Estudo de Isaías 29:19 – Comentado e Explicado

Os humildes encontrarão cada vez mais ventura no Senhor e os homens mais pobres, graças ao Santo de Israel, estarão jubilosos.
Isaías 29:19

Comentário de Albert Barnes

O manso – A palavra manso geralmente se refere àqueles pacientes na recepção de ferimentos, mas a palavra hebraica usada aqui ( ????? ?anâviym ) significa apropriadamente o oprimido, o aflito, o infeliz Salmo 9:13 ; Salmo 10:12 , Salmo 10:17 ; Provérbios 3:34 ; Isaías 11: 4 . Geralmente, envolve a idéia de humildade ou “sofrimento virtuoso” (compare Salmo 25: 9 ; Salmo 37:11 ; Salmo 69:33 ). Aqui pode denotar os piedosos da terra que foram oprimidos e submetidos a provações.

Aumentará – Margem, como em hebraico, ‹Adicionar. ‘ Significa que eles devem se alegrar grandemente no Senhor. Eles devem ver a evidência do cumprimento de suas previsões; eles deveriam ver os opressores punidos Isaías 29: 20-21 , e Javé saindo como seu protetor e defensor Isaías 29: 22-24 .

E os pobres entre os homens – As pessoas pobres; ou os necessitados. Sem dúvida, a idéia é a dos pobres piedosos; aqueles que temiam a Deus e que haviam sido submetidos às provas de opressão e pobreza.

Comentário de John Calvin

19. Então os humildes novamente se alegrarão em Jeová. Essa é a minha tradução desta passagem, enquanto outros a traduzem: “Acrescentarão” ou “continuarão a se alegrar”; pois o Profeta descreve não uma “alegria” que é continuada, mas uma “alegria” que é nova. Como se ele tivesse dito: “Embora agora estejam angustiados e tristes, ainda lhes darei ocasião de alegria, para que sejam novamente preenchidos com” alegria “. Ele fala do “humilde”; e, portanto, deve-se observar que nossas aflições nos preparam para receber a graça de Deus; porque o Senhor nos derruba e nos aflige, para depois nos levantar. Assim, quando o Senhor corrige seu povo, não devemos desanimar, mas devemos lembrar de relembrar essas afirmações, de que sempre podemos esperar coisas melhores, e podemos acreditar que, depois de tais calamidades e angústias, ele finalmente trará alegria à sua igreja. No entanto, aprendemos novamente com o que mencionei brevemente um pouco antes, que a graça da iluminação não pertence indiscriminadamente a todos; pois, embora todos tenham sido castigados juntos, nem todos tiveram seus corações subjugados pela aflição, para realmente se tornarem “pobres de espírito” ou “mansos”. ( Mateus 5: 3. )

Comentário de John Wesley

Os mansos também aumentarão sua alegria no Senhor, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.

Manso – Os humildes e mansos crentes.

Pobres – pessoas más e desprezíveis, como os gentios, na opinião dos judeus, e a maior parte dos primeiros cristãos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *