Estudo de Salmos 115:12 – Comentado e Explicado

O Senhor se lembra de nós e nos dará a sua bênção; abençoará a casa de Israel, abençoará a casa de Aarão,
Salmos 115:12

Comentário de Albert Barnes

O Senhor tem se lembrado de nós – Isso seria especialmente apropriado se o salmo fosse escrito, como geralmente se supõe, após o retorno do cativeiro da Babilônia. Em tais circunstâncias, seria apropriado trazer à mente das pessoas o fato de que Deus se lembrara delas e as havia libertado.

Ele nos abençoará – Nossa experiência passada fornece a evidência mais completa de que ele continuará nos abençoando. Aquele que nos libertou de tão grandes calamidades e nos restaurou em nossa terra natal após um cativeiro tão longo e doloroso, não nos abandonará agora. Agora não pode haver circunstâncias em que ele não possa nos conceder todas as bênçãos de que precisamos; não haverá nenhum quando não possamos esperar que ele nos abençoe. Se ele poderia nos salvar de tais problemas, pode nos salvar de todos; se ele interpôs assim, podemos argumentar que ele sempre nos concederá sua ajuda quando precisarmos.

Ele abençoará a casa de Israel; ele abençoará a casa de Arão – Compare o Salmo 115: 9-10 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 115: 12 . O Senhor tem estado consciente de nós O Senhor se lembra de nós. Mudge: quem observa que o padre diz isso ao observar o sinal favorável: “O Senhor certamente abençoará todos aqueles (recapitulando os mencionados) que confiam nele”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 115: 12-13 . O Senhor tem estado atento a nós – Em nossos estreitos e calamidades anteriores, e, portanto, confiamos que ele ainda nos abençoará, pois ainda é o mesmo; seu poder e bondade são os mesmos, e suas promessas invioláveis; para que tenhamos razões para esperar que aquele que libertou e o libertará ainda o libertará. Ele abençoará a casa de Israel – isto é, ele abençoará a comunidade; abençoará seu povo em seus interesses civis e seculares; ele abençoará a casa de Arão – A igreja, o ministério; ele abençoará seu povo, em suas preocupações religiosas. Ele abençoará os que temem ao Senhor – embora não sejam da casa de Israel, nem da casa de Arão; pois era verdade antes de Pedro perceber que, em toda nação, quem teme a Deus e pratica a justiça é aceito por ele, Atos 10: 34-35 . Ele os abençoará, pequenos e grandes – isto é, jovens e velhos; ricos e pobres; alto e baixo. Deus tem bênçãos reservadas para os que são piedosos no começo da vida e para os que são velhos discípulos; tanto para aqueles que são pobres e maus no mundo, quanto para os ricos e fazem uma figura nele; o maior precisa de sua bênção, e não deve ser negado ao pior que o teme. Tanto os fracos na graça como os fortes serão abençoados por Deus, os cordeiros e ovelhas do seu rebanho.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele nos abençoará; Ele abençoará. Figura de discurso Anadiplosis (App-6), para ênfase.

a casa de Israel. Compare Salmos 135: 19 . Veja nota em Êxodo 16:31 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor tem estado atento – Ele nunca nos abandonou totalmente a nossos inimigos.

Ele abençoará a casa de Israel – Ele abençoará o povo como uma nação; ele abençoará o sacerdócio e os levitas; ele abençoará todos os que o temem, grandes e pequenos, em qualquer posição ou circunstância encontrada. Há muita ênfase neste versículo: várias palavras são redobradas para tornar o assunto mais comovente. Dou uma tradução literal: –

    Salmo 115: 12 ; “O Senhor tem lembrado de nós que ele abençoará a casa de Israel; ela abençoará a casa de Arão.

    Salmo 115: 13 ; Ele abençoará os que temem a Jeová, os pequenos e os grandes.

    Salmo 115: 14 ; Jeová acrescentará sobre você, sobre você e sobre todos os seus filhos.

    Salmo 115: 15 ; Bem-aventurados sois do Senhor, o Criador do céu e da terra.

    Salmo 115: 16 ; Os céus dos céus são do Senhor; mas a terra ele deu aos filhos de Adão. ”

Jeová é o mestre absoluto do universo. Ele fez os céus dos céus, e também a terra; e isso ele dá aos filhos de Adão. Quando ele o exilou do paraíso, ele o expulsou para a terra e deu a ele e a seus filhos para sempre, para que pudessem vestir, plantar e comer seus produtos todos os dias.

Comentário de John Calvin

12 Jeová lembrou-se de nós Muitos renderam o termo abençoar no passado, ele abençoou, sendo o desígnio do profeta, segundo eles, propor a experiência passada da bondade de Deus como um incentivo para nutrir boas esperanças no futuro: “Já aprendemos, por longa experiência, quão valioso é o favor de nosso Deus, porque somente dessa fonte fluía nossa prosperidade, nossa abundância e nossa estabilidade”. Ele assume o princípio, cuja verdade deve ser admitida por todos, de que não desfrutamos prosperidade nem felicidade além do que agrada a Deus nos abençoar. Tão frequentemente quanto os israelitas eram resgatados de múltiplos perigos, ou socorridos em tempos de necessidade, ou tratados de maneira amigável, tantas provas palpáveis ??tinham a bondade de Deus para com eles. Como, no entanto, não há motivos justos para instarmos a mudar o verbo do futuro para o pretérito, está em harmonia com o escopo da passagem, se dissermos que a mesma bênção é prometida aqui aos fiéis que eles já perceberam. Assim, o significado será que Deus, atento à sua aliança, até agora esteve atento a nós; portanto, quando ele começou a nos favorecer, continuará a fazê-lo para sempre. Ao pronunciar essas bênçãos, ele observa a mesma ordem acima, atribuindo aos filhos de Arão um lugar superior na bênção de Deus, excluindo dela os israelitas hipócritas.

Comentário de John Wesley

O SENHOR nos tem lembrado; ele nos abençoará; ele abençoará a casa de Israel; ele abençoará a casa de Arão.

Consciente – Em nossos problemas anteriores, e, portanto, confiamos que ele ainda nos abençoará.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *