Estudo de João 13:35 – Comentado e Explicado

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
João 13:35

Comentário de E.W. Bullinger

Por = Entrada. Grego. en. App-104.

amor Ágape grego . App-135.

um para o outro = entre (grego. en) . Compare o único outro lugar nos evangelhos em que ocorrem todos os alelos ( Marcos 9:50 ).

Comentário de John Calvin

35. Com isso todos os homens saberão. Cristo confirma novamente o que ele havia dito anteriormente, que aqueles que se amam mutuamente não foram em vão ensinados em sua escola; como se ele dissesse: Você não apenas saberá que são meus discípulos, mas sua profissão também será reconhecida por outros como sinceros. ” Visto que Cristo estabelece essa marca para distinguir entre seus discípulos e estrangeiros, aqueles que deixam de lado o amor fraterno e adotam modos de adoração novos e inventados, trabalham em vão; e esse tipo de loucura prevalece hoje em papai. Tampouco é supérfluo que Cristo se detenha tão amplamente nesse assunto. Não existe maior concordância entre o amor a nós mesmos e o amor ao próximo, do que entre o fogo e a água. O amor próprio mantém todos os nossos sentidos atados de tal maneira que o amor fraterno é totalmente banido; e, no entanto, pensamos que cumprimos totalmente nosso dever, porque Satanás tem muitas tentativas para nos enganar, para que não percebamos nossas falhas. (59) Quem, então, deseja ser verdadeiramente um discípulo de Cristo e ser reconhecido por Deus, deve formar e dirigir toda a sua vida para amar os irmãos, e perseguir esse objetivo com diligência.

Comentário de Adam Clarke

Com isso todos saberão, etc. – A partir de agora, esse amor mútuo e desinteressado se tornará a marca essencial e distintiva de todos os meus discípulos. Quando eles se amam de coração puro, fervorosamente até a morte, então parecerá plenamente que eles são discípulos daquela pessoa que deu sua vida por suas ovelhas e que se tornaram, morrendo, um resgate para todos.

Os discípulos de diferentes mestres eram conhecidos por seus hábitos, ou algum credo ou rito em particular, ou ponto de austeridade que eles haviam adotado; mas os discípulos de Cristo eram conhecidos por esse amor que eles tinham um ao outro. Os cristãos primitivos eram particularmente conhecidos por isso entre os gentios. Tertuliano, em seu pedido de desculpas, nos dá suas próprias palavras: Vide, inquiunt, ut se diligunt; e pro alterutro mori parati sunt . “Veja, disseram eles, como eles se amam e estão prontos para dar a vida um pelo outro”.

Comentário de Thomas Coke

João 13:35 . Por meio disso, todos os homens saberão que vocês são meus discípulos: “Ao amarem-se sinceramente e fervorosamente, vocês se provarão meus discípulos, para a convicção da humanidade, que não podem sentir que o amor é uma característica distintiva em meu caráter. aceitável, o sinal mais ornamental da sua relação comigo; e eu o recomendo como o emblema mais nobre da sua profissão. ” É sabido que os fundadores de novas sociedades sempre designam algum ornamento, sinal ou modo de vida peculiar, pelo qual seus seguidores podem ser conhecidos de outros. Nosso Senhor parece aludir aqui a esse costume: “Deixe o amor ser o distintivo distintivo da sua profissão”. E foram tão celebrados os cristãos primitivos por essa graça, que o escritor inspirado dos Atos nos informa, cap. João 4:32 . Eles eram todos de um coração e uma mente. E os antigos apologistas do cristianismo nos informam que a perseguição aos mortos não ajuda a gritar em êxtase, ao observar a prevalência dessa graça entre eles: “Veja como esses cristãos se amam!”

Referências Cruzadas

Gênesis 13:7 – Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Atos dos Apóstolos 4:32 – Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

Atos dos Apóstolos 5:12 – Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.

1 João 2:5 – Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

1 João 2:10 – Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

1 João 3:10 – Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *