Estudo de João 17:9 – Comentado e Explicado

Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
João 17:9

Comentário de Albert Barnes

Eu oro por eles – Em vista de seus perigos e provações, ele buscou a proteção e a bênção de Deus sobre eles. Sua oração sempre foi respondida.

Não para o mundo – O termo mundo aqui, como em outros lugares, refere-se a homens perversos, rebeldes e cruéis. O significado dessa expressão aqui parece ser o seguinte: Jesus está orando por seus discípulos. Como razão pela qual Deus deveria abençoá-los, ele diz que eles não eram do mundo; que eles foram tirados do mundo; que eles pertenciam a Deus. A petição não foi oferecida a homens perversos, perversos e rebeldes, mas a quem era amigo de Deus e estava disposto a receber seus favores. Esta passagem, então, não resolve nada sobre a questão de se Cristo orou pelos pecadores. Ele então orou por seus discípulos, que não eram aqueles que o odiavam e desconsideravam seus favores. Depois, ele estendeu a oração a todos os que deveriam se tornar cristãos, João 17:20 . Quando na cruz, ele orou por seus crucificadores e assassinos, Lucas 23:34 .

Pois eles são teus – Isto é sugerido como uma razão pela qual Deus deve protegê-los e guiá-los. Sua honra estava preocupada em mantê-los; e sempre podemos “encher a boca” de tais “argumentos” quando formos diante de Deus e suplicar que sua honra seja promovida nos impedindo do mal e nos concedendo toda a graça necessária.

Sou glorificado neles – sou honrado por suas pregações e vidas. O sentido desta passagem é: “Aqueles que são meus discípulos são teus. Aquilo que promove a minha honra também promoverá a tua. Oro, portanto, para que tenham graça necessária para honrar meu evangelho e proclamá-lo entre os homens. ”

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

rezar = perguntar. Grego. erotao. App-134. O Senhor usa essa palavra oito vezes nesses capítulos: João 14:16 ; João 16: 5 , João 16:23 , João 16:26 ; João 17: 9 , João 17: 9 , João 17:15 , João 17:20 . A palavra aiteo, usada de um inferior dirigindo-se a um superior, ocorre João 14:13 , João 14:14 ; João 15: 7 ; João 15:16 ; João 16:23 , João 16:24 , João 16:24 , João 16:26 . Compare Marcos 15:43 (crave), Lucas 23:52 (implorar).

para = relativo. Grego. peri. App-104. não. Grego. ou. App-105.

Comentário de John Calvin

9. Eu oro por eles . Até agora, Cristo apresentou o que poderia obter para os discípulos favorecerem com o Pai. Ele agora forma a própria oração, na qual mostra que não pede nada além do que é agradável à vontade do Pai, porque pede ao Pai em favor daqueles que somente o Pai ama de bom grado. Ele declara abertamente que não ora pelo mundo, porque ele não tem solicitude, mas sobre o seu próprio rebanho, que ele recebeu das mãos do Pai. Mas isso pode ser considerado absurdo; pois nenhuma regra melhor de oração pode ser encontrada do que seguir a Cristo como nosso guia e professor. Agora, somos ordenados a orar por todos ( Tito 2: 8 ) e o próprio Cristo depois orou indiscriminadamente por todos,

Pai, perdoe-os; pois eles não sabem o que fazem,
( Lucas 23:34 .)

Eu respondo, as orações que oferecemos a todos ainda estão limitadas aos eleitos de Deus. Devemos orar para que este homem, e esse homem, e todo homem, sejam salvos e, assim, incluam toda a raça humana, porque ainda não podemos distinguir os eleitos dos réprobos; e ainda assim, enquanto desejamos a vinda do reino de Deus, também oramos para que Deus destrua seus inimigos.

Existe apenas essa diferença entre os dois casos: rezarmos pela salvação de todos que sabemos ter sido criados à imagem de Deus e que tenham a mesma natureza conosco; e deixamos ao julgamento de Deus aqueles que ele sabe serem réprobos. Mas na oração aqui relatada havia uma razão especial, que não deveria ser produzida como exemplo; pois agora Cristo não ora pelo mero impulso da fé e do amor para com os homens, mas, entrando no santuário celestial, coloca diante de seus olhos os julgamentos secretos do Pai, que estão ocultos de nós, desde que passemos por nós. fé.

Além disso, aprendemos com essas palavras que Deus escolhe do mundo aqueles que ele considera adequados para serem herdeiros da vida, e que essa distinção não é feita de acordo com o mérito dos homens, mas depende de seu mero prazer. . Para aqueles que pensam que a causa da eleição está nos homens, deve começar com fé. Agora, Cristo declara expressamente que aqueles que lhe são dados pertencem ao Pai; e é certo que eles são dados para crer, e que a fé flui desse ato de doação . Se a origem da fé é esse ato de doar, e se a eleição vem antes dele em ordem e tempo, o que resta senão que reconhecemos que aqueles a quem Deus deseja que sejam salvos do mundo são eleitos pela graça gratuita? Agora, como Cristo ora apenas pelos eleitos, é necessário que acreditemos na doutrina da eleição, se desejamos que ele implore ao Pai por nossa salvação. Um ferimento grave, portanto, é infligido aos crentes por aquelas pessoas que se esforçam para apagar o conhecimento da eleição do coração dos crentes, porque os privam da suplicação e intercessão do Filho de Deus. (116) Essas palavras servem também para expor a estupidez daqueles que, sob o pretexto de eleição, se entregam à indolência, ao passo que deveria antes nos despertar para seriedade na oração, como Cristo nos ensina por seu exemplo.

Comentário de Adam Clarke

Não oro pelo mundo – ainda não cheguei a essa parte da minha intercessão: ver João 17:20 . Agora estou totalmente empregado para meus discípulos, para que sejam adequadamente qualificados para pregar minha salvação até os confins da terra. Aqui Jesus imita o sumo sacerdote, cuja segunda parte em cuja oração, no dia da expiação, era pelos sacerdotes, filhos de Arão: ver João 17: 1 ; (Nota). Essas palavras também podem ser entendidas como aplicáveis ??aos judeus rebeldes. A ira de Deus estava prestes a cair sobre eles, e Cristo ora para que seus seguidores sejam protegidos do mal, João 17:15 . Mas ele não ora pelo mundo, pelos judeus rebeldes, porque o cálice de sua iniqüidade estava cheio, e seu julgamento não dormia.

Comentário de Thomas Coke

João 17: 9-10 . Eu oro por eles, etc. – As pessoas aqui oradas não são homens regenerados em geral, em oposição aos não regenerados, que são freqüentemente chamados de mundo, mas aqueles homens bons em particular que foram dados a Jesus pelo Pai para serem seus apóstolos e que, por esse ofício, se distinguiam do resto de seus discípulos. Isso aparece em João 17:12, onde ele diz que havia mantido todas as pessoas pelas quais orava, na fé e na prática de sua verdadeira religião, exceto o filho da perdição; e de João 17:18, onde ele diz, ele os havia comissionado a sair ao mundo, com o mesmo propósito que o Pai o havia enviado ao mundo; e de João 17:20, onde ele distingue expressamente as pessoas pelas quais estava orando de todos os outros crentes. A razão apontada para tornar os apóstolos objeto imediato de suas orações especiais neste momento é notável: – porque são suas; “Emprego os últimos momentos da minha vida em orar particularmente pelos meus apóstolos, porque eles são mais especialmente teus servos, destinados àquela obra que é o grande objeto de minha atenção; a instrução e salvação do mundo. servos são teus servos, ( João 17:10 .) ou seja, quem me assiste no meu trabalho, te serve em teus grandes desígnios de amor e misericórdia para com os homens. Pela mesma razão, teus servos são meus servos; todo aquele que realmente serve você deve juntar-se a mim e me ajudar no meu trabalho; e pelo zelo, fidelidade e sucesso de meus servos na conversão do mundo, estou muito honrado “. As palavras do versículo 10 são expressões muito altas e fortes, grandes demais para qualquer criatura usar, como implicando que não apenas servos e ministros, mas todas as coisas – ta pa?ta são propriedade comum do Pai e do Filho; e este é o fundamento original dessa propriedade peculiar, que tanto o Pai como o Filho têm nas pessoas que foram dadas a Cristo, o Mediador; de acordo com o que é dito no final do versículo, dele, eu sou glorificado neles, ou seja, por cederem aos desenhos do Pai e, em um coração honesto e bom, ouvir a palavra e mantê-la e acreditando cordialmente no verdadeiro Messias, o Deus-homem. Veja João 6:37 e as passagens paralelas.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = sistema mundial. João 17:14 ; João 17:16 ; João 7: 7 . (Veja Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Eu oro por eles; não oro pelo mundo, mas por aqueles que me deste; porque eles são teus.

Eu oro não pelo mundo – Não nestas petições, que são adaptadas apenas ao estado dos crentes. (Ele ora pelo mundo em João 17: 21,23 , para que eles acreditem – para que saibam que Deus o enviou.) Isso não prova mais que nosso Senhor não orou pelo mundo, antes e depois, do que o seu. orando somente pelos apóstolos, João 17: 6-19 , prova que ele não orou por eles também, os quais crerão na palavra deles, João 17:20 .

Referências Cruzadas

Lucas 8:34 – Vendo o que acontecera, os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos, na cidade e nos campos,

Lucas 22:32 – Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 16:26 – Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *