Estudo de 2 Crônicas 33:18 – Comentado e Explicado

Os outros atos de Manassés, a prece que dirigiu a seu Deus e as palavras dos videntes que lhe falaram em nome do Senhor, Deus de Israel, tudo isso está consignado nos atos dos reis de Israel.
2 Crônicas 33:18

Comentário de Albert Barnes

A “oração de Manassés”, preservada para nós em alguns manuscritos da Septuaginta, não tem a pretensão de ser considerada a verdadeira declaração do rei judeu. É a composição de um judeu helenístico, bem familiarizado com a Septuaginta, escrevendo em uma época provavelmente não muito anterior à era cristã.

As palavras dos videntes que lhe falaram – Veja 2 Reis 21: 11-15 .

No livro dos reis de Israel – O escritor de Crônicas geralmente fala do “livro dos reis de Judá e Israel” (ou “Israel e Judá”). Aqui, designa a mesma compilação por um título mais compendioso, sem (aparentemente) qualquer motivo especial para a mudança. Compare 2 Crônicas 20:34 .

Comentário de Joseph Benson

2 Crônicas 33:18 . As palavras dos videntes que lhe falaram em nome do Senhor – As repreensões que lhe deram por seus pecados e suas exortações ao arrependimento. Consideremos os pecadores que, quão pouco notam deles, é mantido um relato das palavras dos videntes, que lhes falam de Deus, para adverti-los de seus pecados, adverti-los de seus perigos e chamá-los para seu dever, que palavras serão produzidas contra eles no grande dia. Eles estão escritos nos livros dos reis de Israel – de Judá, freqüentemente chamado Israel. Ele não fala dos livros de Reis, pois essas coisas não são mencionadas ali, mas de seus registros públicos, de onde as coisas mais importantes foram levadas pelos profetas e colocadas nesses livros canônicos.

Comentário de Adam Clarke

spake to him – “Which were spoken to him in the name of the Word of the Lord God of Israel.” As palavras dos videntes que lhe falaram – “Que lhe foram faladas em nome da Palavra do Senhor Deus de Israel”. Targum.

Comentário de John Wesley

Ora, o restante dos atos de Manassés, e sua oração a seu Deus, e as palavras dos videntes que lhe falaram em nome do Senhor Deus de Israel, eis que estão escritas no livro dos reis de Israel.

De Israel – de Judá, muitas vezes chamado Israel, ele não fala do livro dos reis, pois essas coisas não são mencionadas ali, mas de seus registros públicos, de onde as coisas mais importantes foram tomadas pelos profetas e colocadas nesses livros canônicos. .

Referências Cruzadas

1 Samuel 9:9 – ( Antigamente em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: “Vamos ao vidente”, pois o profeta de hoje era chamado vidente. )

1 Reis 11:41 – Os demais acontecimentos do reinado de Salomão, tudo o que fez e a sabedoria que teve, estão todos escritos nos registros históricos de Salomão.

1 Reis 14:19 – Os demais acontecimentos do reinado de Jeroboão, suas guerras e como governou, estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel.

1 Reis 15:31 – Os demais acontecimentos do reinado de Nadabe e tudo o que fez, estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel.

2 Reis 17:13 – O Senhor advertiu Israel e Judá por meio de todos os seus profetas e videntes: “Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos, de acordo com toda a Lei que ordenei a seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas”.

2 Crônicas 20:34 – Os demais acontecimentos do reinado de Josafá, do início ao fim, estão escritos nos relatos de Jeú, filho de Hanani, e incluídos nos registros históricos dos reis de Israel.

2 Crônicas 32:32 – Os demais acontecimentos do reinado de Ezequias e os seus atos piedosos, estão escritos na visão do profeta Isaías, filho de Amoz, no livro dos reis de Judá e de Israel.

2 Crônicas 33:10 – O Senhor falou a Manassés e a seu povo, mas não lhe deram atenção.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Isaías 30:10 – Eles dizem aos videntes: “Não tenham mais visões! ” e aos profetas: “Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões.

Amós 7:12 – Depois Amazias disse a Amós: “Vá embora, vidente! Vá profetizar em Judá; vá ganhar lá o seu pão.

Miquéias 3:7 – Os videntes ficarão envergonhados, e os adivinhos constrangidos. Todos cobrirão o rosto porque não haverá resposta da parte de Deus”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *