Estudo de Lucas 23:42 – Comentado e Explicado

E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!
Lucas 23:42

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se de mim – Esta é uma frase orando por favor, ou pedindo que ele conceda a ele um “interesse” em seu reino, ou que o reconheça como um de seus seguidores. Isso implicava que ele acreditava que Jesus era o que afirmava ser – o Messias; que, embora estivesse morrendo com eles, ele estabeleceria seu reino; e que ele tinha todo o poder para abençoá-lo, embora prestes a expirar. É possível que este homem o tenha ouvido pregar antes de sua crucificação e tenha aprendido ali a natureza de seu reino; ou pode ter sido que, enquanto estava na cruz, Jesus havia tido ocasião de familiarizá-los com a natureza de seu reino. Enquanto ele estivesse fazendo isso, um dos malfeitores pode ter continuado a criticar enquanto o outro se tornava verdadeiramente penitente. Tal resultado da pregação do evangelho não teria sido diferente do que ocorreu com frequência desde que, onde, embora o evangelho tenha sido proclamado, um foi “levado e outro deixado”; um foi fundido ao arrependimento, outro foi mais endurecido pela culpa. A promessa que se segue mostra que esta oração foi respondida. Este foi um caso de arrependimento na última hora, a hora da tentativa da morte; e foi observado que alguém foi levado ao arrependimento lá, para mostrar que ninguém deveria “se desesperar” em uma cama moribunda; e “mas” um, que ninguém deve ser presunçoso e adiar o arrependimento para aquele momento terrível.

Quando você vem … – Agora é impossível fixar a idéia exata que esse ladrão teve da vinda de Cristo. Se ele esperava que ele ressuscitasse dos mortos, como alguns judeus supuseram que o Messias o faria; ou se ele se referiu ao dia do julgamento; ou para uma tradução imediata para o seu reino nos céus, não podemos dizer. Tudo o que sabemos é que ele acreditava plenamente que ele era o Messias e que desejava obter interesse naquele reino que sabia que estabeleceria.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor. A maioria dos textos omite isso, mas não o siríaco que diz “meu Senhor” . App-98. UMA.

comest = ter chegado.

into = in (grego. en), mas alguns textos com siríaco lêem “into” : isto é, posse de.

Comentário de John Calvin

42. Senhor, lembre-se de mim. Não sei que, desde a criação do mundo, houve um exemplo de fé mais notável e marcante; e tanto a maior admiração se deve à graça do Espírito Santo, da qual ela proporciona uma exibição tão magnífica. Um ladrão, que não apenas não fora educado na escola de Cristo, mas, entregando-se a assassinatos execráveis, esforçou-se por extinguir todo o sentido do que era certo, subitamente se eleva mais alto do que todos os apóstolos e outros discípulos a quem os O próprio Senhor se esforçara ao máximo para instruir; e não apenas isso, mas ele adora a Cristo como um rei na forca, celebra seu reino em meio a um choque chocante e pior do que revoltante, e declara que, quando morre, é o autor da vida. Mesmo que ele possuísse certa fé, e tivesse ouvido muitas coisas sobre o ofício de Cristo, e até mesmo tivesse sido confirmado por seus milagres, ainda assim o conhecimento poderia ter sido dominado pelas densas trevas de uma morte tão vergonhosa. Mas que uma pessoa, ignorante e sem instrução, e cuja mente estava completamente corrompida, deveria ao mesmo tempo, ao receber suas primeiras instruções, perceber a salvação e a glória celestial na cruz amaldiçoada, era realmente surpreendente. Para que marcas ou ornamentos da realeza ele viu em Cristo, a fim de elevar sua mente ao seu reino? E, certamente, isso foi, por assim dizer, das profundezas do inferno, para se elevar acima dos céus. Para a carne, deve parecer fabuloso e absurdo atribuir a alguém que foi rejeitado e desprezado ( Isaías 53: 3 ) a quem o mundo não pôde suportar, um reino terrestre mais exaltado do que todos os impérios do mundo. Portanto, inferimos o quão aguçados devem ter sido os olhos de sua mente, pelos quais ele contemplou a vida na morte, a exaltação na ruína, a glória na vergonha, a vitória na destruição, um reino na escravidão.

Agora, se um ladrão, por sua fé, elevou Cristo – enquanto pendurado na cruz e, por assim dizer, oprimido por maldições – a um trono celestial, ai de nossa preguiça (276) , se não o contemplarmos com reverência enquanto sentado à direita de Deus; se não fixarmos nossa esperança de vida em sua ressurreição; se nosso objetivo não é para o céu onde ele entrou. Novamente, se considerarmos, por outro lado, a condição em que ele estava, quando implorou a compaixão de Cristo, nossa admiração por sua fé ainda será aumentada. Com um corpo mutilado e quase morto, ele está procurando o último golpe do carrasco e, no entanto, confia apenas na graça de Cristo. Primeiro, de onde veio sua garantia de perdão, mas porque na morte de Cristo, que todos os outros consideram detestável, ele vê um sacrifício de doce sabor, eficaz para expiar os pecados do mundo. (277) E quando ele ignora corajosamente suas torturas, e é tão esquecido de si mesmo, que é levado à esperança e ao desejo da vida oculta, isso vai muito além das faculdades humanas. Desse professor, portanto, a quem o Senhor designou sobre nós para humilhar o orgulho da carne, não tenhamos vergonha de aprender a mortificação da carne, a paciência, a elevação da fé, a firmeza da esperança e o ardor da carne. piedade; pois quanto mais ansiosamente alguém o segue, tanto mais ele se aproxima de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, lembre-se de mim, etc. – É digno de nota que este homem parece ter sido o primeiro a crer na intercessão de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 23:42 . Senhor, lembre-se de mim este homem parece ter tido uma noção mais espiritual, racional e exaltada do reino do Messias, do que os próprios discípulos da época: eles esperavam um império secular ; ele deu fortes sugestões de que ele tinha uma idéia do domínio espiritual de Cristo; pois no momento em que Jesus estava morrendo na cruz, ele implorou para ser lembrado por ele, quando ele entrou em seu reino. Pode-se dizer, de fato, que ele esperava que Jesus exercesse seu poder milagroso em livrar-se da cruz e estabelecer seu reino imediatamente; mas mesmo com essa suposição, sua fé, embora não seja mais clara e mais ampla, deve ser elogiada como mais forte do que a dos discípulos, que, por terem sido crucificados por seu Mestre, tinham quase desesperado universalmente que ele fosse o Messias. No entanto, a resposta que Jesus fez ao seu pedido, Lucas 23:43, e sua concordância nessa resposta, devem ser reconhecidas como a presunção mais forte em favor da extensão e propriedade de sua fé. Sua petição certamente descobre grande modéstia, humildade e consciência de seus próprios deméritos. Ele implorou apenas por uma lembrança; ele se conhecia tão pecador que não pediu mais. Ele possuía Cristo publicamente; ele teve pena dele; ele esperava nele; e confessou seu poder e autoridade no mundo futuro. Deve ser permitido um impressionante ato de fé neste homem, para acreditar, em tais circunstâncias, que Jesus era o Justo, Cristo o Senhor, e um rei prestes a entrar em seu reino. Qualquer que fosse a marca que descobrisse essa verdade, ele destacava o sumo sacerdote, fariseus e doutores da lei, em sua idéia da natureza do reino do Messias; antes, e como observamos, ele superou os próprios apóstolos, embora eles tenham sido instruídos por alguns anos pelo próprio Cristo na natureza desse reino. Os padres judeus haviam condenado Cristo como um impostor; mas ele o possui para ser o rei dos judeus. Eles esperavam um rei temporal; mas ele ratifica o que nosso Senhor havia dito e sugere que ele sabia que seu reino não era deste mundo. Pedro o havia negado, antes de seu juiz; mas este homem, embora o veja pendurado na cruz, o possui por seu Senhor. Embora ele o tenha visto expirar, ele o chama como o Senhor da vida. Entre seus próprios sofrimentos, ele considera apenas os sofrimentos de Cristo; e foi criado para alimentar as esperanças do perdão de seus pecados e para a crença na missão de Jesus; e, sem dúvida, obteve na cruz todo o perdão que ele ansiava. É apenas justiça a esse argumento, depois do que dissemos no versículo anterior, inserir o que é solicitado pelo contrário, o que faremos nas palavras do Dr. Doddridge; que observa que alguns deduziram das palavras quando você entra no seu reino que esse malfeitor havia aprendido algo de Cristo na prisão; e pediram a possibilidade de ele ter exercido talvez um longo e profundo arrependimento ali, contra a suposição de uma mudança repentina, que geralmente se imagina neste caso: mas o reino de Cristo era agora objeto de discurso público, para que ele pudesse, naquele dia e em alguns minutos, aprender tudo o que era necessário como fundamento. desta petição. Portanto, não posso deixar de olhar para este homem feliz, pois ele certamente o era, em meio a toda ignomínia e tortura da cruz, como um exemplo glorioso do poder da graça divina; que, como muitos observaram, talvez tirando a primeira ocasião da escuridão sobrenatural, operou com tanta força que produziu, por um crescimento repentino e espantoso, em seus últimos momentos, todas as virtudes que poderiam ser agrupadas em um espaço tão pequeno.

Comentário de Scofield

reino

(Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “) .

Comentário de John Wesley

E ele disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.

Lembre-se de mim quando você vier – Do céu, em seu reino – Ele o reconhece como rei, e tal rei, como depois de morto, pode lucrar com os mortos. Os próprios apóstolos não tinham então concepções tão claras do reino de Cristo.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 106:4 – Lembra-te de mim, Senhor, quando tratares com bondade o teu povo; vem em meu auxílio quando o salvares,

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Daniel 7:13 – “Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.

Lucas 12:8 – “Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

Atos dos Apóstolos 16:31 – Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

1 Coríntios 6:10 – nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

1 Pedro 2:6 – Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *