Estudo de Malaquias 3:8 – Comentado e Explicado

Pode o homem enganar o seu Deus? Por que procurais enganar-me? E ainda perguntais: Em que vos temos enganado? No pagamento dos dízimos e nas ofertas.
Malaquias 3:8

Comentário de Albert Barnes

Um homem deve roubar ou trapacear – defraudar Deus? Deus responde pergunta por pergunta, mas, com isso, leva-o para a alma do pecador e apela à sua consciência. A consciência está fortalecida e responde novamente: “Em quê?” Deus especifica apenas duas coisas, óbvias, patentes, que, sendo coisas materiais, elas não podiam negar. “Nos dízimos e ofertas.” As ofertas incluíam várias classes de dívidas a Deus:

a) os primeiros frutos;

(b) o meio-siclo anual Êxodo 30: 13-15 ;

(c) as ofertas feitas para o tabernáculo Êxodo 25: 2-3 ; Êxodo 35: 5 , Êxodo 35:21 , Êxodo 35:24 ; Êxodo 36: 3 , Êxodo 36: 6 e o segundo templo Esdras 8:25 em sua primeira ereção; é usado para ofertas comuns;

(d) dos dízimos de seus próprios dízimos, que os levitas pagaram aos sacerdotes Números 18:26 , Números 18: 28-29 ;

(e) das porções do sacrifício que foram acumuladas pelos sacerdotes Levítico 7:14 .

Comentário de Thomas Coke

Malaquias 3: 8 . Um homem roubará a Deus “Finja o que quiser à reverência e temor de Deus, se você tirar o que é consagrado, de acordo com a lei de Moisés, ao serviço de Deus e seu templo, você não faz melhor do que roubar a Deus ele mesmo.”

Comentário de Joseph Benson

Malaquias 3: 8-9 . Um homem roubará a Deus – Grotius lê: “Alguém se atreveria a roubar seus juízes como você me roubou?” a palavra traduzida por Deus às vezes significa juízes ou magistrados. Alguns outros apresentam a cláusula: É certo que Deus seja roubado (ou fraudado) pelo homem? Aqui Deus lhes dá uma resposta para sua pergunta no versículo anterior: Para onde retornaremos; ou se arrepender e alterar? Mas você me roubou – Apesar de ser tão injusto e presunçoso defraudar Deus, que os homens em geral têm medo de fazê-lo, mas você o fez. Você pergunta, onde você me roubou? Eu respondo: Nos dízimos e nas ofertas – Com isso parece significar as primícias de suas terras e gado, e outras ofertas que foram atribuídas aos sacerdotes, Deuteronômio 18: 4 , das quais receitas deviam prover os sacrifícios diários , e também mantém os levitas, que assistiram ao serviço no templo. Vocês são amaldiçoados com uma maldição – São grandemente amaldiçoados, ou você está sob uma maldição pesada e provavelmente ainda o fará, pois a maldição continuará sobre você enquanto você continuar neste seu caminho pecaminoso. Pois vós me roubastes, mesmo toda esta nação – Este não foi o crime de apenas alguns, mas em geral me enganaste, e o mal cairá sobre você por isso. Em uma nota em Romanos 2:22 , onde o apóstolo classifica o sacrilégio com a idolatria, Grotius observa: “Não há muitos distantes falsos de deuses colere e verum spoliare”. Há muito pouca diferença entre adorar falsos deuses e roubar o Deus verdadeiro.

Comentário de Adam Clarke

Um homem roubará a Deus? Aqui está um ponto em que você é culpado; retereis o dízimo e as ofertas do templo de Deus, para que a adoração divina seja negligenciada.

Comentário de E.W. Bullinger

homem Hebraico “adão. App-14.

rob = fraudar. Uma palavra rara. Ocorre apenas aqui, em Malaquias 3: 8 , Malaquias 3: 9 ; Provérbios 22:23 .

Deus Hebraico. Elohim . App-4.

roubaram = estão enganando.

dízimos. Referência ao Pentateuco ( Levítico 27: 30-33 . Números 18: 21-32 . Deuteronômio 12:17 , etc .; Malaquias 14: 22-29 ). App-92.

ofertas = ofertas elevadas. Literalmente, no dízimo e na oferta alçada. Hebraico. trumah. App-43. Não é a mesma palavra que nos versículos: Malaquias 3: 3 , Malaquias 3: 4 , Malaquias 3:10 , Malaquias 1:11 , Malaquias 1:13 ; Malaquias 2:12 , Malaquias 2:13 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *