego. katergazomai. Veja Romanos 1:27 .

mal = o mal. Grego. kakos. App-128.

Judeu. . . Gentio . Compare Romanos 1:16 .

também . Omitir.

Gentio = grego.

Comentário de John Calvin

9. Para o judeu primeiro, etc. Ele simplesmente coloca, não tenho dúvida, o judeu em oposição aos gentios; para aqueles a quem ele chama de gregos, ele chamará atualmente de gentios. Mas os judeus têm precedência neste caso, pois tinham, de preferência a outros, tanto as promessas quanto as ameaças da lei; como se ele tivesse dito: “Esta é a regra universal do julgamento divino; começará com os judeus e incluirá o mundo inteiro. ”

Comentário de Adam Clarke

Tribulação e angústia – A miséria de todas as descrições, sem a possibilidade de escapar, infligirá esse justo juiz a todo pecador impenitente. O judeu primeiro, por possuir maiores privilégios e por abusar de mais misericórdias; e também sobre os gentios, que, embora ele não tivesse as mesmas vantagens, tinham o que Deus viu ser suficiente para seu estado; e, tendo pecado contra eles, terá castigo proporcional ao seu demérito.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 2: 9-10 . Sobre toda alma, etc. – Vemos por esses dois versículos e cap. Romanos 1:16 com que cuidado Paulo estabelece, que agora não havia no evangelho outra distinção nacional entre judeus e gentios, mas apenas uma prioridade na oferta do evangelho; que pode nos satisfazer ainda mais, que a distinção que São Paulo insiste tanto aqui e durante toda a primeira parte desta epístola é nacional; a comparação sendo entre os judeus, como nacionalmente o povo de Deus, e os gentios, como não o povo de Deus antes do Messias; e que, sob o Messias, os professores do cristianismo, constituídos principalmente por gentios convertidos, eram o povo de Deus, possuído e reconhecido como tal por ele – os judeus incrédulos sendo rejeitados e os gentios incrédulos não recebidos; mas que, no entanto, pessoalmente, tanto judeus como gentios, cada pessoa será punida por seus pecados particulares; como aparece nos próximos dois versículos.

Comentário de John Wesley

Tribulação e angústia, sobre toda alma do homem que pratica o mal, primeiro dos judeus e também dos gentios;

Dos judeus primeiro – Aqui temos a primeira menção expressa dos judeus neste capítulo. E é introduzido com grande propriedade. O fato de terem sido treinados na religião verdadeira, e depois que Cristo e seus apóstolos foram enviados a eles, os colocará na primeira posição dos criminosos que não obedecem à verdade.

Referências Cruzadas

Provérbios 1:27 – quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.

Ezequiel 18:4 – Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá.

Amós 3:2 – “Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as suas maldades”.

Mateus 11:20 – Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

Mateus 16:26 – Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?

Lucas 2:30 – Pois os meus olhos já viram a tua salvação,

Lucas 12:47 – “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 13:26 – “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Atos dos Apóstolos 28:17 – Três dias depois, ele convocou os líderes dos judeus. Quando estes se reuniram, Paulo lhes disse: “Meus irmãos, embora eu não tenha feito nada contra o nosso povo nem contra os costumes dos nossos antepassados, fui preso em Jerusalém e entregue aos romanos.

Atos dos Apóstolos 28:28 – “Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão! “

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 2:10 – mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego.

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:9 – Destina-se esta felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça.

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

Gálatas 2:15 – “Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’,

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

2 Tessalonicenses 1:6 – É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *