Estudo de Gênesis 14:20 – Comentado e Explicado

Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos!" E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Gênesis 14:20

Comentário de Albert Barnes

A segunda parte desta oração beneditina é um agradecimento ao Deus comum de Melkizedec e Abram pela vitória que foi concedida a este último. “Teus inimigos.” Aqui Abrão é abordado pessoalmente. Melkizedec como sacerdote primeiro apela a Deus em nome de Abrão e depois se dirige a Abrão em nome de Deus. Assim, ele desempenha o papel de mediador.

E ele lhe deu um dízimo de tudo. Este é um ato muito significativo. Ao apresentar o décimo de todos os despojos da vitória, Abrão faz um reconhecimento prático da supremacia absoluta e exclusiva do Deus a quem Melkizedec adorava, e da autoridade e validade do sacerdócio que exercia. Temos aqui todas as indicações de uma ordem declarada de ritos sagrados, na qual um serviço caro, com um funcionário fixo, é mantido à custa do público, de acordo com uma taxa definida de contribuição. O presente no presente caso é o décimo dos despojos da guerra. Este ato de Abrão, apesar de registrado pela última vez, pode ter ocorrido no início da entrevista. De qualquer forma, torna extremamente provável que um sacrifício tenha sido oferecido a Deus, através da intervenção de Melkizedec, antes que ele produzisse o pão e o vinho do banquete aceito.

É óbvio que aqui estamos em terreno mais amplo do que a promessa especial feita a Abrão. Melkizedec não era um parceiro no chamado de Abrão, e, no entanto, este último o reconhece como sacerdote do Deus Altíssimo. Portanto, devemos recorrer à aliança feita com Noé – o representante de toda a raça após o dilúvio – como a ampla base de autoridade sobre a qual Melkizedec agiu. Aquela aliança, então, não era uma carta morta. Ainda vivia no coração e na vontade de uma parte das nações. Suas verdades santificadoras e exaltantes haviam produzido pelo menos um centro de adoração pura e espiritual na terra. Até Abrão, o chamado de Deus, reconhece sua cabeça constituída. E o Deus Altíssimo, Fundador e Defensor do céu e da terra, garante sua validade a todos que, em todo lugar, invocam seu nome com sinceridade e verdade. E seu chamado especial a Abrão é dado com vista à remoção final de todos os obstáculos à aceitação e aplicação deste seu pacto eterno. Somos gratos por esse vislumbre da grandeza abrangente do propósito divino referente ao homem, que por algum tempo é lançado na sombra, até que comece a se manifestar novamente nas antecipações dos profetas, e finalmente brilha com esplendor imperecível. nas revelações do Novo Testamento.

A genealogia de Melkizedec parece projetada velada na obscuridade impenetrável. Levantar esse véu inteiramente é, portanto, inútil. No entanto, podemos nos aventurar a sugerir a possibilidade de que aqui tenhamos outro chefe shemita na terra de Kenaan. A declaração indefinida de Josefo, de que ele era um potentado dos kenaanitas, não é prova do contrário, mesmo que fosse de muito valor. O endereço de Ezequiel em Jerusalém: “Tua origem e teu nascimento são da terra de Kenaan; teu pai era amorreita e tua mãe hitita ” Ezequiel 16: 3 , pode se referir ao período imediatamente anterior à entrada de Israel na terra. Naquela época, os amorreus e os jebuseus pareciam estar na posse da cidade Josué 10: 5 ; Juízes 1:21 . Mas no tempo de Abrão, mais de quatrocentos anos antes, pode ter sido diferente. Descobrimos outras tribos nesta terra que não eram da raça de Kenaan. Não é provável que Kenaan forneça um sacerdote do Deus Altíssimo. É evidente que Melkizedec não estava na confederação de Pentápolis com o rei de Sodoma. Ele sai separadamente e de repente encontra Abrão, que era um dos “filhos de Heber”, de quem Sem era pai.

E ele é o chefe reconhecido dos adoradores do Deus Altíssimo, que é “o Senhor, o Deus de Sem”. Mas, seja como for, é apenas uma questão secundária aqui. A questão de importância primária, como já foi observado, é a existência de uma comunidade de adoradores puros do verdadeiro Deus na terra de Kenaan, antecedente a Abrão. Se essa comunidade é descendente de Kenaan, apenas torna a descoberta mais impressionante e impressionante. O conhecimento do verdadeiro Deus, a confissão do Criador supremo eterno do céu e da terra, a existência de uma forma declarada de culto por meio de um sacerdote e um ritual atestado por Abrão, o eleito de Deus, em uma comunidade pertencente ao Gentios, formam ao mesmo tempo uma notável justificação da justiça e misericórdia de Deus, tornando conhecido a toda a humanidade o modo de abordagem aceitável para si mesmo, e uma evidência singular de que tal revelação foi feita a Noé, de quem só ela poderia ter desceu a toda a raça e, conseqüentemente, a esse ramo em particular.

Temos motivos para acreditar que essa não era a única linha na qual essa preciosa tradição ainda era preservada em pureza e poder comparativos. Jó e seus companheiros pertencem a uma outra linha conhecida na qual o conhecimento daquele Deus ainda era vital. Os princípios fundamentais da verdade divina plantados no peito humano por essa e pelas revelações antecedentes nunca foram totalmente erradicados depois; e dos germes hereditários de uma teologia primitiva, estimados pelo contato com os sidônios e outros fenícios, estavam Homero, Sócrates, Platão, Aristóteles e outros sábios do Oriente e do Ocidente, capazes de elevar-se às concepções exaltadas de que ocasionalmente formavam. a unidade, pureza, espiritualidade e supremacia do Ser Divino. A idéia de Deus, transmitida à alma de qualquer poder e liberdade, é maravilhosamente prolífica. Ele rompe os laços da natureza animal e expande e eleva o racional a uma aparência sombria de sua glória primitiva. Onde se extinguiu, o humano afundou sob a escravidão degradante do brutal. Durante os quatro séculos que se passaram desde a chegada de Abrão à conquista do país por seus descendentes, essa relíquia interessante de um culto puro dos gentios parece ter desaparecido. Mas os traços de um conhecimento tão purificador e elevado de Deus não foram apagados das lembranças, costumes e frases do povo.

Comentário de Adam Clarke

E ele lhe deu dízimos – uma décima parte de todos os despojos que ele havia tomado dos reis confederados. Estes Abrão prestaram uma homenagem ao Deus Altíssimo, que, sendo o possuidor do céu e da terra, dispensa todos os favores espirituais e temporais e exige a gratidão e a obediência amorosa e submissa de todos os seus súditos. Quase todas as nações da terra concordaram em dar uma décima parte de suas propriedades para serem empregadas em usos religiosos. Os dízimos foram posteriormente concedidos aos levitas pelo uso do santuário e pela manutenção de si e de suas famílias, pois não tinham outra herança em Israel.

Comentário de John Calvin

20. E ele lhe deu o dízimo de todos . Há quem entenda que os dízimos foram dados a Abrão; mas o apóstolo fala de outra maneira, ao declarar que Levi pagara o dízimo nos lombos de Abrão ( Hebreus 7: 9 ) quando Abrão ofereceu o dízimo a um sacerdote mais excelente. E realmente o que os expositores acima mencionados significam, seria mais absurdo; porque, se Melquisedeque era o sacerdote de Deus, comportava-o a receber dízimos em vez de pagá-los. Nem se deve duvidar, mas Abrão ofereceu o presente a Deus, na pessoa de Melquisedeque, para que, com essas primícias, ele pudesse dedicar todos os seus bens a Deus. Abrão, portanto, voluntariamente deu o dízimo a Melquisedeque, para honrar seu sacerdócio. Além disso, como parece que isso não foi feito de maneira injusta ou precipitada, o apóstolo infere adequadamente que, nesta figura, o sacerdócio levítico está subordinado ao sacerdócio de Cristo. Por outras razões, Deus depois ordenou que os dízimos fossem dados a Levi sob a Lei; mas, na era de Abrão, eles eram apenas uma oferta sagrada, dada como penhor e prova de gratidão. No entanto, é incerto se ele ofereceu o título dos espólios ou dos bens que possuía em casa. Mas, como é improvável que ele tenha sido liberal com os bens de outras pessoas e tenha dado uma décima parte da presa, da qual ele havia decidido não tocar sequer um fio, prefiro conjeturar que esses dízimos foram retirados de sua própria propriedade. No entanto, não admito que eram pagos anualmente, como alguns imaginam, mas, em minha opinião, ele dedicou esse presente a Melquisedeque uma vez, com o objetivo de reconhecê-lo como o sumo sacerdote de Deus: nem podia, ao naquele momento (como dizemos), entregue; (367), mas houve uma estipulação solene, da qual o efeito logo após se seguiu.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 14:20 . E bendito seja o Deus Altíssimo – Observe, 1º, em todas as nossas orações, devemos louvar a Deus e unir aleluias a todas as nossas hosanas. Esses são os sacrifícios espirituais que devemos oferecer diariamente, e em ocasiões específicas. 2d, Deus, como o Deus Altíssimo, deve ter a glória de todas as nossas vitórias. Neles, ele se mostra mais alto que nossos inimigos e mais alto que nós, pois sem ele nada poderíamos fazer. E ele lhe deu o dízimo de tudo – isto é, dos despojos, Hebreus 7: 4 . Isso pode ser considerado, primeiro, como uma gratificação apresentada a Melquisedeque, em troca de seus respeitos. 2d, Como uma oferta dedicada ao Deus Altíssimo, e portanto colocada nas mãos de Melquisedeque, seu sacerdote. Jesus Cristo, nosso grande Melquisedeque, deve ser humildemente reconhecido por todos nós como nosso Rei e Sacerdote, e não apenas o dízimo de todos, mas tudo o que temos, deve ser entregue a ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 9:26 – Disse ainda: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem! Seja Canaã seu escravo.

Gênesis 24:27 – dizendo: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor”.

Gênesis 28:22 – E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo”.

Levítico 27:30 – “Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.

Números 28:26 – “No dia da festa da colheita dos primeiros frutos, a Festa das Semanas, quando apresentarem ao Senhor uma oferta do cereal novo, convoquem uma santa assembléia e não façam trabalho algum.

Deuteronômio 12:17 – Vocês não poderão comer em suas próprias cidades o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, nem a primeira cria dos rebanhos, nem o que, em voto, tiverem prometido, nem as suas ofertas voluntárias ou dádivas especiais.

Deuteronômio 14:23 – Comam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus.

Deuteronômio 14:28 – Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano e armazene-os em sua própria cidade,

Josué 10:42 – Também subjugou todos esses reis e conquistou suas terras numa única campanha, pois o Senhor, o Deus de Israel, lutou por Israel.

2 Crônicas 31:5 – Assim que se divulgou essa ordem, os israelitas deram com generosidade o melhor do trigo, do vinho, do óleo, do mel e de tudo o que os campos produziam. Trouxeram o dízimo de tudo. Era uma grande quantidade.

2 Crônicas 31:12 – Então recolheram fielmente as contribuições, os dízimos e os presentes dedicados. O levita Conanias foi encarregado dessas coisas, e seu irmão Simei era o seu auxiliar.

Neemias 10:37 – “Além do mais, traremos para os depósitos do templo de nosso Deus, para os sacerdotes, a nossa primeira massa de cereal moído, e as nossas primeiras ofertas de cereal, do fruto de todas as nossas árvores e de nosso vinho e azeite. E traremos o dízimo das nossas colheitas para os levitas, pois são eles que recolhem os dízimos em todas as cidades onde trabalhamos.

Neemias 13:12 – E todo o povo de Judá trouxe os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos.

Salmos 44:3 – Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.

Salmos 68:19 – Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas. Pausa

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 144:1 – Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha.

Amós 4:4 – “Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia.

Malaquias 3:8 – “Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas.

Malaquias 3:10 – Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Lucas 18:12 – Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Hebreus 7:4 – Considerem a grandeza desse homem: até mesmo o patriarca Abraão lhe deu o dízimo dos despojos!

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *