Estudo de Salmos 146:7 – Comentado e Explicado

que faz justiça aos oprimidos, e dá pão aos que têm fome. O Senhor livra os cativos;
Salmos 146:7

Comentário de Albert Barnes

Que executa julgamento para os oprimidos – Esta é a terceira razão pela qual muitos deles são felizes e confiam em Deus. É porque ele tem poder para pronunciar e executar um julgamento ou sentença correta em relação aos oprimidos e injuriados, e porque é característico de sua natureza que ele executa esse julgamento. Veja as notas no Salmo 103: 6 : “O Senhor faz justiça. seriedade e julgamento por todos os oprimidos. ”

Que dá alimento aos famintos – Veja as anotações no Salmo 107: 9 : “Porque ele satisfaz a alma que anseia e enche a alma faminta de bondade.” Esta é a quarta razão pela qual aqueles que confiam em Deus são felizes. Compare Lucas 1:53 : “Ele encheu os famintos de coisas boas.”

O Senhor solta os prisioneiros – Esta é a quinta razão pela qual aqueles que confiam no Senhor são “felizes”. Compare as notas no Salmo 68: 6 : “Ele tira os que estão presos por correntes”. Veja também as notas no Salmo 107: 10 : “Preso na aflição e no ferro”. Compare Jó 36: 8-9 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 146: 7-9 . Que executa julgamento pelos oprimidos – que não desprezam nem esquecem os gritos de seus entristecidos súditos; mas, no devido tempo, afirma o direito daqueles que são oprimidos e não pode encontrar alívio em outros tribunais de julgamento. Que dá comida aos famintos – que suprem as necessidades dos pobres que estão prontos para perecer por falta; e é tão gracioso a ponto de libertá-los, que, por homens injustos ou sem piedade, são mantidos em um cativeiro miserável. O Senhor abre os olhos dos cegos: “Ilumina a mente deles; ou até restaura a visão natural quando está com defeito e fraca; ou quando se foi perfeitamente, e não há esperanças de cura humana. ” Esta parte do Salmo foi mais exata e literalmente cumprida em nosso Senhor Jesus Cristo durante o tempo de seu ministério público: veja a margem. O Senhor eleva os que são abatidos – Apoiando e confortando-os em suas angústias, e no devido tempo removendo seus encargos. Isso também foi literalmente realizado por Cristo nos dias de sua carne: ver Lucas 13:12 . E ele ainda realiza curas espirituais semelhantes por sua graça, dando descanso àqueles que estão cansados ??e pesados, e elevando, com seu conforto, aqueles que são humilhados e abatidos sob um senso de culpa e poder do pecado. O Senhor ama os justos – Ele tem um favor peculiar para todos os verdadeiramente piedosos, que podem, com mais confiança, depender de seu poder quando tiverem certeza de seu amor. O Senhor preserva os estranhos – que geralmente não têm amigos e são expostos a muitos ferimentos dos homens, mas são protegidos e preservados por Deus quando se comprometem a cuidar dele. Filhos sem pai e viúvas destituídas também encontram apoio e alívio contra a injustiça e a violência de seus opressores iníquos. Mas o caminho dos ímpios ele se vira de cabeça para baixo – hebraico, ???? , ele o subverte ou derruba. Ele não apenas frustra suas conspirações e empreendimentos, mas os rejeita. Ou, ele perplexa e confunde seus passos, e os faz tropeçar e cair. Isso, e todas as frases anteriores, são muitos argumentos para incentivar os homens piedosos a confiar em Deus em todos os seus problemas e dificuldades.

Comentário de E.W. Bullinger

Comida. Pão hebraico. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (das espécies), App-6, para alimentos em geral.

a. Sem art. em hebraico

Comentário de Adam Clarke

Que executa julgamento para os oprimidos – para aqueles que sofrem violência ou calúnia. Isso pode se referir aos israelitas, que sofreram muito com a opressão dos babilônios e com a calúnia dos samaritanos etc., que haviam prejudicado o rei da Pérsia contra eles.

Dando comida aos famintos – Sem dúvida, ele alimentou os pobres cativos com muitas demonstrações de sua providência peculiar.

O Senhor solta os prisioneiros – e como ele te sustentou por tanto tempo sob o seu cativeiro, ele o tirará dele.

Comentário de John Calvin

7. Renderização correta , etc. Ele apresenta outros tipos, tanto do poder quanto da bondade de Deus, que são justamente tantas razões pelas quais devemos esperar nele. Todos eles afirmam que a ajuda de Deus estará pronta e será prestada àqueles que estão nas circunstâncias mais baixas; que, portanto, nossas misérias não serão uma barreira no caminho de nos ajudar; antes, que essa é a sua natureza, que ele está disposto a ajudar todos na proporção de suas necessidades. Ele diz primeiro que Deus faz justiça aos oprimidos, para nos lembrar que, embora no julgamento dos sentidos Deus conheça os ferimentos causados ??a nós, ele não negligenciará o dever que lhe pertence de forçar os iníquos a prestar contas. de sua violência. Como Deus, em suma, teria a paciência de seu povo tentada, ele aqui expressamente pede aos aflitos que não desmaiem sob seus problemas, mas esperam com compaixão pela libertação de quem é lento em interpor-se, apenas para que ele possa aparecer eventualmente como o juiz justo do mundo. Segue-se que ele dá pão aos famintos . Aprendemos com isso que ele nem sempre é tão indulgente consigo mesmo que os carrega com abundância, mas ocasionalmente retira sua bênção, para que possa socorrê-los quando reduzido à fome. Será que o salmista dissera que Deus alimentou seu povo com abundância e os mimava: nenhum daqueles que estão com falta ou com fome não se desapontou imediatamente? A bondade de Deus é, portanto, adequadamente estendida para a alimentação dos famintos. O que se acrescenta é o mesmo propósito – que ele solte os que estão amarrados e ilumine os cegos. Como o destino de seu povo é estreitado pela ansiedade, ou pressionado pela tirania humana, ou reduzido ao extremo, de maneira equivalente a ser trancado nas piores masmorras, era necessário anunciar, a título de conforto , que Deus pode facilmente encontrar uma porta de saída para nós quando trazido a tais dificuldades. Iluminar os cegos é o mesmo que dar luz no meio das trevas. Quando a qualquer momento não sabemos o que fazer – estamos perplexos e mentimos confusos e consternados, como se a escuridão da morte tivesse caído sobre nós – vamos aprender a atribuir esse título a Deus, para que ele possa dissipar a escuridão e abrir nossos olhos. Então, quando se diz que ele levantou os abaixados, somos ensinados a ter coragem quando cansados ??e gemendo sob qualquer ônus. Tampouco é apenas que Deus aqui celebraria seus louvores; de certa maneira estende a mão para os cegos, para os cativos e para os aflitos, para que possam lamentar suas dores e preocupações. Há uma razão para repetir o nome Jeová três vezes. Desse modo, ele estimula e excita os homens a procurar aquele que muitas vezes irrita e afasta suas misérias, do que se dirigir a esse asilo seguro. (288) O que se acrescenta no final do versículo – que Jeová ama os justos , parece ser uma qualificação do que foi dito anteriormente. Evidentemente, há muitos que, embora sejam gravemente aflitos, gemem de ansiedade e jazem nas trevas, não sentem conforto de Deus; e isso porque, em tais circunstâncias, eles provocam mais a Deus por sua contumação, e ao falharem na maior parte em buscar sua misericórdia, colhem a justa recompensa de sua falta de agradecimento. O salmista, portanto, restringe muito apropriadamente o que ele disse em termos gerais de Deus ajudar os aflitos, aos justos – para que aqueles que desejam experimentar sua libertação possam dirigir-se a ele no exercício sincero da piedade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *