Estudo de João 5:46 – Comentado e Explicado

Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em mim, porque ele escreveu a meu respeito.
João 5:46

Comentário de E.W. Bullinger

teve você = se (App-118. a) você teve.

escreveu . Veja App-47.

Eu Veja nota em Lucas 24:27 .

Comentário de John Calvin

46. Pois se você acreditasse em Moisés, também acreditaria em mim. Ele mostra por que Moisés será o acusador. É porque eles não rejeitam sua doutrina. Sabemos que é impossível oferecer um maior insulto aos servos de Deus do que quando sua doutrina é desprezada ou reprovada. Além disso, aqueles a quem o Senhor designou ministros de sua palavra devem estar prontos para defendê-la contra os desprezadores; (117) e, portanto, ele deu a todos os seus profetas uma comissão dupla, para que eles ensinassem e instruíssem a salvação dos crentes, e que, um dia, eles pudessem confundir os réprobos com seu testemunho.

Pois ele escreveu a meu respeito. Quando Cristo diz que Moisés escreveu sobre ele, isso não precisa mais de provas para aqueles que reconhecem que Cristo é o fim e a alma da Lei. Mas se alguém não estiver satisfeito com isso, e desejar que as passagens sejam apontadas para ele, eu o aconselharia, primeiro, a ler atentamente a Epístola aos Hebreus, com a qual também concorda o sermão de Estevão, no sétimo capítulo do Atos dos Apóstolos; e, em seguida, observar as citações que Paulo aplica ao seu propósito. Reconheço, de fato, que há poucos nos quais Moisés menciona expressamente Cristo; mas qual era a utilidade do tabernáculo, dos sacrifícios e de todas as cerimônias, a não ser ser figuras desenhadas em conformidade com o primeiro padrão que lhe foi mostrado na montanha ? ( Êxodo 25:40 ; Hebreus 8: 5. ) Assim, sem Cristo, todo o ministério de Cristo desaparece. Mais uma vez, vemos como ele lembra continuamente o povo da aliança dos Pais que havia sido ratificada em Cristo, e até como ele faz de Cristo o principal sujeito e fundamento da aliança. Nem isso era desconhecido para os santos Padres, que sempre tinham os olhos fixos no Mediador. Tratar o assunto de maneira mais ampla seria inconsistente com a brevidade com a qual viso.

Comentário de Adam Clarke

Ele escreveu sobre mim – Por exemplo, ao recitar a profecia de Jacó, Gênesis 49:10 . O cetro não se apartará de Judá, nem um legislador entre seus pés, até que Siló venha; e a ele será a congregação do povo. E em Deuteronômio 18:18 ; : Eu os levantarei um profeta dentre seus irmãos como você; e porei minhas palavras na boca dele etc. Conferir isso com Atos 3:22 e Atos 7:37 . Além disso, Moisés apontou o Messias em uma infinidade de símbolos e figuras, encontrados na história dos patriarcas, nas leis cerimoniais e especialmente em todo o sistema de sacrifício. Tudo isso era bem definido, embora representações sombrias do nascimento, vida, sofrimentos, morte e ressurreição do Salvador do mundo. Adicione a isso, Moisés lhe deu certas marcas para distinguir o falso do verdadeiro profeta, Deuteronômio 13: 1-3 ; Deuteronômio 18:22 , que, se você se aplicar a mim, descobrirá que não sou um falso profeta, mas um verdadeiro profeta do Deus Altíssimo.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Gênesis 12:3 – Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 18:18 – Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Números 21:8 – O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá”.

Números 24:17 – Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. Ele esmagará as frontes de Moabe e o crânio de todos os descendentes de Sete.

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Deuteronômio 18:18 – Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Gálatas 3:24 – Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

Gálatas 4:21 – Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei?

Hebreus 7:1 – Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou;

Hebreus 10:39 – Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *