Estudo de Números 21:8 – Comentado e Explicado

e o Senhor disse a Moisés: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo."
Números 21:8

Comentário de Albert Barnes

Faça de você uma serpente ardente – isto é, uma serpente que se parece com os répteis que atacaram o povo. A semelhança era a essência do simbolismo (compare 1 Samuel 6: 5 ). Assim como a serpente de bronze representava o instrumento de seu castigo, o fato de olhá-la para a palavra de Deus denotava reconhecimento de seus pecados, ansiando pela libertação de sua penalidade e fé nos meios designados por Deus para a cura. Na serpente de bronze, inofensiva em si mesma, mas feita à imagem da criatura amaldiçoada acima de outras pessoas em Gênesis 3:14 , os pais cristãos veem com razão uma figura Dele João 3: 14-15 que, embora “santo, inofensivo, imaculado , separado dos pecadores ” Hebreus 7:26 , ainda“ pecou ” 2 Coríntios 5:21 e“ amaldiçoou por nós ” Gálatas 3:13 . E os olhos da fé nele fixados contemplam de imediato a manifestação dos desertos do pecado, de sua punição iminente e depreciada, e do método de sua remissão inventado pelo próprio Deus.

Comentário de Thomas Coke

Números 21: 8 . Faça de você uma serpente ardente e coloque-a em um poste O autor do Livro da Sabedoria coloca esse assunto em sua devida luz, quando ele chama essa serpente ardente um sinal de salvação para lembrá-las das leis de Deus; pois aquele que se voltou para ele, diz ele, não foi salvo pelo que viu, mas por ti, que é o Salvador de todos. A virtude de cura que acompanhou o olhar para esta imagem foi derivada somente de Deus, que estava satisfeito dessa maneira em mostrar seu poder, em fazer os israelitas sentirem que essas serpentes foram enviadas por ele; e que esse método aparentemente fraco de cura os convencesse de que eles não tinham motivos para temer nenhum mal, desde que fizessem de Deus seu amigo, cujo poder poderia obter um remédio tão fácil em todas as emergências. Com o mesmo propósito, nosso Salvador, ao curar o homem nascido cego, pôs barro nos olhos, para mostrar que a cura era extraordinária e sobrenatural. Aqui todos os intérpretes observam uma semelhança notável entre a virtude dessa serpente de bronze erguida em um poste e a da morte de Cristo, e que é notada pelo próprio Cristo. João 3:14 . Pois, como ninguém podia imaginar que a visão nua de uma serpente, fotografada em latão, curaria o veneno da serpente; nada é mais verdadeiro, por incrível que pareça na época do evento, que esse seja o único meio eficaz de propagar a religião cristã e de atrair todas as nações à fé e obediência do Evangelho, e, consequentemente, de salvar aqueles que foram sincero nessa profissão desde o aguilhão da morte e o poder do diabo, aquela velha serpente ( Apocalipse 12: 9 ; Apocalipse 20: 2. ) era o levantamento de Cristo na cruz ou o matá-lo. Essa interpretação remove suficientemente todas as objeções de Voltaire, e inimigos do Antigo Testamento fingem que Moisés, ao formar essa serpente de bronze, era ele próprio um incentivador dessa idolatria que ele tão severamente repreende nos outros. Não há fundamento no texto para supor que essa serpente de bronze tenha sido pretendida como um objeto de adoração. A palavra que damos pólo neste verso significa uma bandeira ou faixa; um sinal erguido com a intenção de que as pessoas possam se reunir em torno dele. Isaías 5:26 ; Isaías 49:22 .

Veja o comentário em Números 21: 9

Comentário de Adam Clarke

Faça de você uma serpente ardente – Literalmente, faça de você um serafim.

E colocá-lo em um poste – ?? ?? al nes , em um estandarte ou bandeira.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR disse a Moisés: Faça de você uma serpente ardente e coloque-a sobre um poste; e acontecerá que todo o que for mordido, quando o olhar, viverá.

Uma serpente ardente – Ou seja, a figura de uma serpente em bronze, que é de uma cor ardente. Isso exigiria algum tempo: Deus não decolaria rapidamente do julgamento, porque ele viu que eles não eram completamente humilhados.

Sobre um poste – Para que as pessoas possam vê-lo de todas as partes do acampamento, e, portanto, o poste deve estar alto e a serpente grande.

Quando ele olha – Este método de cura foi prescrito, para que pareça ser obra de Deus, e não o efeito da natureza ou arte: e que possa ser um tipo eminente de nossa salvação por Cristo. A serpente significava Cristo, que era à semelhança de carne pecaminosa, embora sem pecado, uma vez que essa serpente de bronze tinha a forma externa, mas não o veneno interior, das outras serpentes: o poste lembrava a cruz sobre a qual Cristo foi levantado. nossa salvação: e olhando para ela projetou nossa crença em Cristo.

Comentário de John Calvin

8. Faça de você uma serpente ardente. Nada pareceria, à primeira vista, mais irracional do que a criação de uma serpente de bronze, cuja visão extirparia o veneno mortal; mas esse aparente absurdo era muito mais adequado para tornar visível a graça de Deus do que como se houvesse algo natural no remédio. Se as serpentes tivessem sido imediatamente removidas, elas teriam considerado uma ocorrência acidental e que o mal havia desaparecido por meios naturais. Se, no auxílio concedido, alguma coisa tivesse sido aplicada, tendo uma afinidade com os remédios adequados e adequados, então também o poder e a bondade de Deus seriam jogados na sombra. Para que, portanto, eles pudessem se perceber resgatados da morte apenas pela mera graça de Deus, um modo de preservação foi escolhido de maneira tão discordante da razão humana, a ponto de ser quase motivo de riso. Ao mesmo tempo, teve o efeito de tentar a obediência do povo, prescrever um modo de buscar a preservação, que levou todos os seus sentidos à sujeição e ao cativeiro. Era uma tolice desviar os olhos para uma serpente de bronze, para evitar os efeitos nocivos de uma mordida venenosa; pois o que, segundo o julgamento do homem, poderia uma estátua sem vida, elevada em alto lucro? Mas é uma virtude peculiar da fé que sejamos tolos de boa vontade, para que possamos aprender a ser sábios somente da boca de Deus. Isso depois apareceu mais claramente na substância desse tipo: pois, quando Cristo se compara a essa serpente que Moisés levantou no deserto ( João 3:14 ), não era uma mera semelhança comum que Ele emprega, mas ensina nós, que o que havia sido mostrado nesta sombra escura, foi completado em Si mesmo. E, certamente, a menos que a serpente de bronze tivesse sido um símbolo da graça espiritual, ela não teria sido colocada como um tesouro precioso e diligentemente preservada por muitas eras no santuário de Deus. A analogia também é muito perfeita; uma vez que Cristo, para nos resgatar da morte, veste nossa carne, não, de fato, sujeita ao pecado, mas representando “a semelhança da carne pecaminosa”, como Paulo diz. ( Romanos 8: 3. ) Segue, a seguir, o que eu tenho anteriormente advertido, que desde que “o mundo pela sabedoria não conhecia a Deus”, Ele se manifestou na tolice da cruz. ( 1 Coríntios 1:21 .) Se, então, desejamos obter a salvação, não tenhamos vergonha de buscá-la na maldição de Cristo, que foi tipificada na imagem da serpente.

A sua elevação é fraca e incorreta, na minha opinião, explicada por alguns como prenúncio da crucificação (122), ao passo que deveria ser referida à pregação do Evangelho: pois Moisés recebeu a ordem de erguer a serpente no alto, que pode ser visível por todos os lados. E a palavra ?? nes é usada tanto para um estandarte, como para o mastro de um navio ou qualquer outro poste alto: o que está de acordo com a profecia de Isaías, onde ele diz que Cristo deve ser “uma bandeira” para todos ( Isaías 11:10 ), que sabemos ter sido o caso, pela disseminação da doutrina do Evangelho por todo o mundo, com o qual o olhar da fé corresponde. Pois, assim como nenhuma serpente foi transmitida da serpente a quem não voltou os olhos para ela, quando erguido no alto, o olhar da fé apenas causa a morte de Cristo para nos trazer salvação. Embora, portanto, Deus daria alívio à sua angústia real, ainda é inquestionável que Ele até então advertiu todos os crentes de que as mordidas venenosas do diabo só poderiam ser curadas se eles dirigissem suas mentes e sentidos pela fé em Cristo.

Além disso, a serpente de bronze é uma prova para nós de como a superstição é a raça humana, uma vez que a posteridade a adorava como um ídolo, até que ela foi reduzida a pó pelo santo rei Ezequias. ( 1 Reis 18: 4. )

Referências Cruzadas

Salmos 106:43 – Ele os libertou muitas vezes, embora eles persistissem em seus planos de rebelião e afundassem em sua maldade.

Salmos 145:8 – O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *