Estudo de João 12:25 – Comentado e Explicado

Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
João 12:25

Comentário de Albert Barnes

Aquele que ama sua vida … – Esse era um princípio favorito, uma espécie de “axioma” com o Senhor Jesus, que ele aplicava a si mesmo e a seus seguidores. Veja a nota de Mateus 10:39 ; Lucas 9:24 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

ama . Grego. phileo. App-135.

vida . Psuche grego . App-110 e App-170. Compare Mateus 10:39 ; Mateus 16:25 , Mateus 16:26 . Marcos 8: 35-37 . Lucas 9:24 ; 17:33 .

manter = guardar ou preservar. Grego. phulasso. Veja a nota em João 17:12 .

até. Grego. eis. App-104.

vida . Grego. zoe. App-170.

eterno. Grego. aionios. App-151.

Comentário de John Calvin

25. Quem ama a sua alma a destruirá. Para doutrinar, Cristo junta-se à exortação; pois, se devemos morrer para produzir frutos , devemos pacientemente permitir que Deus nos mortifique. Mas, como ele faz um contraste entre o amor à vida e o ódio à luz, devemos entender o que é amar e odiar a vida . Aquele que, sob a influência do desejo imoderado da vida atual, não pode deixar o mundo, mas por constrangimento, diz amar a vida ; mas quem, desprezando a vida , avança corajosamente até a morte, diz-se que odeia a vida . Não que devamos absolutamente odiar a vida, que é justamente considerada uma das mais altas bênçãos de Deus; mas porque os crentes devem alegremente colocá-lo, quando isso os impede de se aproximarem de Cristo; assim como um homem, quando deseja se apressar em qualquer assunto, tiraria de seus ombros um fardo pesado e desagradável. Em resumo, amar esta vida não é, por si só, errado, desde que só passemos por ela como peregrinos, mantendo nossos olhos sempre fixos em nosso objeto. Pois o verdadeiro limite da vida amorosa é quando continuamos nela enquanto ela agrada a Deus e quando estamos preparados para deixá-la assim que ele nos ordenar, ou – para expressá-la em uma única palavra – quando leve-o, por assim dizer, em nossas mãos, e ofereça-o a Deus como sacrifício. Quem leva seu apego à vida presente além desse limite, destrói sua vida ; isto é, ele a consigna à ruína eterna. Pois a palavra destruir ( ?p???se? ) não significa perder ou sustentar a perda de algo valioso, mas dedicá-la à destruição.

A alma dele. Freqüentemente acontece que a palavra soul??? , alma, é colocada para a vida . Alguns consideram que denota, nesta passagem, a sede dos afetos; como se Cristo tivesse dito: “amarrar quem se entrega demais aos desejos de sua carne destrói sua alma”. Mas essa é uma interpretação forçada, e a outra é mais natural, que quem desconsidera sua própria vida adota o melhor método de desfrutar eternamente.

Neste mundo. Para tornar o significado ainda mais claro, a frase neste mundo , que é apenas uma vez expressa, deve ser repetida duas vezes, para que o significado possa ser: “Eles não adotam o método adequado de preservar a vida de quem o ama. mundo , mas, por outro lado, eles realmente sabem como preservar suas vidas que a desprezam neste mundo . E, de fato, quem estiver apegado ao mundo, por sua própria vontade, se privará da vida celestial, da qual não podemos ser herdeiros de nenhuma outra maneira senão por sermos estrangeiros e estrangeiros no mundo . A conseqüência é que, quanto mais ansiosa uma pessoa está com sua própria segurança, mais ela se afasta do reino de Deus, ou seja, da vida verdadeira.

Aquele que odeia sua alma (22) eu já sugeri que essa expressão é usada comparativamente; porque devemos desprezar a vida , na medida em que ela nos impede de viver para Deus; pois se a meditação na vida celestial era o sentimento predominante em nossos corações: o mundo não teria influência em nos deter. Portanto, também obtemos uma resposta a uma objeção que pode ser solicitada. “Muitas pessoas, por desespero, ou por outros motivos, e principalmente por cansaço da vida, se matam; e, no entanto, não diremos que essas pessoas garantem sua própria segurança, enquanto outras são levadas à morte por ambição, que também correm para a ruína. ” (23) Mas aqui Cristo fala expressamente desse ódio ou desprezo a essa vida desvanecida, que os crentes derivam: da contemplação de uma vida melhor. Conseqüentemente, quem não olha para o céu ainda não aprendeu de que maneira a vida deve ser preservada. Além disso, esta última cláusula foi adicionada por Cristo, a fim de aterrorizar aqueles que desejam demais a vida terrena; pois se somos esmagados pelo amor do mundo, para que não possamos esquecê-lo facilmente, é impossível irmos para o céu. Mas como o Filho de Deus (24) nos desperta com tanta violência, seria a altura da loucura dormir um sono mortal.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que ama a sua vida – Veja em Mateus 10:39 ; (Nota); 14:26 ; (Nota). Estou prestes a desistir da minha vida pela salvação dos homens; mas rapidamente o receberei de volta com honra eterna, pela minha ressurreição dos mortos. Nisto eu deveria ser imitado por meus discípulos, que, quando chamados a ela, dariam suas vidas pela verdade; e, se o fizerem, os receberão novamente com honra eterna.

Comentário de Thomas Coke

João 12: 25-26 . Aquele que ama sua vida, etc. – Disse-lhes ainda mais que, como ele, o Mestre deles, deveria sofrer antes de sua exaltação, também eles, seus discípulos, deveriam esperar o mesmo; por qual motivo eles esperavam perseguição, decidindo firmemente perder até a própria vida, segundo seu exemplo, quando chamado a fazê-lo; e, nesse caso, ele prometeu a eles uma parte de sua coroa e glória – insinuando tacitamente, que os estranhos ficariam muito desapontados, se o desejo de conversar com ele procurasse a esperança de recomendar os seus anteriores preparativos para o seu favor. , “Se alguém me servir, desejar ser da minha casa, siga-o, etc.” ele enfatiza fortemente que seu reino deveria ser de natureza muito extensa; e que não apenas os prosélitos da justiça, ou da porta, mas também os próprios gentios idólatras, poderiam, ao crer no evangelho, ser admitidos em seus privilégios. Veja as passagens na margem e em Lucas 14:26 .

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = sistema mundial.

João 14:17 ; João 14:19 ; João 14:22 ; João 14:27 ; João 14:30 ; João 7: 7 (Ver Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Quem ama a sua vida a perderá; e quem odeia a sua vida neste mundo a manterá eternamente.

Aquele que ama a sua vida – Mais do que a vontade de Deus; a perderá eternamente: e quem odeia a sua vida – Em comparação com a vontade de Deus, a preservará. Mateus 10:39 .

Referências Cruzadas

Gênesis 29:30 – Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.

Eclesiastes 2:17 – Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado. Tudo era inútil, era correr atrás do vento.

Mateus 10:39 – Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

Mateus 16:25 – Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.

Mateus 19:29 – E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.

Marcos 8:35 – Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

Lucas 9:23 – Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

Lucas 14:26 – “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

Lucas 17:33 – Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 21:13 – Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Hebreus 11:35 – Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.

Apocalipse 12:11 – Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *