Estudo de Gênesis 32:26 – Comentado e Explicado

E disse-lhe: "Deixa-me partir, porque a aurora se levanta." "Não te deixarei partir respondeu Jacó, antes que me tenhas abençoado."
Gênesis 32:26

Comentário de Adam Clarke

Deixe-me ir, pois o dia começa – provavelmente significa que, como era agora de manhã, Jacó deve se juntar a suas esposas e filhos e prosseguir em sua jornada. Embora os fantasmas devam desaparecer quando o sol nasce, isso não poderia ser motivo para isso. A maioria das aparências angélicas mencionadas no Antigo e Novo Testamentos ocorreu em dia aberto, o que colocou sua realidade fora de questão.

Comentário de John Calvin

26. Deixe-me ir . Deus concede o louvor da vitória a seu servo, e está pronto para partir, como se fosse desigual para ele em força: não porque uma trégua fosse necessária por ele, a quem pertence conceder uma trégua ou paz sempre que ele quisesse; mas para que Jacó se regozijasse com a graça que lhe era concedida. Um método maravilhoso de triunfar; onde o Senhor, a cujo poder todo o louvor é inteiramente devido, escolhe ainda que o homem débil se sobressaia como conquistador e, portanto, o eleva ao alto com elogios especiais. Ao mesmo tempo, ele elogia a perseverança invencível de Jacó, que, tendo sofrido um conflito longo e severo, ainda mantém vigorosamente sua base. E certamente adotamos um modo adequado de argumentar, quando nunca nos cansamos, até o Senhor retroceder por sua própria vontade. De fato, temos permissão para pedir que ele considere nossa enfermidade e, de acordo com sua indulgência paterna, poupar o terno e o fraco: podemos até gemer sob nosso fardo e desejar o término de nossas competições; entretanto, entretanto, devemos tomar cuidado para que nossas mentes não fiquem relaxadas ou desmaiem; e, em vez disso, esforçar-se, com mente e força coletadas, para persistir indiferente ao conflito. A razão que o anjo atribui, a saber, que o dia rompe, é para esse efeito, que Jacó pode agora que ele foi divinamente ensinado pela visão noturna. (108)

Não te deixarei ir, exceto . Portanto, parece que, finalmente, o homem santo conheceu seu antagonista; pois esta oração, na qual ele pede para ser abençoado, não é uma oração comum. O inferior é abençoado pelo maior; e, portanto, é propriedade de Deus somente nos abençoar. De fato, o pai de Jacó não o abençoou senão por ordem divina, como alguém que representava a pessoa de Deus. Um cargo semelhante também foi imposto aos sacerdotes sob a lei, para que, como ministros e expositores da graça divina, eles pudessem abençoar o povo. Jacó sabia, então, que o combatente com quem havia lutado era Deus; porque ele deseja uma bênção dele, o que não era lícito simplesmente pedir ao homem mortal. Assim, em meu julgamento, o lugar em Oséias ( Oséias 12: 3 ) deve ser entendido; Jacó prevaleceu sobre o anjo e foi fortalecido; ele chorou e lhe suplicou. Para o Profeta, após Jacó sair do conquistador, ele ainda era um suplicante diante de Deus e orava com lágrimas. Além disso, essa passagem nos ensina a esperar sempre a bênção de Deus, embora possamos ter experimentado que sua presença é dura e dolorosa, mesmo para a desarticulação de nossos membros. Pois é muito melhor que os filhos de Deus sejam abençoados, embora mutilados e meio destruídos, do que desejar a paz em que adormecerão, ou que se retirem da presença de Deus, para se afastarem da presença de Deus. a sua ordem, para que se revoltem com os ímpios.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 32:26 . Deixe-me ir – Assim, o anjo, por uma admirável condescendência, fala a Jacó como Deus fez a Moisés, Êxodo 32:10 , Deixe-me em paz, e isso para mostrar a prevalência de sua oração com Deus, e também para encorajá-lo a persistir no conflito. Pois o dia quebra – Portanto, ele não detinha mais Jacó, que tinha negócios a fazer, uma família para cuidar, uma jornada a percorrer. Eu não te deixarei ir, a menos que você me abençoe – Ele decide que terá uma bênção e, em vez disso, todos os seus ossos serão arrancados do que ele fará com que o anjo o deixe sem uma bênção. Aqueles que seriam abençoados por Cristo, e têm sua salvação, devem ser diligentes e importunos por isso. Leitor, tu és assim? Você ora e não desmaia?

Comentário de John Wesley

E ele disse: Deixe-me ir, pois o dia termina. E ele disse: Não te deixarei ir, a menos que me abençoes.

Deixe-me ir – O anjo, por uma admirável condescendência, diz a Jacó que é justo deixá-lo ir, como Deus disse a Moisés, Êxodo 32:10 . Deixe-me sozinho. Não poderia um anjo poderoso se livrar das garras de Jacó? Ele poderia; mas assim ele honraria a fé e a oração de Jacó. A razão pela qual o anjo explica por que ele se foi é porque o dia termina e, portanto, ele não detinha Jacó, que tinha negócios a fazer, uma jornada a percorrer, uma família para cuidar.

E ele disse: Eu não te deixarei ir, a menos que tu me abençoes . Ele decide que terá uma bênção; antes, todos os seus ossos serão arrancados, do que ele irá embora sem um. Aqueles que receberiam a bênção de Cristo devem ser sinceros e importunos por isso.

Referências Cruzadas

Exodo 32:10 – Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação”.

Deuteronômio 9:14 – Deixe que eu os destrua e apague o nome deles de debaixo do céu. E farei de você uma nação mais forte e mais numerosa do que eles”.

1 Crônicas 4:10 – Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

Salmos 67:1 – Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, Pausa

Salmos 67:6 – Que a terra dê a sua colheita, e Deus, o nosso Deus, nos abençoe!

Salmos 115:12 – O Senhor lembra-se de nós e nos abençoará: Abençoará os israelitas, abençoará os sacerdotes,

Cânticos 3:4 – Mal havia passado por elas, quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir até que o trouxe para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu.

Cânticos 7:5 – Sua cabeça se eleva como o monte Carmelo. Seus cabelos soltos têm reflexos de púrpura; o rei caiu prisioneiro das suas ondas.

Isaías 45:11 – “Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, o seu Criador: A respeito de coisas vindouras, você me pergunta sobre meus filhos, ou me dá ordens sobre o trabalho de minhas mãos?

Isaías 64:7 – Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades.

Oséias 12:4 – Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele.

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Lucas 24:28 – Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante.

Romanos 8:37 – Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

2 Coríntios 12:8 – Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *