Estudo de Salmos 67:6 – Comentado e Explicado

A terra deu o seu fruto, abençoou-nos o Senhor, nosso Deus.
Salmos 67:6

Comentário de Albert Barnes

Então a terra produzirá seu crescimento – A palavra traduzida como “aumento” – ???? yebûl – significa produzir adequadamente, ou aquilo que a terra produz quando adequadamente cultivada. É traduzido como “aumento”, como aqui em Levítico 26: 4 , Levítico 26:20 ; Deuteronômio 32:22 ; Juízes 6: 4 ; Jó 20:28 ; Salmo 78:46 ; Salmo 85:12 ; Ezequiel 34:27 ; Zacarias 8:12 ; e frutas, em Deuteronômio 11:17 ; Habacuque 3:17 ; Ageu 1:10 . Em outros lugares, não ocorre. O verbo hebraico aqui está no passado – “produziu seu aumento”, mas a conexão parece exigir que ela seja traduzida no futuro, como todo o salmo diz respeito ao futuro – à difusão do conhecimento do caminho de Deus, Salmo 67: 2 ; ao desejo de que as nações o louvassem, Salmo 67: 3-5 ; e ao fato de que Deus abençoaria o povo, Salmo 67: 6-7 . Assim entendida, a idéia é que a prevalência da verdadeira religião no mundo estaria conectada à prosperidade ou que tenderia a aumentar muito as produções da Terra. Isso faria,

(a) como tal reconhecimento de Deus tenderia a garantir o favor e a bênção divinos para aqueles que cultivam a terra, impedindo a necessidade, por meio de julgamento, de cortar suas colheitas pela praga, pela seca e pelo oídio, pela geada e tempestade, e insetos destrutivos, lagartas e gafanhotos;

(b) como levaria a um cultivo muito mais amplo e geral do solo, trazendo para o campo multidões, como trabalhadores, para ocupar seus lugares de lixo, que agora estão ociosos ou intemperantes, ou que são cortados pelo vício e expedido para uma sepultura precoce.

Se todos os que agora estão ociosos se tornassem industriosos – como seriam pela influência da verdadeira religião; se todos os que, por intemperança, se tornam inúteis, imprudentes e inúteis, se tornam sóbrios e trabalhadores; se todos os que são impedidos de cultivar a terra por guerras – que são mantidos em exércitos, consumidores e não produtores – ou que são derrubados em batalha, devem estar ocupados em cultivar o solo, ou devem se tornar produtores de qualquer maneira; e se todos os que agora são escravos, e cujo trabalho não vale metade do que o dos homens livres, devessem restabelecer seus direitos iguais, – as produções da Terra aumentariam ao mesmo tempo muitas vezes além da quantidade atual. A prevalência da verdadeira religião no mundo, prendendo a causa da ociosidade e da imprudência e mantendo vivos aqueles que agora são cortados pelo vício, pelo crime e pelos estragos da guerra, logo faria o mundo inteiro assumir um aspecto diferente, e cumpriria a previsão do profeta Isaías 35: 1 de que “o deserto e o lugar solitário se alegrarão, e que o deserto se alegrará e florescerá como a rosa”. A terra ainda nunca foi meio cultivada. Vastas extensões de terra ainda são totalmente desassossegadas e desabitadas. Nenhuma parte da terra foi feita ainda para produzir tudo o que poderia ser produzido; e ninguém pode estimar o que a terra fervilhante poderia produzir se fosse trazida à influência de um cultivo adequado. Na medida em que a verdadeira religião se espalhar, ela será cultivada; e nos dias do milênio, quando a verdadeira religião será difundida por todos os continentes e ilhas, a terra será um vasto campo frutífero, e grande parte da beleza e fertilidade do Éden será reproduzida em todas as terras.

E Deus, nosso próprio Deus, nos abençoará – o Deus verdadeiro; o Deus a quem adoramos. Ou seja, Ele nos abençoará com essa fertilidade abundante; Ele nos abençoará com todos os favores necessários.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus . . . Deus. Figura do discurso Epizeuxis. App-6.

Comentário de Adam Clarke

A terra produz seu crescimento – Como a terra foi amaldiçoada pelo pecado do homem, e a maldição deveria ser removida por Jesus Cristo, a fertilidade da terra deveria ser influenciada pela pregação do Evangelho; pois, à medida que a mente das pessoas se tornasse iluminada pela verdade, elas se tornariam capazes de fazer as descobertas mais benéficas nas artes e nas ciências, e deveria haver uma bênção especial no trabalho do piedoso lavrador. Sempre que a religião verdadeira prevalece, tudo participa de sua influência benéfica.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *