Estudo de Mateus 5:10 – Comentado e Explicado

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Mateus 5:10

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurados os que são perseguidos – Perseguir significa literalmente perseguir; siga depois, como se faz com um inimigo voador. Aqui significa vexar ou oprimir alguém, por causa de sua religião. Eles perseguem outras pessoas que ferem seus nomes, reputação, propriedade ou que colocam em risco ou tiram a vida por conta de suas opiniões religiosas.

Por causa da justiça – Porque são justos ou são amigos de Deus. Não devemos procurar perseguição. Não devemos provocá-lo por sentimentos ou conduta estranhos; violando as leis da sociedade civil ou por modos de falar desnecessariamente ofensivos a outros. Mas se, no esforço honesto de sermos cristãos e vivermos a vida de outros, nos perseguir e nos ofender, devemos considerar isso como uma bênção. É uma evidência de que somos filhos de Deus e que ele nos defenderá. “Todos os que vivem piedosamente em Cristo Jesus sofrem perseguição”, 2 Timóteo 3:12 .

Deles é o reino dos céus – Eles têm evidências de que são cristãos e que serão trazidos para o céu.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 5:10 . Por causa da justiça – ou por causa de Cristo e de uma boa consciência; que Isaías, 1º, por sua constante crença, profissão e adesão a qualquer artigo da fé cristã; 2d, pelo cumprimento de qualquer dever que devem a Deus, ao próximo ou a si mesmos, ou pela obediência aos mandamentos de Deus; 3d, porque não se pode prevalecer por si próprio que seja um artigo da fé cristã, ou qualquer parte do dever cristão, que Deus não tenha declarado ser; pois, como isso não pode ser feito sem fazer da profissão uma mentira, ou fingir acreditar no que não vemos razão para acreditar, sofrer por esse motivo é evidentemente sofrer, porque não jogaremos o hipócrita e mentiremos por conta própria. consciências; e, portanto, isso, na linguagem de Pedro, é sofrer de consciência em relação a Deus. Sim, como isso não pode ser feito, mas devemos possuir outro professor, legislador e autor de nossa fé, além do Senhor Jesus, nossos sofrimentos por se recusar a fazê-lo são verdadeiramente sofrimentos por causa de Cristo, e que nos tornam felizes sofredores. Deles é o reino dos céus

Num sentido peculiar, como o inferno pertence especialmente aos hipócritas, Mateus 24:51 . E eles receberão uma recompensa eminentemente grande lá, por causa de seus sofrimentos e em proporção a eles, Lucas 6:23 . E não é de admirar, pois como o estado deles na terra, sob essas perseguições, os torna conformáveis ??à sua Cabeça e aos santos profetas e apóstolos, então eles serão posteriormente moldados a eles em glória.

Comentário de E.W. Bullinger

a re perseguido = foram perseguidos. Compare os Salmos 37:39 , Salmos 37:40 .

for = por conta de.

por justiça “pelo bem. Não de outra maneira.

Comentário de John Calvin

10. Felizes os que sofrem perseguição Os discípulos de Cristo precisam muito desta instrução; e quanto mais difícil e desagradável é a carne admiti-la, mais sinceramente devemos torná-la objeto de nossa meditação. Não podemos ser soldados de Cristo (369) em nenhuma outra condição, a não ser que a maior parte do mundo se levante em hostilidade contra nós e nos persiga até a morte. O estado da questão é este. Satanás, o príncipe do mundo, nunca deixará de encher seus seguidores de raiva, de manter hostilidades contra os membros de Cristo. É, sem dúvida, monstruoso e antinatural, que os homens, que estudam para viver uma vida justa, sejam atacados e atormentados de uma maneira que eles não merecem. E assim Pedro diz:

“Quem é aquele que irá prejudicá-lo,
se sois seguidores daquilo que é bom? ”
( 1 Pedro 3:13 .)

Contudo, em conseqüência da maldade desenfreada do mundo, acontece com muita freqüência que homens bons, por zelo da justiça, despertam contra eles os ressentimentos dos ímpios. Acima de tudo, é, como podemos dizer, o grupo comum de cristãos a ser odiado pela maioria dos homens: pois a carne não pode suportar a doutrina do Evangelho; ninguém pode suportar a reprovação de seus vícios.

Quem sofre por causa da justiça Isso é descritivo para aqueles que inflamam o ódio e provocam a raiva dos homens maus contra eles, porque, por um desejo sincero de fazer o que é bom e certo, eles se opõem às causas ruins e defendem as boas, tanto quanto está em seu poder. Agora, a esse respeito, a verdade de Deus detém justamente a primeira posição. Assim, por essa marca, Cristo distingue seus próprios mártires de criminosos e malfeitores.

Volto agora ao que disse um pouco antes, de que, como tudo o que viver de Deus em Cristo Jesus “(Paulo nos informa) sofrerá perseguição” ( 2 Timóteo 3:12 ), essa advertência tem uma referência geral a todos. o piedoso. Mas se, a qualquer momento, o Senhor poupa nossa fraqueza e não permite que os ímpios nos atormentem como desejariam, ainda assim, durante a estação de repouso e lazer, é apropriado que meditemos nesta doutrina, que pode estar pronto, sempre que necessário, para entrar em campo e não pode participar do concurso até estarmos bem preparados. Como a condição dos piedosos, durante todo o curso desta vida, é muito infeliz, Cristo os chama adequadamente à esperança da vida celestial. E aqui reside a principal diferença entre o paradoxo de Cristo e os delírios dos estóicos, que ordenaram que todo homem fosse satisfeito em sua própria mente e deveria ser o autor de sua própria felicidade: enquanto Cristo não suspende nossa felicidade com uma imaginação vã , mas repousa na esperança de uma recompensa futura.

Comentário de Adam Clarke

Aqueles que são perseguidos – ?ed???µe??? , aqueles que são duramente pressionados e perseguidos com repetidos atos de inimizade. Parkhurst. São felizes quem sofre, parece um ditado estranho: e que os justos devem sofrer, apenas porque são assim, parece tão estranho. Mas tal é a inimizade do coração humano em tudo que é Deus e bondade, para que todos os que vivem piedosamente em Cristo Jesus sofram perseguição de uma forma ou de outra. Assim como a religião de Cristo não dá um quarto ao vício, o vicioso não dá um quarto a essa religião ou a seus professores.

Pois deles é o reino dos céus – esse reino espiritual, explicou Mateus 3: 2 , e aquele reino de glória, que é sua contrapartida e conseqüência.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 5:10 . Bem-aventurados os que são perseguidos, etc. – Alguém pode imaginar que uma pessoa de temperamento e comportamento amáveis ??descritos na bem-aventurança mencionada acima seria a queridinha da humanidade; mas nosso Senhor sabia muito bem que não seria assim, desde que Satanás fosse o príncipe deste mundo; portanto, ele os adverte antecipadamente sobre o tratamento que todos esperavam, que estavam determinados a seguir seus passos, ao se unirem: Felizes são os que são perseguidos por causa da justiça. “Em vez dessas pompas e prazeres, daquelas vitórias e triunfos, na expectativa de que agora você esteja se aglomerando ao meu redor, meus seguidores devem se preparar para a severidade do sofrimento, e através da minha graça suportam corajosamente as maiores extremidades, para o testemunho de suas consciências; pela causa da verdadeira justiça, santidade e virtude. Seu tesouro mais rico está além do alcance de seus inimigos mais inveterados, pois eles reinarão com Deus em glória eterna “. Este é o último desses paradoxos sagrados, diz Heylin; paradoxos para o mundo, mas verdades salgadas e luminosas no olho da razão correta. Essa bem-aventurança não precisa de mais explicações ou provas do que o óbvio do sentimento universal da humanidade, que concorda em colocar o caráter heróico no sofrimento por uma boa causa. Então, nosso Milton garante

– Aquele sofrimento por causa da verdade Com coragem, é a maior vitória.

Livro 11:

Essa foi a prerrogativa dos mártires na igreja primitiva, e a justiça teve seus mártires em todas as épocas. Depois de declarar o axioma geral, nosso Senhor o aplica (continua este escritor) a seus discípulos agora presentes, para animar seu zelo, que deveriam liderar a van nesse combate magnânimo, ver Mateus 5: 11-16 . Mas, embora o que é dito aqui possa ser particularmente aplicável aos apóstolos e ministros de Cristo, ainda assim não há dúvida de que também é aplicável a todos aqueles que pertencem ao caráter aqui descrito; todos os que são santos, o sal da terra e , portanto, capazes de temperar os outros.

Comentário de Scofield

reino

(Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “) .

Comentário de John Wesley

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça: porque deles é o reino dos céus.

Pelo bem da justiça – Ou seja, porque eles têm ou seguem a justiça aqui descrita. Aquele que é verdadeiramente um homem justo, aquele que chora, e aquele que é puro de coração, sim, todos os que viverem piamente em Cristo Jesus sofrerão perseguição, 2 Timóteo 3:12 . O mundo sempre dirá: Afaste-se de tais companheiros da terra. Eles são feitos para reprovar nossos pensamentos. Eles são dolorosos para nós até de contemplar. Suas vidas não são como as de outros homens; seus caminhos são de outra maneira.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *