Estudo de Tiago 5:6 – Comentado e Explicado

Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu.
Tiago 5:6

Comentário de Albert Barnes

Vocês condenaram e mataram os justos – t?? d??a??? ton dikaion – “o justo” ou “o homem justo” – pois a palavra usada está no número singular. Isso pode se referir à condenação e crucificação de Cristo – o que significa que a conduta deles em relação ao seu povo tinha sido semelhante ao tratamento do Salvador, e era de fato uma condenação e crucificação dele novamente; ou que, pela rejeição dele a fim de viver em pecado, eles de fato o condenaram e sua religião; ou que eles haviam condenado e matado o homem justo – o que significa que eles perseguiram aqueles que eram cristãos; ou que, por seu tratamento severo com os outros em reter o que lhes era devido, eles os privaram dos meios de subsistência e mataram os justos. Provavelmente, o verdadeiro significado é que uma das características deles era que eles eram culpados de errado em relação aos homens bons. No entanto, não se pode determinar se isso se refere a qualquer ato particular de violência ou a um curso que desgastaria suas vidas por um sistema de opressão, injustiça e fraude.

E ele não resiste a você – Alguns supuseram que isso se refere a Deus, o que significa que ele não se opôs a eles; isto é, que ele os acompanhou pacientemente enquanto eles faziam isso. Outros supõem que deve ser lida uma pergunta – “e ele não resiste a você?” significando que Deus iria se opor a eles e puni-los por seus atos de opressão e de errado. Mas provavelmente a verdadeira referência é ao “homem justo” a quem eles condenaram e mataram; o que significa que eles eram tão poderosos que todas as tentativas de resistir a eles seriam inúteis e que os feridos e oprimidos não podiam fazer nada além de se submeter pacientemente a seus atos de injustiça e violência. A sensação pode ser que eles não poderiam se opor a eles – os homens ricos sendo tão poderosos e os oprimidos tão fracos; ou que eles cometeram erros com mansidão e não tentaram. Os pecados, portanto, condenados nesses versículos Tiago 5: 1-6 , e para os quais se diz que a vingança divina viria sobre os mencionados, são estes quatro:

(1) o de acumular dinheiro quando não era necessário para seu apoio e conforto reais, e quando eles poderiam fazer muito bem com ele (compare Mateus 6:19 😉

(2) o de reter os salários devidos àqueles que cultivavam seus campos; isto é, reter o que seria uma compensação justa por seu trabalho – aplicável tanto a homens contratados quanto a escravos;

(3) a de se entregar a uma vida tranqüila, luxuosa e sensual; indulgência; e,

(4) o de prejudicar e oprimir homens bons e justos – homens, talvez em vida humilde, que não conseguiram reivindicar seus direitos e que não tinham ninguém para empreender sua causa; homens que eram fracos demais para oferecer resistência bem-sucedida ou que eram impedidos por seus princípios de tentá-la.

É desnecessário dizer que existem multidões dessas pessoas agora na Terra, e que elas têm a mesma razão de temer a vingança divina que a mesma classe teve no tempo do apóstolo Tiago.

Comentário de E.W. Bullinger

apenas App-191. Compare Mateus 12: 7 ; Mateus 27:19 . Atos 3:14 .

não App-105. Esta é a figura do discurso Asyndeton. App-6. Os dois ands devem ser omitidos.

Comentário de John Calvin

6 Vós condenastes . Aqui segue outro tipo de desumanidade, que os ricos por seu poder oprimiram e destruíram os pobres e fracos. Ele diz por uma metáfora que os justos foram condenados e mortos; pois quando não os mataram por suas próprias mãos ou os condenaram como juízes, eles ainda empregaram a autoridade que tinham de fazer de errado, corromperam julgamentos e inventaram várias artes para destruir os inocentes, isto é, realmente condenar e mate eles. (139)

Acrescentando que os justos não resistiram a eles , ele sugere que a audácia dos ricos era maior; porque aqueles a quem oprimiam não tinham proteção. Ele, no entanto, lembra-lhes que o mais pronto e pronto seria a vingança de Deus, quando os pobres não têm proteção dos homens. Mas, embora o justo não tenha resistido, porque ele deve ter sofrido pacientemente erros, ainda acho que a fraqueza deles é ao mesmo tempo referida, ou seja, ele não resistiu, porque estava desprotegido e sem ajuda dos homens.

Os dois primeiros verbos, sendo aoristas, podem ser processados ??no tempo presente, especialmente porque o último verbo está nesse tempo. Pois no versículo 7, o aoristo é tão usado. Podemos então dar esta versão, –

6 “Condenais, matais os justos; ele não se coloca contra você.

Provavelmente o aoristo é usado, pois expressa o que foi feito habitualmente, ou um ato contínuo, como o tempo futuro, muitas vezes em hebraico. O versículo anterior, o quinto, onde todos os verbos são aoristas, seria melhor traduzido da mesma maneira: “Viveis de prazer”, etc.

Comentário de Adam Clarke

Vós condenastes e mataste os justos; e ele não resiste a você – Vários de t?? d??a??? , o justo, entendem Jesus Cristo, que é chamado, Atos 3:14 ; Atos 7:52 ; Atos 22:14 ; mas a estrutura da sentença e a conexão em que ela se encontra parecem exigir que consideremos isso aplicável aos justos ou justos em geral, que foram perseguidos e assassinados por aqueles homens ricos opressivos; e a morte deles foi a conseqüência de arrastá-los diante dos tribunais, Tiago 2: 6 , onde, não tendo influência e ninguém para defender sua causa, foram condenados e executados injustamente.

E ele não resiste a você. – Nisto , como em t?? d??a??? , o justo, existe um enallege do singular para o número plural. E na palavra ??? a?t?tasseta? , ele não resiste, a idéia é incluída de defesa em um tribunal de justiça. Esses pobres justos não tinham ninguém para defender sua causa; e se o tivessem, teria sido inútil, pois seus opressores tinham todo poder e toda influência, e aqueles que se sentavam nessas cadeiras de juízo estavam perdidos para todo senso de justiça e retidão. Alguns pensam que ele não resiste a você deve ser encaminhado a Deus; como se ele tivesse dito, Deus permite que você continue dessa maneira no momento, mas ele logo acordará para o julgamento e os destruirá como inimigos da verdade e da justiça.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 5: 6 . Vós condenastes e mataste os justos; por t?? ???a???, os justos, alguns entendem nosso Senhor Jesus Cristo, que é assim chamado, Atos 3:14 e em outros lugares. A ele os judeus assassinaram, e ele não resistiu a eles; e eles fizeram isso na época de um grande festival, quando seus corações se elevaram com grande vivência e alegria; pelo qual o crime, particularmente a ira, agora se aproximava rapidamente deles. Todas essas coisas talvez tenham favorecido essa interpretação; – mas eu mal penso, diz Benson, que o apóstolo aqui se referiu à crucificação de nosso Senhor: pois eram principalmente os judeus de Jerusalém, e não os dispersos, que eram seus assassinos; e com que freqüência o número singular é colocado para o plural? – Portanto, devo escolher interpretar esse texto de qualquer cristão que seja morto por meio dos judeus, dispersos entre as nações. Nosso Salvador profetizou que seus discípulos deveriam encontrar esse tratamento; e São Paulo confessou que, enquanto judeu, perseguira alguns cristãos até a morte. Alguns judeus da mesma forma que as dispersões foram a ocasião de apedrejar São Paulo, até que pensaram que ele estava morto. Possivelmente, pode haver alguma confirmação de que o justo é destinado, não nosso Senhor, mas seus discípulos; isso no cap. Tiago 2: 6 homens ricos são representados como então continuando a oprimir os cristãos por seu poder, e como arrastando-os diante dos tribunais pagãos para condená-los: e ninguém estava mais disposto a fazer isso do que os judeus incrédulos. Michaelis apóia a interpretação comum supondo que o parente ??, quem, para ser entendido ; – quem não resiste a você. Suas razões são, primeiro, que era comum os hebreus e muito mais os árabes omitirem o pronome relativo; o que, entre os europeus, é particularmente comum com os ingleses. Em segundo lugar, foi a maior censura matar os inocentes, que não resistiram a isso. E então, ao elogiar o Homem Justo, que pacientemente renunciou sua vida, o apóstolo recomenda a paciência com os cristãos sobreviventes, pela consideração de tudo o que ele havia dito, Tiago 5: 1-6 .

Comentário de John Wesley

Vós condenastes e mataste os justos; e ele não resiste a você.

Vós matastes os justos – Muitos justos; em particular, “aquele apenas um”, Atos 3:14 . Depois mataram James, apelidaram de Just, o escritor desta epístola.

Ele não resiste a você – e, portanto, você está seguro. Mas o Senhor vem rapidamente, Tiago 5: 8 .

Referências Cruzadas

Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Mateus 5:39 – Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.

Mateus 21:38 – “Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Mateus 26:53 – Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?

Mateus 27:20 – Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus.

Mateus 27:24 – Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: “Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês”.

Lucas 22:51 – Jesus, porém, respondeu: “Basta! ” E tocando na orelha do homem, ele o curou.

João 16:2 – Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

João 19:9 – e voltou para dentro do palácio. Então perguntou a Jesus: “De onde você vem? “, mas Jesus não lhe deu resposta.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 3:14 – Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Atos dos Apóstolos 7:52 – Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos —

Atos dos Apóstolos 8:32 – O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.

Atos dos Apóstolos 13:27 – O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

Tiago 2:6 – Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?

1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *