Estudo de Salmos 55:16 – Comentado e Explicado

Eu, porém, bradarei a Deus, e o Senhor me livrará.
Salmos 55:16

Comentário de Albert Barnes

Quanto a mim, clamarei a Deus – isto é, não tenho outro refúgio em meus problemas, mas posso ir até ele e derramar todos os desejos do meu coração diante dele.

E o Senhor me salvará – Isso expressa forte confiança. Na suposição de que o salmo se refere à rebelião de Absalão, Davi foi expulso de sua casa, e de seu trono, e da casa de Deus – um pobre exílio, abandonado por quase todos. Mas sua fé não falhou. Ele confiou em Deus e acreditava que era capaz de efetuar sua libertação e que faria isso. Raramente podemos ser colocados em circunstâncias tão tentadoras e desencorajadoras como as de Davi; nunca devemos, em nenhuma circunstância, acreditar, como ele, que Deus pode nos libertar e que, se somos amigos dele, estaremos em segurança.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 55: 16-17 . Quanto a mim, clamarei a Deus – que tomem o rumo que quiserem para se protegerem; que a violência e a discórdia sejam guardas, a oração será minha. Por isso, encontrei libertação, apoio e conforto, e, por isso, vou respeitar isso. E o Senhor me salvará – Enquanto ele os destrói. Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor, de maneira correta, será salvo, Romanos 10:13 . Como eles e eu diferimos no curso de nossas vidas, devemos fazê-lo em nosso fim. Tarde e manhã, etc., ao meio-dia, etc. – Os três tempos declarados de oração entre os judeus; vou orar – É provável que essa tenha sido sua prática constante, e ele resolve continuar, agora está angustiado. E ele poderia vir com mais ousadia, e com maior confiança, a Deus em seus problemas, na medida em que ele não começou a chamá-lo pela primeira vez, mas era o que ele sempre praticava constantemente, principalmente em todas as suas dificuldades, perigos, e angústias que ele estava acostumado a recorrer a ele, seu forte ajudante, e isso não foi em vão. “Eles”, diz Henry, “que pensam que três refeições por dia são insuficientes para o corpo, precisam muito mais pensar três orações solenes por dia, insuficientes para a alma, e considerá-la um prazer, não uma tarefa. Como é adequado pela manhã, devemos começar o dia com Deus e, à tarde, encerrá-lo com Deus; portanto, é conveniente que, no meio do dia, nos aposentemos um pouco para conversar com ele. Era prática de Daniel orar três vezes ao dia, Daniel 6:10 . E o meio dia era uma das horas de oração de Pedro, Atos 10: 9 . Não nos cansemos de orar com frequência, pois Deus não está cansado de ouvir. ” E chore em voz alta – Ore fervorosamente. A palavra anterior, ?????? , asicha, traduzida, orarei, significa também: meditarei, falarei com meu coração ou conversarei. Então oramos corretamente quando oramos com tudo o que está dentro de nós; quando pensamos primeiro e depois oramos; pois a verdadeira natureza da oração eleva nossos corações a Deus. Davi, tendo meditado, chorará, sim, chorará em voz alta: o fervor de seu espírito em oração será expresso, e ainda mais excitado pela intensidade e sinceridade de sua voz. E ele ouvirá minha voz – O Senhor ouvirá e responderá minha oração, concedendo minhas petições, e não me culpará, nem por ter vindo com muita frequência ou por ser sincero e importuno demais.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Invocarei Deus – Ele previu sua libertação e a derrota de seus inimigos e, portanto, fala com confiança: “O Senhor me salvará”; ou, como Targum, “A Palavra do Senhor me redimirá”.

Comentário de John Calvin

16 Invocarei a Deus. Ao traduzir este versículo, retive o tempo futuro do verbo, pois o salmista não se refere a algo já feito, mas se excita com o dever de oração e com o exercício da esperança e da confiança. Embora não houvesse um método aparente de fuga e ele estivesse à beira da destruição imediata, ele declara sua resolução de continuar em oração e expressa sua garantia de que seria bem-sucedido. No versículo a seguir, ele se empenha mais particularmente em mostrar perseverança na oração. Ele não se contenta em dizer que orará, pois muitos fazem isso de maneira superficial e logo se cansam do exercício; mas ele resolve mostrar assiduidade e veemência. Pela menção específica que ele faz da tarde, manhã e meio dia, somos deixados a deduzir que essas devem ter sido as horas declaradas de oração entre os piedosos naquele período. Os sacrifícios eram oferecidos diariamente no templo, de manhã e à noite, e com isso eles eram ensinados a se envolver em oração particular em suas próprias casas. Ao meio-dia também era prática oferecer sacrifícios adicionais. Como estamos naturalmente indispostos para o dever de oração, existe o perigo de sermos negligentes, e gradualmente o omitir completamente, a menos que nos limitemos a uma certa regra. Ao designar determinadas horas fixas a serem observadas para sua adoração, não resta dúvida de que Deus respeitava a enfermidade de nossa natureza, e o mesmo princípio deveria ser aplicado ao segredo e aos serviços públicos de devoção, como aparece no passagem agora diante de nós, e do exemplo de Daniel ( Daniel 9: 3. ) Os sacrifícios não são mais observados na Igreja, mas como permanece a mesma indisposição de nossa parte em relação ao dever e uma necessidade igual de incitação para superá-lo, ainda devemos prescrever certas horas para serem observadas em oração. Ele acrescenta que choraria em voz alta, para denotar veemência de súplica, sob a dor e a ansiedade da mente a que estava sujeito. Ele sugere que nenhuma extremidade do problema atual o impediria de dirigir sua queixa a Deus e nutrir uma esperança confiante de libertação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *