Estudo de 1 Reis 3:5 – Comentado e Explicado

O Senhor apareceu-lhe em sonhos em Gabaon durante a noite, e disse-lhe: Pede-me o que queres que eu te dê.
1 Reis 3:5

Comentário de Albert Barnes

O Senhor apareceu a Salomão em um sonho – Compare as referências marginais e Gênesis 15: 1 ; Gênesis 28:12 ; Gênesis 37: 5 .

Comentário de Thomas Coke

1 Reis 3: 5 . O Senhor apareceu a Salomão em um sonho – O sono é como um estado de morte para a alma; em que os sentidos estão bloqueados e a compreensão e a privação do livre exercício de suas funções. E, no entanto, isso não é impedimento para Deus em comunicar sua vontade à humanidade: pois, sem dúvida, ele tem poder não apenas para despertar nossas faculdades intelectuais, mas também para promovê-las acima de sua medida comum de percepção, mesmo enquanto o corpo está dormindo. Veja Jó 33:14 . Em uma palavra, não podemos deixar de permitir que Deus possa se aproximar da alma de muitas maneiras diferentes, quando o corpo está em um estado de descanso e inatividade; pode se mover e acioná-lo como bem entender; e quando ele está inclinado a fazer uma descoberta de qualquer coisa, pode colocar uma representação tão viva disso antes do entendimento, para evitar que um homem duvide da realidade da visão. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 3: 5 . O Senhor apareceu a Salomão em um sonho – Como ele havia feito a Jacó em Betel, Gênesis 28:13 ; e para outros em diferentes ocasiões, Gênesis 20: 3 ; Gênesis 26:24 . O sono é como um estado de morte para a alma; em que os sentidos estão bloqueados e a compreensão e a privação do livre exercício de suas funções. E, no entanto, isso não é impedimento para Deus em comunicar sua vontade à humanidade; sem dúvida, ele tem poder, não apenas para despertar nossas faculdades intelectuais, mas para promovê-las acima de sua medida comum de percepção, mesmo enquanto o corpo está dormindo. Salomão havia orado no dia anterior com grande fervor e desejava a Deus o dom da sabedoria: ver Sabedoria de Salomão 7: 7 . Durante a noite, Deus apareceu a ele em um sonho e pediu que ele perguntasse o que quisesse. Salomão, ainda com a mente cheia do desejo de sabedoria, pediu e obteve: para que a oração ou desejo que ele proferisse em seu sonho não fosse senão a consequência da opção que ele havia feito no dia anterior, quando estava acordado. Em uma palavra, embora devamos permitir que a alma do homem, quando o corpo está dormindo, esteja em um estado de descanso e inatividade; todavia, não podemos deixar de pensar que Deus pode abordá-lo de muitas maneiras diferentes; pode se mover e acioná-lo como bem entender; e, quando ele está inclinado a fazer uma descoberta de qualquer coisa, pode colocar uma representação tão viva disso antes do entendimento, que fará o homem não duvidar da realidade da visão. Veja Calmet e Dodd.

Comentário de E.W. Bullinger

Sonhe. Um dos vinte nas Escrituras. Veja nota em Gênesis 20: 3 . Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

a dream – This was the night after he had offered the sacrifices, (see 2 Chronicles 1:7 ;), and probably after he had earnestly prayed for wisdom; O Senhor apareceu a Salomão em um sonho – Esta foi a noite em que ele ofereceu os sacrifícios (ver 2 Crônicas 1: 7 ;), e provavelmente depois que ele orou sinceramente por sabedoria; ver Sab. 7: 7: Por isso orei e me foi dada compreensão; invoquei a Deus, e o espírito de sabedoria veio a mim. Se fosse esse o caso, o sonho poderia ter sido a conseqüência de sua fervorosa oração por sabedoria: é provável que as imagens daquelas coisas que ocupam a mente durante o dia se repitam durante a noite; e essa é, de fato, a origem da maior parte de nossos sonhos. Mas isso parece ter sido sobrenatural.

Gregory Nyssen, falando de diferentes tipos de sonhos, observa que nossos órgãos e cérebro não são diferentes de um instrumento musical; enquanto as cordas de tais instrumentos têm seu grau adequado de tensão, elas emitem, quando tocadas, um som harmonioso, mas assim que relaxadas ou aparafusadas, elas não emitem nenhum som. Durante nossas horas de vigília, nossos sentidos, tocados por nossa razão, produzem o concerto mais harmonioso; mas assim que dormimos, o instrumento não é mais capaz de emitir qualquer som, a menos que aconteça que a lembrança do que passou durante o dia retorne e se apresente à mente enquanto estamos dormindo, e assim forme um sonho; assim como as cordas de um instrumento continuam emitindo sons fracos por algum tempo depois que o músico deixa de tocá-los. – Veja Greg. Nyss. De opificio hominis, cap. xii., p. 77. Oper. vol. i., editar. Morell. Par. 1638

Isso pode explicar, em certa medida, sonhos comuns: mas até suponha que não devemos permitir que Salomão tenha sido o dia anterior, solicitando sinceramente o dom da sabedoria de Deus, mas podemos conceder que um sonho como esse possa ser produzido pela comunidade. influência imediata de Deus sobre a alma. E se Salomão recebeu sua sabedoria por inspiração imediata do céu, esse era o tipo de sonho que ele tinha; um sonho pelo qual essa sabedoria foi realmente comunicada. Mas, provavelmente, não precisamos levar tanto esse assunto em milagre: Deus pode ser o autor de sua extraordinária sabedoria, como ele foi o autor de suas extraordinárias riquezas. Alguns dizem: “Ele se deitou tão ignorante quanto os outros homens e, no entanto, levantou-se de manhã mais sábio do que todos os filhos dos homens”. Acho que isso é tão credível quanto ele deitou com uma receita escassa e, pela manhã, quando ele se levantou, encontrou seu tesouro cheio. Em suma, as bênçãos especiais de Deus lhe trouxeram riquezas por meio de seus próprios cuidados e indústria; como a inspiração do Todo-Poderoso lhe deu entendimento, enquanto ele dava seu coração para buscar e procurar por sua sabedoria, todas as coisas sob o sol, Eclesiastes 1:13 . Deus deu a ele as sementes de um entendimento extraordinário e, com muito estudo e pesquisa, eles cresceram sob a bênção divina e produziram uma colheita abundante; mas, infelizmente! eles não continuaram a crescer.

Referências Cruzadas

Gênesis 28:12 – E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Números 12:6 – e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

1 Reis 9:2 – o Senhor lhe apareceu pela segunda vez, como lhe havia aparecido em Gibeom.

2 Crônicas 1:7 – Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.

Jó 33:14 – Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba.

Mateus 1:20 – Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Mateus 2:13 – Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

Mateus 2:19 – Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Marcos 10:36 – “O que vocês querem que eu lhes faça? “, perguntou ele.

Marcos 10:38 – Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? “

Marcos 11:24 – Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.

João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

1 João 5:14 – Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *