Estudo de Jeremias 14:7 – Comentado e Explicado

Ó Senhor, se nos acusam nossas iniqüidades, agi de acordo com a honra de vosso nome. São, na verdade, numerosas nossas infidelidades; pecamos contra vós.
Jeremias 14:7

Comentário de Albert Barnes

Faça isso – Antes, “negocie, aja por causa do Teu Nome, ou seja, não de acordo com a medida estrita do certo e do errado, mas como um Deus misericordioso e gracioso.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 14: 7 . Faça isso por causa do seu nome Aja com respeito ao seu próprio nome. Ou seja, não lide conosco de acordo com o nosso mérito, mas para não dar ocasião a estranhos falarem mal do teu nome, questionarem seu poder, sabedoria ou bondade. Então, Deus diz, Ezequiel 22:31 que, em meio às várias provocações que havia recebido, ele ainda agia de maneira uniforme nesse princípio.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 14: 7 . Ó Senhor, etc. – O profeta, tendo descrito sua miséria tanto em sua causa quanto na seca e nos efeitos produzidos, aplica-se aqui a Deus, que sozinho poderia removê-la, confessando que seus muitos e grandes pecados e desvios mereciam ser severamente severos. flagelado. Embora nossas iniqüidades testemunhem contra nós – Que és justo no que fizeste, e torna evidente que merecemos os julgamentos mais terríveis que a tua ira pode infligir; todavia faça – Faça o que precisamos; dá-nos chuva, embora não por nossa causa, não merecemos essa gentileza de ti, mas por causa do teu nome; por causa da tua palavra e promessa, pela qual te empenhas em ouvir as orações do teu povo na sua aflição, Salmos 50:15 , e por tua honra e glória.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, embora nossas iniqüidades testemunhem contra nós – Reconhecemos profundamente que pecamos e merecemos nada além da morte. No entanto, aja por causa do seu nome – trabalhe em nosso favor, para que não pereçamos.

Comentário de John Calvin

O Profeta, sem dúvida, pretendia aqui exortar os judeus, por seu próprio exemplo, a pedir perdão; nem ele assume o caráter dos outros, como se estivesse livre da culpa; pois ele não era mais justo que Daniel, que, como achamos, testemunhou que ele confessava diante de Deus, não apenas os pecados do povo, mas também seus próprios pecados. ( Daniel 9: 4 ) E Jeremias, embora não fosse um dos desprezadores de Deus, nem dos profanos, que provocaram a ira de Deus, ainda era um dos povos; e aqui ele se conecta com eles; e ele fez isso com sinceridade e não com dissimulação. Mas ele pode ter orado silenciosamente em casa; por que então ele tornou pública sua oração? Qual era o propósito dele em enviá-lo para escrever? Foi para que ele despertasse o povo, como eu já disse, por seu exemplo, para que pudessem fugir como suplicantes à misericórdia de Deus e buscar perdão por seus pecados. Esse era então o objetivo do Profeta. Assim, vemos que a profecia referente à escassez e à fome foi anunciada, para que o povo, por meio do arrependimento, escape da ira de Deus; pois sabemos que, quando Deus mesmo pegou sua espada, ele pode ser pacificado, pois é de natureza misericordiosa; além disso, o objetivo de todas essas previsões é que os homens, conscientes de seus pecados, possam escapar pela fé e arrependimento. a destruição que os espera. Agora entendemos o desígnio do Profeta nesta passagem.

Ele diz primeiro: Embora nossas iniqüidades testemunhem, etc. O verbo one? , um, significa propriamente responder; mas significa também testemunhar, como neste lugar. Ó Jeová, (109) ele diz, agora não há razão para contender contigo, expor ou perguntar por que nos negas tão severamente conosco; que todas essas desculpas sejam rejeitadas, pois nossos pecados testificam contra nós; isto é, “se não houvesse anjos nem homens para nos acusar, nossa própria consciência é suficiente para nos condenar”. Mas quando nossas iniqüidades testificam contra nós? Mesmo quando sabemos que somos expostos ao julgamento de Deus e somos culpados por ele. Quanto aos réprobos, suas iniqüidades clamam ao céu, como é dito em Sodoma. ( Gênesis 18:20 ) Mas o Profeta parece aqui expressar algo mais: que os judeus não podiam fazer evasões, mas deveriam confessar que eram dignos da morte.

Pois ele diz: Por amor do teu nome, trate conosco. Vemos que o Profeta primeiro condena a si mesmo e a todo o povo; como se ele tivesse dito: “Se tu, Senhor, nos convocar para defender nossa própria causa, não podemos esperar nada melhor do que ser condenado por nossas próprias bocas, pois nossas iniqüidades são suficientes para nos condenar. O que resta então para nós? O Profeta assume como garantido que havia apenas um remédio: que Deus salvaria seu povo por causa de seu próprio nome; como se ele tivesse dito: “Em nós mesmos, encontramos apenas razões para condenar; busque então em si mesmo uma razão para nos perdoar: enquanto você nos considerar, deve necessariamente nos odiar e ser, assim, um juiz rígido; então, pare de procurar qualquer coisa em nós ou nos ligue para uma conta, mas busque de si mesmo uma razão para nos poupar. ” Ele então acrescenta: Pois multiplicamos nossas deserções, e contra ti fizemos perversamente. (110) Por estas palavras, o Profeta mostra que ele não formalmente, como hipócritas, confessou pecados, mas realmente reconheceu que os judeus teriam sido encontrados em vários como culpados Deus os havia tratado de acordo com a justiça.

Como agora percebemos a importância das palavras, aprendamos com esta passagem que não há outra maneira de nos reconciliarmos com Deus, além de fazê-lo ser propício a nós pelo seu nome. E por essa verdade é refutado tudo o que foi inventado pelos papistas, não menos tolamente que imprudentemente, respeitando suas próprias satisfações. Eles realmente sabem que precisam da misericórdia de Deus; pois ninguém está tão cego sob o papado, que não sente as apreensões secretas de sua própria consciência; assim, os santos, que reivindicam a perfeição angélica, ainda são autoconfiantes e, por necessidade, pedem perdão; mas nesse meio tempo eles confiam em Deus suas satisfações e obras de supererrogação, pelas quais compensam seus pecados, e assim se libertam das mãos de Deus. Agora, esta é uma passagem notável para refutar um delírio diabólico, pois o Profeta apresenta o nome de Deus; como se ele tivesse dito: “Esta é a única maneira pela qual podemos voltar ao favor de Deus e obter reconciliação com ele, mesmo fazendo com que ele lide conosco por causa do seu nome, para que ele possa procurar a causa de sua misericórdia. ele mesmo, pois em nós ele não pode encontrar nenhum. ” Se Jeremias disse isso de si mesmo, e não de forma fingida, que loucura é para nós arrogarmos tanto para nós mesmos, como trazer algo diante de Deus pelo qual ele possa ser induzido a mostrar misericórdia? Vamos então saber que Deus perdoa nossos pecados, não por consideração a qualquer compensação, mas apenas por uma razão suficiente dentro de si, para que ele glorifique seu próprio nome. Agora segue uma explicação mais clara e uma confirmação deste versículo.

Em verdade, nossas perversidades, eles responderam contra nós.

A palavra ??? significa maldade perversa ou obstinada. Há uma alusão em responder a um julgamento. “Eles se posicionaram contra nós”, é a Septuaginta. Veja Jó 15: 6 . – Ed.

Jeová! trata -nos por causa do teu nome; porque muitas foram as nossas deserções,
Contra ti pecamos.

O siríaco representa adequadamente a primeira linha,

Ó Senhor, poupe-nos por causa do seu nome.

Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

testemunhar: ou, responder. Figura do discurso Prosopopéia.

pecou. Hebraico. chata.

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, embora nossas iniqüidades testemunhem contra nós, faça-o por amor do seu nome; porque são muitas as nossas apostasias; nós pecamos contra ti.

Testifique – Que você é justo no que fez.

Faça isso – Faça o que precisamos; dá-nos chuva, embora não por nossa causa, não merecemos essa gentileza de ti, mas por causa de teus nomes: tua promessa, ou por tua honra e glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *