Estudo de Jeremias 14:9 – Comentado e Explicado

Por que sois como um homem desvairado, como um guerreiro que não nos pode mais defender? No entanto, Senhor, permaneceis entre nós, e é o vosso nome que trazemos. Não nos abandoneis!
Jeremias 14:9

Comentário de Albert Barnes

Surpresa – A palavra pode significar “aquele que é pego de surpresa e perde a presença de espírito”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 14: 9 . Por que você deveria ser como um homem espantado Por que você deveria ser como um homem sem conselhos? Houbigant.

Comentário de Adam Clarke

Contudo tu, ó Senhor, estás no meio de nós – Tua arca, templo e ritos sagrados, estão todos aqui; e tu, que estás em todos os lugares presentes, também estás aqui: mas, infelizmente! você não se revela como o Pai das misericórdias, que perdoa iniqüidade, transgressão e pecado.

Somos chamados pelo teu nome; não nos deixe – Vamos chamar-te nosso Pai e dizer-nos: “Vós sois meus filhos e filhas!” O não nos deixe!

Comentário de John Calvin

Quanto às palavras que se seguem, por que você deveria ser como um homem espantado ou aterrorizado? Eu fico “aterrorizado” por uma pessoa não cultivada, como dizemos em nossa língua, homme savage (111) É então acrescentado: como um gigante que não pode salvar; isto é, um ajudante forte, mas sem pele, que possui grande força, mas falha, porque se torna inútil por sua própria massa. E assim o Profeta diz que seria uma coisa estranha que Deus fosse como um homem forte, ansioso por trazer ajuda e, no entanto, não deveria fazer nada.

Depois de ter dito essas coisas, ele se une ao contraste a que me referi, mas você está no meio de nós, Jeová, seu nome é chamado, não nos abandone . Agora vemos que o Profeta rejeita todas as outras razões e se auto-critica. somente à aliança gratuita de Deus, e recai sobre sua misericórdia. Tu és, ele diz, no meio de nós, Deus havia se vinculado por seu próprio pacto, pois ninguém mais poderia tê-lo vinculado. Então ele diz: Teu nome é chamado a nós. Poderia o povo se gabar de algo próprio ao ser assim chamado? De jeito nenhum; mas o fato de serem chamados dependia de uma aliança gratuita. Como então o Profeta jogou fora todo mérito nas obras e toda confiança nas satisfações, não restava nada para ele senão a promessa de Deus, que se baseava no livre e bom prazer de Deus. Aprendemos, portanto, sempre que oramos a Deus, a não apresentar nossas próprias satisfações, que nada mais são do que coisas sujas, abomináveis ??a Deus, mas alegar apenas seu próprio nome e promessa, até a aliança que ele fez conosco. em seu Filho unigênito, e confirmado por seu sangue.

Como no primeiro caso, “o peregrino” e o “viajante” são os mesmos, apenas o que é dito sobre o último é mais específico; assim parece estar aqui: o homem, pego de surpresa, é descrito apenas mais como aquele que não pode, por essa razão, salvar. Os dois versos podem ser assim renderizados –

8. A esperança de Israel! seu Salvador em tempos de angústia! Por que és como um peregrino na terra? Ou como um viajante se virando para passar a noite?

9. Por que você é como um pego de surpresa – Como um homem que não é capaz de salvar? Contudo, tu estás no meio de nós, Jeová; E o teu nome, sobre nós, é chamado: Não nos abandone

Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

no meio. Referência ao Pentateuco ( Êxodo 29:45 . Levítico 26:11 , Levítico 26:12 ). App-92.

nós somos chamados, etc. = Teu nome foi chamado a nós.

Comentário de John Wesley

Por que você deveria ser como um homem atônito, como um homem poderoso que não pode salvar? todavia tu, Senhor, estás no meio de nós, e somos chamados pelo teu nome; não nos deixe.

Surpreendido – Em tal desordem, através de uma grande paixão, que ele é capaz de não fazer nada.

Um homem poderoso – Como um homem que, por sua própria natureza, é forte, mas com a doença tão enfraquecida, que ele não pode oferecer nenhuma força para o socorro de seus amigos.

Ainda – Ainda (diz o profeta) tu estás no meio de nós; de toda a terra, conforme o que Deus havia declarado, Números 5: 3 ; 35:34. Não contamines a terra em que habitareis, em que eu habito; porque eu, o Senhor, habito entre os filhos de Israel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *