Estudo de Salmos 34:7 – Comentado e Explicado

O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva.
Salmos 34:7

Comentário de Albert Barnes

O anjo do Senhor – O anjo a quem o Senhor envia, ou que vem, a seu comando, com o objetivo de proteger o povo de Deus. Isso não se refere a nenhum anjo em particular como alguém que foi especificamente chamado “o anjo do Senhor”, mas pode se referir a qualquer um dos anjos que o Senhor possa comissionar para esse fim; e a frase é equivalente a dizer que “anjos” abrangem e protegem os amigos de Deus. A palavra “anjo” significa propriamente um “mensageiro”, e então é aplicada aos seres santos ao redor do trono de Deus que são enviados como seus “mensageiros” para a humanidade; quem é designado para comunicar sua vontade, executar seus comandos; ou para proteger seu povo. Compare Mateus 24:31 , note; Jó 4:18 , note; Hebreus 1: 6 , nota; João 5: 4 , nota. Uma vez que a palavra tem um significado geral, e denotaria em si apenas um mensageiro, a qualificação é adicionada aqui que é um “anjo do Senhor” que é mencionado, e que se torna um protetor do povo de Deus.

Acampa – literalmente, ” armar sua barraca”. Gênesis 26:17 ; Êxodo 13:20 ; Êxodo 17: 1 . Então a palavra passa a significar “defender”; para “proteger”: Zacarias 9: 8 . A idéia aqui é que o anjo do Senhor protege o povo de Deus como um exército defende um país, ou como tal exército seria uma proteção. Ele “arma sua tenda” perto do povo de Deus e está lá para protegê-los do perigo.

Sobre aqueles que o temem – Seus verdadeiros amigos, a amizade por Deus é frequentemente indicada pela palavra medo ou reverência. Veja as notas em Jó 1: 1 .

E os livra – os salva do perigo. O salmista evidentemente tem seu próprio caso em vista, e a observação geral aqui se baseia em sua própria experiência. Ele atribui sua segurança do perigo no momento a que se refere, não à sua própria arte ou habilidade; não ao valor de seu próprio braço ou às proezas de seus seguidores, mas à bondade de Deus em enviar um anjo, ou uma companhia de anjos, para resgatá-lo; e, portanto, ele deduz que o que era verdadeiro de si mesmo seria verdadeiro para os outros, e que a afirmação geral pode ser feita, apresentada neste versículo. A doutrina é frequentemente afirmada nas Escrituras. Nada é mais claro ou constantemente afirmado do que os anjos são empregados na defesa do povo de Deus; em liderá-los e guiá-los; consolando-os sob provação e sustentando-os na morte; como também é afirmado, por outro lado, que anjos maus são constantemente empregados para levar os homens à ruína. Compare Daniel 6:22 , note; Hebreus 1:14 , note. Veja também Gênesis 32: 1-2 ; 2 Reis 6:17 ; Salmo 91:11 ; Lucas 16:22 ; Lucas 22:43 ; João 20:12 . Pode-se acrescentar que ninguém pode provar que o que aqui é declarado pelo salmista pode não ser literalmente verdade no momento; e acreditar que estamos sob a proteção dos anjos pode ser tão filosófico quanto piedoso. O filho mais solitário, o mais humilde, o mais obscuro e o mais pobre de Deus, pode ter perto dele e ao seu redor um séquito e uma defesa que os reis nunca têm quando seus exércitos lançam suas tendas ao redor de seus palácios e quando mil espadas seria imediatamente atraído para defendê-los.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 34: 7 . O anjo do Senhor, etc. – Essa é outra razão pela qual os homens devem louvar e glorificar a Deus. O número singular é colocado aqui para o plural; pois o salmista não fala de um único anjo, mas de um guarda de anjos, no entanto, por unanimidade em seu serviço, como se eles fossem apenas um; Acampa em volta daqueles que o temem – Como salva-vidas em torno de um príncipe; e os livra – os guarda dos perigos de todos os lados, ou os resgata deles, e das provações e angústias quando são sofridos por cair neles: para qual trabalho são designados por Deus, Hebreus 1:14 . Deus faz uso da presença de bons espíritos, para a proteção de seu povo da malícia e do poder dos espíritos malignos, e de mais bons ofícios que os santos anjos nos fazem diariamente do que temos consciência. Embora com dignidade e doações da natureza, eles são muito superiores a nós; embora eles mantenham sua retidão primitiva, que perdemos; embora tenham emprego constante no mundo superior para louvar a Deus e tenham direito a descanso e bem-aventurança constantes lá; todavia, em obediência ao Criador, e apaixonados pelos que têm sua imagem, eles condescendem em ministrar aos santos e os defendem contra os poderes das trevas. Eles não apenas os visitam, mas acampam em volta deles, agindo para o bem deles como realmente, embora não tão sensatamente, quanto para Jacó, Gênesis 32: 1 , e Eliseu, 2 Reis 6:17 . Toda a glória seja para o Deus dos anjos!

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Comentário de E.W. Bullinger

O anjo do SENHOR. Ocorre nos Salmos somente aqui e nos Salmos 35: 5 . Aqui, em misericórdia; lá, em julgamento. Compare o Ato 12: libertar Pedro (versículos: Salmos 34: 7-11 ) e ferir Herodes ( Salmos 34:23 ).

acampar. Hebraico. hanah. Daí o nome “Maha-naim” = dois acampamentos na visão de Jacó, depois mencionados na história de Davi ( 2 Samuel 17:24 , 2 Samuel 17:27 ; 2 Samuel 19:32 ).

medo = reverência.

Comentário de Adam Clarke

O anjo do Senhor acampou em volta – eu deveria considerar esse anjo à luz de um vigia percorrendo seu circuito e tendo como objeto os seus cuidados especiais, como temer o Senhor.

Comentário de John Calvin

7. O anjo de Jeová acampa em volta dos que o temem. Aqui, Davi discute em geral o favor paternal de Deus para com todos os piedosos; e como a vida do homem é exposta a inúmeros perigos, ele ao mesmo tempo nos ensina que Deus é capaz de libertá-los. Especialmente os fiéis, que são como ovelhas no meio de lobos, assediados como se fossem a morte em todas as formas, são constantemente assediados pelo medo de algum perigo que se aproxima. Davi, portanto, afirma que os servos de Deus são protegidos e defendidos pelos anjos. O objetivo do salmista é mostrar que, embora os fiéis sejam expostos a muitos perigos, eles podem ter certeza de que Deus será o fiel guardião de sua vida. Mas, para confirmá-los ainda mais nessa esperança, ele acrescenta ao mesmo tempo, e não sem razão, que aqueles a quem Deus preservaria em segurança, ele defende pelo poder e pelo ministério dos anjos. Somente o poder de Deus seria de fato suficiente para realizar isso; mas, com misericórdia de nossa enfermidade, ele garante empregar anjos como seus ministros. Serve pouco para a confirmação de nossa fé saber que Deus tem inúmeras legiões de anjos que estão sempre prontas para seu serviço tantas vezes quanto ele tem prazer em nos ajudar; mais ainda, que os anjos, também chamados principados e poderes, sempre se dedicam à preservação de nossa vida, porque sabem que esse dever lhes é confiado. Deus é realmente designado com propriedade a muralha de sua Igreja, e todo tipo de fortaleza e local de defesa (694) para ela; mas, adaptando-se à medida e extensão de nosso atual estado imperfeito, ele manifesta a presença de seu poder para nos ajudar através da instrumentalidade de seus anjos. Além disso, o que o salmista aqui diz sobre um anjo no número singular deve ser aplicado a todos os outros anjos: pois eles são distinguidos pela denominação geral de

“Espíritos ministradores enviados para ministrar àqueles que serão os herdeiros da salvação” ( Hebreus 1:14 😉

e as Escrituras em outros lugares nos ensinam que, sempre que isso agrada a Deus, e sempre que ele sabe que é para seu benefício, muitos anjos são designados para cuidar de cada um de seu povo ( 2 Reis 6:15 ; Salmos 91:11). ; Lucas 16:22 .) A quantidade então do que foi dito é que, por maior que seja o número de nossos inimigos e os perigos pelos quais estamos cercados, os anjos de Deus, armados com poder invencível, vigiam constantemente nós, e se dispõem de todos os lados para ajudar e libertar-nos de todo mal.

Comentário de John Wesley

O anjo do SENHOR acampa em redor dos que o temem, e os livra.

O anjo – Os anjos, o número singular sendo colocado para o plural.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *