Estudo de 1 Coríntios 1:10 – Comentado e Explicado

Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento.
1 Coríntios 1:10

Comentário de Albert Barnes

Agora, peço a vocês, irmãos. Neste versículo, o apóstolo entra na discussão a respeito das irregularidades e desordens na igreja de Corinto, sobre as quais ele ouviu incidentalmente; ver 1 Coríntios 1:11 . A primeira das quais ele aprendeu, aliás, foi a que pertencia às divisões e disputas que surgiram na igreja. A consideração deste assunto o ocupa em 1 Coríntios 1:17 ; e como essas divisões foram causadas pela influência da osi phi, e pela ambição de distinção, e pela exibição de eloquência popular entre os professores de Corinto, esse fato lhe dá oportunidade de discutir esse assunto em detalhes 1 Coríntios 1: 17-31 ; em que ele mostra que o evangelho não dependia para o seu sucesso dos raciocínios da filosofia ou das persuasões da eloqüência. Esta parte do assunto ele começa com a linguagem da súplica. “Peço-lhes, irmãos” – a linguagem da exortação afetuosa, e não do comando severo. Dirigindo-se a eles como seus irmãos, como membros da mesma família, ele os convoca a tomar todas as medidas adequadas para evitar os males do cisma e da contenda.

Pelo nome – Pela autoridade do seu nome; ou por reverência por ele como o Senhor comum de todos.

De nosso Senhor Jesus Cristo – As razões pelas quais Paulo apela para seu nome e autoridade aqui podem ser as seguintes:

(1) Cristo deve ser considerado como o chefe supremo e líder de toda a sua igreja. Era impróprio, portanto, que a igreja fosse dividida em porções, e suas diferentes partes alistadas sob diferentes faixas.

(2) “toda a família no céu e na terra deve ser nomeada” em homenagem a Efésios 3:15 , e não deve ser nomeada após professores inferiores e subordinados. A referência ao “venerável e cativante nome de Cristo aqui, se opõe de maneira bela e apropriada aos vários nomes humanos sob os quais eles estavam tão prontos para se alistarem” – Doddridge. “Quase não há uma palavra ou expressão que ele (Paulo) faça uso, mas com relação e tendência ao seu principal objetivo atual; como aqui, pretendendo abolir os nomes dos líderes pelos quais se distinguiram, ele os suplica pelo nome de Cristo, uma forma que não me lembro de que ele use em outros lugares ”- Locke.

(3) a coisa principal e principal que Cristo havia ordenado à sua igreja era a união e o amor mútuo João 13:34 ; João 15:17 , e por isso ele orou sinceramente em sua oração memorável; João 17: 21-23 . Era bom para Paulo apelar para o nome de Cristo – o único Cabeça e Senhor de sua igreja e amigo da união, e assim repreender as divisões e disputas que surgiram em Corinto.

Que todos vocês falem a mesma coisa – “Que mantenham a mesma doutrina” – Locke. Essa exortação evidentemente se refere à sua posse e expressão dos mesmos sentimentos religiosos, e é projetada para repreender aquele tipo de disputa e conflito que é evidenciado onde diferentes opiniões são mantidas e expressas. “Falar a mesma coisa” se opõe a falar coisas diferentes e conflitantes; ou controvérsia, e embora não seja de esperar uma perfeita uniformidade de opinião entre as pessoas sobre o assunto da religião, mais do que sobre outros assuntos, ainda assim, nas grandes e fundamentais doutrinas do cristianismo, os cristãos podem concordar; em todos os pontos em que diferem, podem demonstrar um bom espírito; e em todos os assuntos, eles podem expressar seus sentimentos na linguagem da Bíblia e, assim, “falam a mesma coisa”.

E que não haja divisões entre vocês – grego, s??sµata schismata, “cismas”. Nenhuma divisão em partes e seitas rivais. A igreja deveria ser considerada como uma pessoa e indivisível, e não para ser alugada em diferentes facções, e estava sob a bandeira de diferentes líderes; compare João 9:16 ; 1 Coríntios 11:18 ; 1 Coríntios 12:25 .

Mas que você esteja perfeitamente unido – wordte d? ?at??t?sµ???? ete de katertismenoiA palavra usada aqui e traduzida como “perfeitamente unida”, denota adequadamente para restaurar, consertar ou reparar isso; que é aluguel ou desordenado Mateus 4:21 ; Marcos 1:19 , para alterar ou corrigir o que é moralmente mau e errôneo Gálatas 6: 1 , para tornar perfeito ou completo Lucas 6:40 , para ajustar ou adaptar qualquer coisa ao seu devido lugar, para que seja completo em todas as suas partes e harmonioso, Hebreus 11: 5 ; e daí compor e resolver controvérsias, produzir harmonia e ordem. O apóstolo aqui evidentemente deseja que eles se unam em sentimentos; que todo membro da igreja ocupe seu lugar apropriado, pois todo membro de um corpo bem proporcionado ou parte de uma máquina tem seu lugar e uso apropriados; veja seus desejos mais plenamente expressos em Romanos 15: 5 . Isso não pode significar que eles deveriam estar unidos exatamente nas mesmas nuances de opinião, o que é impossível – mas que suas mentes deveriam estar dispostas uma para a outra com mútua boa vontade e que deveriam viver em harmonia. A palavra aqui traduzida como “mente” denota não apenas o próprio intelecto, mas o que está na mente – os pensamentos, conselhos, planos; Romanos 11:34 ; Romanos 14: 5 ; 1 Coríntios 2:16 ; Colossenses 2:18 . Bretschneider.

E no mesmo julgamento – ???µ? gnomeEsta palavra denota apropriadamente ciência ou conhecimento; opinião ou sentimento; e às vezes, como aqui, o propósito da mente, ou vontade. O sentimento do todo é que, em seus entendimentos e volições, eles devem estar unidos e gentilmente dispostos um ao outro. A união de sentimentos é possível mesmo quando as pessoas diferem muito em suas visões das coisas. Eles podem se amar muito, mesmo onde não se vêem. Eles podem dar crédito um ao outro por honestidade e sinceridade, e podem estar dispostos a supor que os outros “possam estar certos” e “sejam honestos”, mesmo quando suas próprias opiniões diferem. O fundamento da união cristã não está tanto na uniformidade da percepção intelectual como nos sentimentos corretos do coração. E a maneira correta de produzir união na igreja de Deus não é começar tentando igualar todos os intelectos no leito de Procrustes, mas produzir amor supremo a Deus e amor cristão elevado e puro a todos que carregam a imagem e o nome do Redentor.

Comentário de E.W. Bullinger

Agora = Mas.

suplicar = exortar. App-134.

isso = para que isso. Grego. hina .

falar = dizer.

no = não. App-105.

divisões . Grego. cisma. Em outros lugares, 1 Coríntios 11:18 ; 1 Coríntios 12:25 . Mateus 9:16 (aluguel). Marcos 2:21 (aluguel). João 7:43 ; João 9:16 ; João 10:19 . Daí Engl. “cisma” .

entre . App-104.

perfeitamente unidas = ajustadas ou aperfeiçoadas. Figura do discurso Pleonasmo. App-6. Veja App-125.

julgamento = opinião. App-177.

Comentário de John Calvin

10. Agora, peço-lhe, irmãos Até agora, ele tem lidado com os coríntios com moderação, porque sabia que eles eram sensíveis demais. Agora, no entanto, depois de preparar suas mentes para receber correção, atuando como um cirurgião bom e hábil, que acalma a ferida quando está prestes a aplicar um remédio doloroso, ele começa a lidar com elas com mais severidade. Mesmo aqui, no entanto, como veremos mais adiante, ele usa grande moderação. A soma é a seguinte: “É minha esperança que o Senhor em vão não tenha conferido tantos presentes a você, para não tê-lo em vista para levá-lo à salvação, mas você deve, ao mesmo tempo, prestar atenção para que não haja graças. tão distinto seja poluído por seus vícios. Veja, então, que você esteja de acordo entre si; e não é por uma boa razão que peço um acordo entre vocês, pois fui informado de que vocês estão em um estado de desacordo, chegando a hostilidade, e que existem partidos e contendas entre vocês, pelos quais a verdadeira unidade de a fé está despedaçada. ” Como, no entanto, eles talvez não sejam suficientemente despertados por mera exortação, ele faz um pedido sincero, pois os ajusta, pelo nome de Cristo, para que, como o amavam, procurassem promover a harmonia.

Que todos vocês falem a mesma coisa Ao exortá-los à harmonia, ele emprega três formas diferentes de expressão: pois, em primeiro lugar , ele exige tal acordo entre eles que todos terão uma só voz; segundo , ele tira o mal pelo qual a unidade é quebrada e fragmentada; e, terceiro , ele revela a natureza da verdadeira harmonia, ou seja, que elas sejam acordadas entre si em mente e vontade. O que ele colocou em segundo é o primeiro em ordem , – que tenhamos cuidado com as disputas. Pois a partir disso, uma segunda coisa se seguirá naturalmente: que estejamos em harmonia; e então finalmente uma terceira coisa se seguirá, a qual é aqui mencionada primeiro : que todos falemos, por assim dizer, com uma boca; algo extremamente desejável como fruto da harmonia cristã. Observemos então que nada é mais inconsistente da parte dos cristãos do que divergir entre si, pois é o principal artigo de nossa religião que estamos em harmonia entre nós; e mais ainda, em tal acordo, a segurança da Igreja repousa e é dependente.

Mas vamos ver o que ele exige quanto à unidade cristã. Se alguém deseja agradáveis ??distinções – ele as une em primeiro lugar em uma só mente; segundo , em um julgamento; e, em terceiro lugar , ele os faria declarar em palavras esse acordo. Como, no entanto, minha interpretação difere um pouco da de Erasmus, eu chamaria, de passagem, meus leitores a observar, que Paulo aqui usa um particípio, que denota coisas que estão encaixadas de maneira adequada e adequada (56). O próprio ?ata?t??es?a? (de onde vem o particípio ?at??t?sµ???? ) significa apropriadamente ser ajustado e ajustado , assim como os membros do corpo humano são conectados por uma simetria mais admirável. (57)

Para sententia (julgamento), Paulo tem ???µ?? : mas eu entendo aqui como denotando a vontade, de modo que há uma divisão completa da alma, e a primeira cláusula refere-se à fé, a segunda ao amor. Então só haverá unidade cristã entre nós, quando não houver apenas um bom acordo quanto à doutrina, mas também estamos em harmonia em nossas afeições e disposições, e, portanto, em todos os aspectos de uma só mente. Assim, Lucas presta testemunho aos crentes na Igreja primitiva ( Atos 2:46 ), que eles tinham “um coração e uma alma”. E sem dúvida isso será encontrado onde quer que o Espírito de Cristo reine. Quando, no entanto, ele os exorta a falar a mesma coisa, ele sugere ainda mais plenamente o efeito, quão completo deve ser o acordo – de modo que nenhuma diversidade possa aparecer mesmo em palavras. É difícil, de fato, de ser alcançado, mas ainda é necessário entre os cristãos, de quem é exigida não apenas uma fé, mas também uma confissão.

Comentário de Adam Clarke

Agora, peço-lhes, irmãos – O apóstolo, terminando sua introdução, chega ao segundo ponto, exortando-os a abster-se de dissensões, para que possam ter o mesmo coração e mente, lutando juntos pela esperança do Evangelho.

Pelo nome de nosso Senhor Jesus – por sua autoridade e em seu lugar; e por causa de suas infinitas obrigações com a misericórdia dele, chamando-o para esse estado de salvação.

Que todos vocês falem a mesma coisa – se eles não concordarem exatamente na opinião de todos os assuntos, poderão, não obstante, concordar com as palavras que usaram para expressar sua fé religiosa. Os membros da Igreja de Deus devem trabalhar para ter a mesma mente e falar a mesma coisa, a fim de evitar divisões, que sempre atrapalham a obra de Deus. Em toda doutrina essencial do Evangelho, todos os cristãos genuínos concordam: por que, então, a comunhão religiosa deve ser interrompida? Este acordo geral é tudo o que o apóstolo pode ter em vista; pois não se pode esperar que qualquer número de homens, em todos os aspectos, coincida perfeitamente em seus pontos de vista de todos os pontos menores, sobre os quais uma conformidade exata no sentimento é impossível para mentes tão diversamente constituídas quanto as da raça humana. Os anjos podem assim concordar, que nada vêem através de um meio imperfeito ou falso; mas para o homem isso é impossível. Portanto, os homens devem suportar um ao outro, e não estarem tão prontos para imaginar que ninguém tem a verdade de Deus, a não ser eles e seu grupo.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 1:10. Houve grandes desordens na igreja de Corinto, causadas principalmente por uma facção criada ali contra São Paulo; os partidários da facção clamaram e glorificaram poderosamente seu líder, e fizeram todo o possível para menosprezar São Paulo e diminuí-lo na estima dos coríntios. O apóstolo faz questão de, na primeira parte desta epístola, afastar os coríntios e se gloriar neste pretenso apóstolo, cujos seguidores e estudiosos eles professavam ser; e reduzi-los em um corpo como os estudiosos de Cristo; unidos em uma crença no evangelho, que ele lhes havia pregado, e em uma obediência a ele, sem qualquer distinção de mestres e líderes, dos quais eles se denominavam. Ele também aqui e ali mistura uma justificativa de si mesmo contra as aspersões que foram lançadas sobre ele por seus opositores. Ver 2 Coríntios 11: 13-15 . Muitos são os argumentos usados ??por São Paulo para quebrar a facção oposta e pôr fim a todas as divisões. A primeira diante de nós, disso a 1 Coríntios 1:16 , é que no cristianismo todos eles tinham apenas um Mestre, a saber, Cristo; e, portanto, não deveriam cair em partidos denominados de professores distintos, como fizeram em suas escolas de filosofia. Locke.

Pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo De quem toda a família no céu e na terra é e deve ser nomeada. Se alguém pensou que São Paulo era um escritor solto, é apenas porque ele era um leitor solto. Quem tomar conhecimento do desígnio do apóstolo descobrirá que quase não há uma palavra ou expressão que ele use, mas com relação e tendência ao seu sujeito imediato: – aqui, pretendendo abolir os nomes dos líderes, pelos quais eles distinguiram por si próprio, ele os suplica pelo nome de Cristo – uma forma em que não nos lembramos de que ele usa qualquer outro lugar. Em vez de no mesmo julgamento, alguns leem, no mesmo sentimento. Era moralmente impossível, considerando a diversidade de suas educações e capacidades, que todos concordassem em opinião; nem o Apóstolo poderia pretender isso, porque ele não usa nenhum argumento para reduzi-los a tal acordo, nem ao menos declara qual era essa opinião , na qual ele gostaria que eles concordassem. As palavras devem, portanto, expressar aquele temperamento pacífico e unânime que os cristãos de opiniões diferentes podem e devem manter um com o outro; que fará uma honra muito maior ao evangelho e às igrejas cristãs do que a uniformidade mais perfeita que se possa imaginar. Veja Locke e Doddridge.

Comentário de Scofield

divisões

(Grego – s??sµa , uma fenda ou aluguel).

Comentário de John Wesley

Agora, irmãos, peço-vos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos falem a mesma coisa e que não haja divisões entre vocês; mas que você esteja perfeitamente unido na mesma mente e no mesmo julgamento.

Agora eu exorto você – Você tem fé e esperança; proteja o amor também.

Pelo nome carinhoso de nosso Senhor Jesus Cristo – é infinitamente preferível a todos os nomes humanos em que se glorifica.

Que todos vocês falem a mesma coisa – Agora eles falam coisas diferentes, 1 Coríntios 1:12 E que não haja cismas entre vocês – Não há alienação de afeto um do outro. Essa palavra já foi usada em outro sentido nas escrituras? Mas que você se junte à mesma mente – Afetos, desejos.

E julgamento – Tocando todas as grandes verdades do evangelho.

Referências Cruzadas

Salmos 133:1 – Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Mateus 9:16 – “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

Marcos 2:21 – “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

João 7:43 – Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus.

João 9:16 – Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros perguntavam: “Como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos? ” E houve divisão entre eles.

João 10:19 – Diante dessas palavras, os judeus ficaram outra vez divididos.

João 13:34 – “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

Atos dos Apóstolos 4:32 – Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 12:16 – Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

Romanos 15:30 – Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor.

Romanos 16:17 – Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

1 Coríntios 4:16 – Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores.

1 Coríntios 11:18 – Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.

1 Coríntios 12:25 – a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.

2 Coríntios 5:20 – Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Coríntios 10:1 – Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Gálatas 4:12 – Eu lhes suplico, irmãos, que se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês. Em nada vocês me ofenderam;

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Efésios 4:31 – Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Filipenses 3:16 – Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

1 Tessalonicenses 5:13 – Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.

2 Tessalonicenses 2:1 – Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês

1 Timóteo 5:21 – Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Filemom 1:9 – prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,

Tiago 3:13 – Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

1 Pedro 3:8 – Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *