Estudo de Mateus 18:12 – Comentado e Explicado

Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
Mateus 18:12

Comentário de Albert Barnes

Para mostrar ainda mais a razão pela qual não devemos desprezar os cristãos, ele apresentou uma parábola que mostra a alegria sentida quando uma coisa perdida é encontrada. Um pastor se alegra com a recuperação de um de seus rebanhos que vagaram mais do que com tudo o que restou; então Deus se alegra que o homem seja restaurado; assim, ele busca sua salvação e deseja que ninguém assim encontrado pereça. Se Deus assim ama e preserva os remidos, certamente o homem não deve desprezá-los. Veja esta passagem explicada em Lucas 15: 4-10 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 18: 12-14 . Como você pensa – Qual você acha que seria a conduta de um pastor fiel? Se um homem tem cem ovelhas, e apenas uma delas se afasta do resto, e se perde, não deixa as noventa e nove no pasto ou no rebanho, e vai para as montanhas com o mais diligente cuidado e trabalho, e busca o que se desvia – com perseverança diligente? E se ele encontrar – Depois de uma busca longa e dolorosa; ele se alegra mais com aquela ovelha. – Que corria tanto perigo de finalmente se perder; do que nos noventa e nove que permaneceram em segurança. Assim, nosso Senhor mostra o amor indescritível de nosso Pai celestial às almas dos homens e o imenso cuidado que ele toma nelas. Ele, portanto, acrescenta: ” Não é a vontade de seu Pai, etc., que um desses pequeninos pereça – Ele os ama certamente infinitamente melhor do que o pastor ama suas ovelhas, e, portanto, não deixará de vigiá-los para sua preservação: e julgará todos aqueles que impediriam ou afastariam seu dever, o crente mais cruel. Observe, leitor, a gradação: os anjos, o Filho, o Pai!

Comentário de John Calvin

12. O que você acha? Lucas leva a ocasião desta parábola ainda mais para trás, como tendo surgido dos murmúrios dos fariseus e dos escribas contra nosso Senhor, a quem eles viam conversando diariamente com os pecadores. Cristo, portanto, pretendia mostrar que um bom professor não deve trabalhar menos para recuperar os que estão perdidos do que preservar os que estão em sua posse; embora, de acordo com Mateus, a comparação avance mais e nos ensine não apenas que devemos tratar com bondade os discípulos de Cristo, mas que devemos suportar suas imperfeições e esforçar-se, quando vagarem, para trazê-las de volta à estrada . Pois, embora às vezes vagueam, ainda que sejam ovelhas pelas quais Deus designou seu Filho como pastor, estamos longe de ter o direito de persegui-los ou expulsá-los bruscamente, que devemos recolhê-los de suas peregrinações. ; pois o objetivo do discurso é levar-nos a tomar cuidado com a perda do que Deus deseja que seja salvo. A narrativa de Lucas apresenta-nos um objeto um tanto diferente. É que toda a raça humana pertence a Deus e, portanto, devemos reunir os que se perderam e que devemos nos alegrar tanto quando os que estão perdidos retornam ao caminho do dever, como um homem faria. faça quem, além de sua expectativa, recuperou algo cuja perda o havia entristecido.

Comentário de Adam Clarke

Ele não deixa os noventa e nove, e vai para as montanhas – Assim, nossa tradução comum lê o versículo; outros, ele não deixa os noventa e nove nas montanhas e vai etc. Esta última leitura me parece a melhor; porque, em Lucas 15: 4 , diz-se que ele deixa as noventa e nove no deserto. A alusão, portanto, é a um pastor que alimenta suas ovelhas nas montanhas, no deserto; não buscando o perdido Nas montanhas.

Deixando os noventa e nove e buscando a Ovelha perdida: – Essa era uma forma muito comum de falar entre os judeus, e não inclui mistério, embora existam alguns que imaginam que nosso Senhor se refere aos anjos que não mantiveram seu primeiro estado. , e que eles são em número, para os homens, como Noventa são para Um. Mas é provável que nosso Senhor neste lugar apenas alude à sua constante solicitude de instruir, curar e salvar aquelas pessoas simples das costas do mar, aldeias rurais etc., que foram espalhadas pelo exterior, como ovelhas sem pastor ( Mateus 9:36 ;), os escribas e fariseus não prestam atenção ao seu bem-estar presente ou eterno. Isso também pode ser considerado como uma lição de instrução e conforto para os que se afastam. Quão dificilmente Cristo os desiste!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 18:12 . Ele não deixa os noventa e nove Isso pode ser traduzido: Ele não deixaria os noventa e nove nas montanhas (em seus pastos ou dobras ) e sairia para procurar, etc. Veja esta parábola em Lucas 15.

Comentário de John Wesley

Como você pensa? se um homem tem cem ovelhas, e uma se desvia, não deixa as noventa e nove, e vai para as montanhas, e procura o que se desvia?

Lucas 15: 4.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *