Estudo de Mateus 6:8 – Comentado e Explicado

Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.
Mateus 6:8

Comentário de E.W. Bullinger

sabe. Grego. oida. Muito significativo nessa conexão.

Comentário de John Calvin

8. Para que seu pai saiba Este único remédio é suficiente para remover e destruir a superstição que aqui é condenada. Pois de onde vem essa tolice de pensar que se obtém grande vantagem quando os homens cansam Deus por uma multiplicidade de palavras, mas porque imaginam que ele é como um homem mortal, que precisa ser informado e solicitado? Quem está convencido de que Deus não apenas cuida de nós, mas conhece todos os nossos desejos e antecipa nossos desejos e ansiedades antes de declará-los, deixará de fora vãs repetições e considerará o suficiente para prolongar suas orações, na medida do possível. ser necessário para exercer sua fé; mas achará absurdo e ridículo aproximar-se de Deus com enfeites retóricos, na expectativa de que ele seja movido por uma abundância de palavras.

Mas se Deus sabe de que coisas precisamos, antes de perguntarmos a ele, onde está a vantagem da oração? Se ele está pronto, por vontade própria, para nos ajudar, que propósito serve para empregar nossas orações, que interrompem o curso espontâneo de sua providência? O próprio design da oração fornece uma resposta fácil. Os crentes não oram, com o objetivo de informar a Deus sobre coisas desconhecidas para ele, ou de estimulá-lo a cumprir seu dever, ou de exortá-lo como se ele estivesse relutante. Pelo contrário, eles oram, a fim de se despertarem para procurá-lo, para que possam exercer sua fé meditando em suas promessas, para que possam se aliviar de suas ansiedades, derramando-as em seu seio; em uma palavra, para que possam declarar que somente Dele esperam e esperam, para si e para os outros, todas as coisas boas. O próprio Deus, por outro lado, propôs livremente, e sem ser solicitado, conceder bênçãos sobre nós; mas ele promete que os concederá às nossas orações. Devemos, portanto, manter ambas as verdades, que Ele antecipa livremente nossos desejos e, ainda assim, obtemos pela oração o que pedimos. Quanto à razão pela qual ele às vezes demora muito para nos responder, e às vezes até não concede nossos desejos, uma oportunidade de considerar isso ocorrerá posteriormente.

Comentário de Adam Clarke

Seu Pai sabe do que você precisa – A oração não é designada para informar a Deus, mas para dar ao homem uma visão de sua miséria; humilhar seu coração, excitar seu desejo, inflamar sua fé, animar sua esperança, elevar sua alma da terra para o céu, e lembrá-lo de que existe seu pai, seu país e herança.

Nos versículos anteriores, podemos ver três falhas, que nosso Senhor nos ordena a evitar em oração:

1º. Hipocrisia. Não seja como os hipócritas. Mateus 6: 5 .

2ndly. Dissipação. Entre no teu armário. Mateus 6: 6 .

3rdly. Muito falando, ou repetição sem sentido, não se assemelhe aos pagãos. Mateus 6: 7 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6: 8 . Portanto, não sejais semelhantes a eles Este argumento seria forçado contra toda oração em geral, se a oração fosse considerada apenas como um meio de tornar conhecidos nossos desejos a Deus; considerando que nada mais é do que um ato de obediência a nosso Pai celestial, que nos ordenou que orássemos a ele, cap. Mateus 7: 7 e fez disso uma condição para seus favores; uma expressão de nossa confiança nele, e dependência de sua bondade, pela qual reconhecemos que todos os benefícios que recebemos provêm dele e que devemos aplicar a ele para alcançá-los. “Essas palavras, diz o Dr. Heylin, são altamente instrutivas e podem servir para nos dar um conhecimento sólido e prático da verdadeira natureza da oração”. O fim apropriado da oração não é informar Deus sobre nossos desejos; onisciente como ele é, ele não pode ser informado: a única coisa que falta é uma disposição adequada de nossa parte para receber sua graça; e o ofício apropriado da oração é, através do mérito de Cristo e da graça de seu Espírito, produzir em nós tal disposição, de modo a tornar-nos súditos adequados para que a graça perdoadora e santificadora trabalhe; ou, em outras palavras, remover os obstáculos que nós mesmos colocamos à sua bondade. Agora, os principais obstáculos são a mente mundana e o amor próprio; por meio do qual nossos desejos se apegam a bens terrenos e interesses egoístas corruptos; mas, na oração, suspendemos esses desejos, nosso coração, pela graça, tornado somente Deus; e por quaisquer meios que alcancemos uma postura mental tão santa, eles são os meios adequados para a verdadeira devoção. Enquanto nossas mentes estiverem atentas a Deus somente, por qualquer sentimento que essa atenção seja mantida, por tanto tempo oramos. Quando essa atenção sinaliza, devemos renová-la, passando a outra consideração apropriada para manter nosso coração apegado a Deus por meio de Cristo e aberto a receber suas comunicações perdoadoras ou santificadoras.

Comentário de John Wesley

Portanto, não sejais semelhantes a eles: pois vosso Pai sabe do que precisa, antes de lhe perguntar.

Seu Pai sabe do que você precisa – Não oramos para informar Deus sobre nossos desejos. Onisciente como ele é, ele não pode ser informado de nada que não sabia antes: e está sempre disposto a aliviá-las. A principal coisa que queremos é uma disposição adequada de nossa parte para receber Sua graça e bênção. Conseqüentemente, um grande ofício de oração é produzir tal disposição em nós: exercer nossa dependência de Deus; aumentar nosso desejo pelas coisas que pedimos; para nós, tão sensíveis às nossas necessidades, que jamais cessaremos de lutar até que tenhamos vencido a bênção.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *