Estudo de Efésios 4:5 – Comentado e Explicado

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
Efésios 4:5

Comentário de Albert Barnes

Um Senhor – Isso evidentemente se refere ao Senhor Jesus. O “Espírito” é mencionado no verso anterior; o Pai no versículo seguinte. Sobre a aplicação da palavra “Senhor” ao Salvador, veja as notas em Atos 1:24 . O argumento aqui é que deve haver unidade entre os cristãos, porque eles têm um Senhor e Salvador. Eles não têm salvadores diferentes adaptados a diferentes classes; não um para o judeu e outro para o grego; não um para os ricos e outro para os pobres; não um para o vínculo e outro para o livre. Existe apenas um. Ele pertence em comum a todos como seu Salvador; e ele tem o direito de governar um tanto quanto outro. Não há melhor maneira de promover a unidade entre os cristãos do que lembrá-los de que eles têm o mesmo Salvador. E quando ciúmes e queimaduras de coração surgem; ou quando estão dispostos a discutir sobre insignificâncias; quando magnificarem assuntos sem importância até que corram o risco de despedaçar a igreja, sintam que têm um Senhor e Salvador, e deixarão de lado suas alegações e serão um novamente. Que dois homens que nunca se viram antes, se encontrem em uma terra distante e sintam que têm o mesmo Redentor, e seus corações se misturam. Eles não são alienígenas, mas amigos. Um cordão de simpatia é atingido com mais ternura do que aquele que os liga ao país ou ao lar e, apesar de diferentes nações, tez ou hábitos, eles sentirão que são um. Por que surgirão contendas entre aqueles que têm o mesmo Redentor?

Uma fé – a mesma crença. Ou seja, a crença nas mesmas doutrinas ou a fé da mesma natureza no coração. A palavra pode ser usada em qualquer sentido. Não vejo razão para que não deva incluir “ambos” aqui ou ser usado no sentido mais amplo. Se assim for, significa que os cristãos devem estar unidos porque mantêm as mesmas grandes doutrinas; e também, porque eles têm a mesma confiança no Redentor em seus corações. Eles mantêm o mesmo sistema que o distingue do judaísmo, paganismo, maometanismo, deísmo; e eles devem, portanto, ser um. Eles têm a mesma confiança em Cristo, como um princípio prático e vivo – e devem, portanto, ser um. Eles podem diferir em outros anexos; em temperamento; em busca; em profissões na vida – mas eles têm uma fé comum – e deveriam ser um.

Um batismo – Isso não afirma que existe um modo de batismo, mas se refere à “coisa em si”. Todos eles são batizados em nome do mesmo Pai, Salvador, Santificador. Todos eles foram assim consagrados a Deus e dedicados ao seu serviço. Seja por imersão, vazamento ou aspersão, todos foram batizados com água; seja feito nos anos adultos ou na infância, o mesmo ato solene foi realizado em todos – o ato de consagração ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Esta passagem não pode ser aduzida para provar que apenas um “modo” de batismo é lícito, a menos que seja demonstrado que a coisa mencionada aqui era o “modo” e não “a coisa em si”; e, a menos que se prove que Paulo pretendia construir seu argumento para a “unidade” dos cristãos, no fato de que a mesma “forma” foi usada em seu batismo. Mas, evidentemente, esse não é o objetivo de seu argumento.

O argumento é que realmente havia apenas um “batismo” – não que houvesse apenas um “modo” de batismo. Eu não poderia usar esse argumento dessa forma: “Os cristãos deveriam ser um porque foram todos batizados por aspersão;” “e, no entanto, o argumento seria tão forçado quanto usá-lo dessa forma:” Os cristãos deveriam ser um porque todos eles foram batizados por imersão. ‘”Há um batismo, não um“ modo ”de batismo; e nenhum homem tem o direito de “assumir” que só pode haver um modo, e depois aplicar essa passagem a isso. A “coisa essencial” no argumento diante de nós é que houve uma consagração ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, pela aplicação da água. Assim, entendido, o argumento é aquele que será “sentido” por todos os que foram devotados a Deus pelo batismo. Eles fizeram os mesmos votos sobre eles. Eles se consagraram ao mesmo Deus. Eles fizeram a mesma profissão solene de religião. A água foi aplicada a todos como emblema das influências purificadoras do Espírito Santo; e tendo sido assim iniciados de maneira solene na mesma profissão religiosa, eles deveriam ser um. (Veja a nota de Mateus 3: 6 e a nota de Mateus 3:16 .)

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . App-98.

. isto é doutrina; por Metonymy, App-6. Veja App-150.

batismo . Grego. batismo. App-115. O batismo do Espírito por quem somos batizados em um corpo. (Veja Como Apreciar a Bíblia, pelo falecido Dr. EW Bullinger, p. 128.)

Comentário de John Calvin

5. Um senhor. Na primeira Epístola aos Coríntios, ele emprega a palavra Senhor, para denotar simplesmente o governo de Deus.

“Existem diferenças de administração, mas o mesmo Senhor.”
( 1 Coríntios 12: 5 )

No presente caso, como ele logo depois menciona expressamente o Pai, ele dá esse apelo estritamente a Cristo, que foi designado pelo Pai para ser nosso Senhor, e a cujo governo não podemos estar sujeitos, a menos que sejamos de um. mente. A repetição frequente da palavra um é enfática. Cristo não pode ser dividido. A fé não pode ser rasgada. Não há vários batismos, mas um que é comum a todos. Deus não pode deixar de ser um e imutável. Não podemos deixar de ser nosso dever nutrir a santa unidade, que está vinculada por tantos laços. A fé e o batismo, e Deus, o Pai, e Cristo, devem nos unir, de modo a quase se tornar um homem. Todos esses argumentos a favor da unidade merecem ser ponderados, mas não podem ser totalmente explicados. Acho que é suficiente dar uma rápida olhada no significado do apóstolo, deixando a ilustração completa para os pregadores do evangelho. A unidade da fé, aqui mencionada, depende da única e eterna verdade de Deus, sobre a qual se baseia.

Um batismo, Isso não significa que o batismo cristão não deve ser administrado mais de uma vez, mas que um batismo é comum a todos; de modo que, por meio dele, começamos a formar um corpo e uma alma. Mas se esse argumento tiver alguma força, um argumento muito mais forte será fundamentado na verdade: que o Pai, o Filho e o Espírito são um Deus; pois é um batismo, que é celebrado em nome das Três Pessoas. Que resposta os arianos ou sabelianos responderão a esse argumento? O batismo possui tanta força que nos torna um; e no batismo, o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito, é invocado. Eles negarão que uma única divindade é o fundamento dessa unidade santa e misteriosa? Somos obrigados a reconhecer que a ordenança do batismo prova a existência de Três Pessoas em uma essência Divina.

Comentário de Adam Clarke

Um Senhor – Jesus Cristo, que é o governador desta Igreja.

Uma fé – Um sistema de religião, propondo os mesmos objetos à fé de todos.

Um batismo – Administrado em nome da Santíssima Trindade; indicativo das influências, privilégios e efeitos da religião cristã.

Comentário de John Wesley

Um Senhor, uma fé, um batismo,

Um batismo externo.

Referências Cruzadas

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Romanos 3:30 – visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 14:8 – Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 1:13 – Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

1 Coríntios 12:5 – Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

2 Coríntios 11:4 – Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.

Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 4:13 – até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Hebreus 6:6 – e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.

Hebreus 13:7 – Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

Tiago 2:18 – Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *