Estudo de Isaías 35:5 – Comentado e Explicado

Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos;
Isaías 35:5

Comentário de Albert Barnes

Então os olhos dos cegos serão abertos – As imagens neste versículo e nos seguintes são de alegria e exultação. Eles descrevem os momentos de felicidade em que Deus viria para salvá-los de seus inimigos. Esta passagem é uma descrição tão precisa do que o Messias, o Senhor Jesus, fez, que sem dúvida se refere aos milagres que ele realizaria. Em poucos casos, ele de fato restaurou os cegos à vista, dando assim a prova mais inequívoca de que ele era o Messias enviado por Deus, Mateus 9:27 ; Mateus 20:30 ; Marcos 8:23 ; Marcos 10:46 ; 7:21 . É uma confirmação completa da opinião de que esta passagem se refere a Cristo, que o próprio Salvador apela ao fato de ter restaurado os cegos à vista, como demonstração de que ele era o Messias, implicando que se previa que isso seria parte de seu trabalho apropriado ( Mateus 11: 5 ; compare Lucas 4:18 ).

E os ouvidos dos surdos serão desimpedidos – Outra demonstração do poder divino e outra prova que seria fornecida de que o Messias era de Deus. O Senhor Jesus frequentemente dava essa demonstração de que ele estava investido do poder divino Mateus 11: 5 ; Marcos 7:32 , Marcos 7:37 ; Marcos 9:25 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 35: 5-6 . Então os olhos dos cegos serão abertos Após um parêntese nos dois versículos anteriores, o profeta continua seu discurso e, mais particularmente, expõe os privilégios da igreja que devem constituir sua dignidade e felicidade. Esses privilégios, sem dúvida, são espirituais; e embora eles possam, em alguma medida, ser aplicados à inesperada vicissitude da libertação dos judeus de seus inimigos, eles foram literalmente cumpridos nos tempos do Messias, pelos milagres que ele realizou, pela pregação do Evangelho, e pela efusão de seu Espírito iluminador. Cegos, surdos, coxos e mudos significam pessoas espiritualmente assim, a quem pela graça de Deus foram dadas, através do Evangelho de Cristo, olhos para ver e ouvidos para ouvir, pés para andar, [poder para executar] e línguas para falar as coisas que dizem respeito à sua salvação.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 35: 5-7 . Então os olhos dos cegos serão abertos – Os pobres gentios, que antes eram cegos e surdos, terão agora os olhos e ouvidos de suas mentes abertos para ver as obras de Deus, para ouvir e receber sua palavra. E, como prova disso, muitas pessoas que são literal e corporais, cegas e surdas, terão visão e audição milagrosamente conferidas a elas; todas as coisas sendo tão plenamente cumpridas em Cristo, e, como acaba de ser observado, aplicado por ele a si mesmo, é claro que essa profecia pertence principalmente aos tempos do evangelho. Então o coxo saltará como um cervo – Para alegria, ou procederá prontamente e com agilidade no caminho do dever. E a língua do mudo cantará – Os louvores do seu Redentor e Salvador. Pois no deserto as águas irrompem – Os lugares mais secos e áridos serão tornados úmidos e frutíferos: o que significa principalmente a efusão abundante da graça de Deus sobre as pessoas e nações que lhe foram totalmente destituídas. Na habitação dos dragões deve haver grama, etc. – Os desertos secos e ressecados, nos quais os dragões moram, produzirão abundância de grama, juncos e juncos, que crescem apenas em solo úmido. Assim foi quando as igrejas cristãs foram plantadas e floresceram nas cidades dos gentios, que por muitas eras haviam sido habitações de dragões, ou melhor, de demônios, Apocalipse 18: 2 . Quando a propriedade dos templos dos ídolos foi alterada e eles foram convertidos ao serviço do cristianismo, as habitações dos dragões tornaram-se campos frutíferos.

Comentário de John Calvin

5. Então os olhos dos cegos serão abertos. (26) Ele continua a promessa sobre a restauração da Igreja, a fim de encorajar os corações dos piedosos, que devem ter ficado profundamente consternados com as terríveis calamidades que ele predisse. Visto que uma verdadeira restauração é realizada por Cristo, devemos, portanto, procurá-lo, se desejamos conhecer o significado das palavras que Isaías emprega nesta passagem; e, de fato, é somente por sua bondade que voltamos à esperança de uma vida celestial. Isaías provavelmente faz alusão a uma previsão anterior ( Isaías 29:10 ), na qual ameaçava os judeus com cegueira terrível, loucura e estupefação total da alma. Ele agora promete que, quando Cristo brilhar, aqueles sentidos dos quais foram privados por um tempo serão renovados e iluminados para uma nova vida. Há peso no advérbio Então; pois devemos deduzir que, enquanto estamos alienados de Cristo, somos mudos, cegos e coxos, e, enfim, somos destituídos de toda capacidade de fazer o que é bom, mas que somos renovados pelo Espírito de Cristo, para gozar de saúde real.

Pela língua, ouvidos e pés, ele quer dizer todas as faculdades de nossa alma, que por si mesmas são tão corruptas que nada de bom pode ser obtido até que sejam restauradas pela bondade de Cristo. Os olhos não podem ver o que é certo, e os ouvidos não podem ouvir, e os pés não podem nos guiar da maneira correta, até que estejamos unidos a Cristo. Embora os sentidos dos homens sejam abundantemente agudos onde quer que sejam impelidos por paixões pecaminosas; embora a língua seja eloquente para calúnias, perjúrios, mentiras e todo tipo de falar tolo; embora as mãos estejam prontas demais para roubos, extorsões e crueldade; embora os pés sejam rápidos para causar lesões; e, em resumo, embora toda a nossa natureza não esteja apenas disposta, mas fortemente empenhada em fazer o que é mau; todavia, somos completamente preguiçosos e sem graça para fazer o que é bom, e, portanto, cada parte de nós deve ser criada de novo pelo poder de Cristo, para que comece a entender corretamente, sentir, falar e desempenhar seus ofícios; para

“Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.” ( 1 Coríntios 12: 3. )

Essa renovação procede somente da graça de Cristo e, portanto, a força sadia é recuperada por aqueles que se convertem a Cristo e que antes eram inúteis em todos os aspectos e pareciam homens mortos; pois, enquanto estamos separados de Cristo, ou somos destituídos de tudo que é bom, ou é tão grandemente corrompido em nós, que não pode ser aplicado ao seu uso adequado, mas, pelo contrário, é poluído por ser abusado. Cristo deu abundantes provas e exemplos disso, quando restaurou a fala aos mudos, os olhos aos cegos e a força perfeita aos fracos e coxos; mas o que ele concedeu a seus corpos foi apenas um sinal das bênçãos muito mais abundantes e excelentes que ele concede às nossas almas.

Comentário de John Wesley

Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos serão desimpedidos.

Então – Os pobres gentios, que antes eram cegos e surdos, terão agora os olhos e ouvidos de suas mentes abertos para ver as obras de Deus, e para ouvir e receber sua palavra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *