Estudo de Isaías 32:3 – Comentado e Explicado

Os olhos dos que vêem não mais serão ofuscados, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos.
Isaías 32:3

Comentário de Albert Barnes

E os olhos daqueles que vêem … – O sentido deste versículo é que haverá, sob o reinado deste príncipe sábio e piedoso, por parte dos profetas e mestres, uma visão clara da verdade divina, e sobre o parte das pessoas que ouvem, disposição para ouvir e atendê-lo. A frase ‘daqueles que vêem’ refere-se provavelmente aos profetas, como aqueles que foram chamados videntes (ver as anotações em Isaías 29:10 ; Isaías 30:10 ; compare 1 Samuel 9: 9 ) ou aqueles que tiveram visões ( veja a nota em Isaías 1: 1 ) das coisas que Deus comunicaria às pessoas. “to spread over, to close, to make blind.” A palavra traduzida ‘ser sombrio’ ( ??????? tishe?eynâh ) é derivada de ?????, que geralmente significa “ver, olhar”, mas também tem um significado semelhante a “shâ?a ” para se espalhar, fechar, cegar. ” Deste fato, Lowth parece não estar ciente quando propôs, sem a autoridade de qualquer Estado-Membro, alterar o texto. O sentido é que aqueles que foram profetas e mestres religiosos não devem mais ver obscuramente, mas devem ter visões claras e justas da verdade divina.

E os ouvidos daqueles que ouvem – Das pessoas que foram instruídas por seus professores religiosos.

Devem ouvir – Será uma característica daqueles tempos que eles estarão dispostos a atender à verdade de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 32: 3 . E os olhos, etc. – O profeta aqui continua apresentando as prerrogativas deste tempo e reino; que, por mais que se refiram primariamente ao reinado de Ezequias, devem, em seu sentido pleno e completo, ser remetidos ao reinado de Cristo. Ele diz que a demonstração da glória divina, justiça e graça deve ser tão brilhantemente exibida neste estranho evento da derrubada assíria, e em outros sinais semelhantes descobertos neste momento (ver cap. 38 🙂 que aqueles que antes pendia em dúvida o respeito pelo cuidado e providência de Deus ao seu povo, como se houvesse escuridão diante de seus olhos, agora deveria estar claramente convencido de sua presença divina com seu povo, e da certeza e eficácia de sua ajuda. Seus olhos devem ser abertos, e seus ouvidos devem, com atenção reverente, ouvir aquelas verdades relativas à interposição divina, que eles haviam considerado muito pouco dos profetas de Deus até então.

Comentário de Adam Clarke

E os olhos daqueles que vêem não serão escuros “E ele os olhos dos que vêem” – Para ??? velo , e não, Le Clerc lê ??? velo , e para ele, do qual os Masoretes reconhecem que há quinze instâncias; e muitos mais são contados por outros. A remoção do negativo restaura ao verbo seu sentido verdadeiro e usual.

Comentário de John Calvin

3. e 4. Então os olhos daqueles que vêem. Portanto, vemos mais claramente que, embora o Profeta descreva o reinado de Ezequias, ele pretende nos levar mais longe; pois aqui ele discursa a respeito da restauração da Igreja, que de fato foi obscurecida por Ezequias, mas foi realmente cumprida em Cristo. Sabemos que a Igreja nunca está em boas condições, a menos que seja governada internamente por governadores justos e sábios. Agora, isso não pode ser, a menos que Cristo reine; e aqui, portanto, Cristo e seu reinado são especialmente recomendados para nós. Essa promessa é contrastada com a terrível ameaça que ele havia proferido em um capítulo anterior ( Isaías 29:10 ) de que ele cegaria os judeus; pois aqui, por outro lado, ele promete a verdadeira luz, para que os que antes eram cegos sejam iluminados, para que “os surdos comecem a ouvir, que os tolos possam entender e que os gagos falem”.

Ele os chama vendo e ouvindo quem deveria ter visto e ouvido quando a palavra de Deus lhes foi exibida; mas eles escolheram ser cegos e surdos, e afastaram seus pensamentos e corações da doutrina. O Senhor promete que restaurará a essas pessoas olhos, ouvidos, língua e entendimento. Agora, é certo que nada aqui é prometido que não procede da graça de Deus; pois ele não apenas declara o que os homens farão, mas o que o próprio Deus fará nos homens. Estes são dons extraordinários de Deus; como, pelo contrário, quando ele cega, quando tira a compreensão e o uso correto da fala, quando sofre a ignorância e a barbárie para prevalecer, esses são castigos terríveis pelos quais ele vinga os homens por sua ingratidão e pelo desprezo deles. a palavra. Ele promete que, finalmente, em compaixão pelo seu povo, o Senhor restaurará o que justamente lhes tirou; e deve ter sido através da bondade de Cristo que uma língua para falar, uma mente para entender e ouvidos para ouvir são restauradas para nós; pois antigamente éramos maçantes de apreensão e ficamos impressionados com uma estupidez terrível.

Portanto, saibamos que fora de Cristo não existe vida espiritual no mundo, porque aqui eles são declarados destituídos de visão, audição, entendimento e uso apropriado da fala,

“Até que estejam unidos em um corpo, do qual ele é a cabeça.” (330) ( Efésios 4:15 .)

Portanto, quando o reino de Cristo é derrubado, essas bênçãos também são tiradas. Também deve ser observado que as bênçãos aqui recomendadas são acima de todas as outras excelentes e desejáveis; pois riquezas, posses e tudo mais em que os homens geralmente julgam que consiste a felicidade da vida, não devem ser considerados de nenhum valor em comparação com essas bênçãos. Em meio à abundância de todas as coisas, seremos infelizes, a menos que o Senhor restaure as bênçãos espirituais das quais o Profeta fala nesta passagem; e, portanto, quando forem tirados, vamos saber que Cristo também está distante de nós e que somos estranhos a ele, visto que é somente dele, como Paulo nos informa, que todas as bênçãos espirituais fluem. ( Efésios 1: 3. ) Quando vemos que essas bênçãos que foram tiradas por um longo período agora nos são restauradas, tenhamos vergonha de nossa ingratidão por não render a Cristo a glória que lhe era devida e não empregando o entendimento que ele nos deu ao espalhar seu reino e promover sua adoração; pois claramente mostramos que ele não tem domínio sobre nós.

E o coração dos tolos. (331) Como os tolos são geralmente precipitados e precipitados, os escritores hebreus consideram a palavra pressa (332) como denotando loucura ; pois homens sábios são geralmente cautelosos.

Comentário de John Wesley

E os olhos dos que vêem não serão escuros, e os ouvidos dos que ouvem ouvirão.

Os olhos – O povo, eles não devem fechar os olhos e os ouvidos contra os bons conselhos e exemplos de seus reis e governantes religiosos, como fizeram anteriormente: príncipes e pessoas serão reformados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *