Estudo de Hebreus 5:1 – Comentado e Explicado

Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
Hebreus 5:1

Comentário de Albert Barnes

Para todo sumo sacerdote – isto é, entre os judeus, pois as observações se referem ao sistema judaico. Os judeus tinham um sumo sacerdote que era considerado o sucessor de Arão. A palavra “sumo sacerdote” significa “sumo sacerdote”; isto é, um padre de posição e cargo mais altos do que outros. Pelo regulamento original, o sumo sacerdote judeu era da família de Aaron Êxodo 29: 9 , embora em épocas posteriores o ofício fosse frequentemente conferido a outros. Na época dos romanos, tornou-se venal, e o regulamento mosaico foi desconsiderado; Deuteronômio 17: 8-12 ; Deuteronômio 19:17 ; Deuteronômio 21: 5 ; Deuteronômio 27: 9-10 .

Ele só tinha o privilégio de entrar no lugar mais sagrado uma vez por ano, no grande dia da expiação, para fazer expiação pelos pecados do povo; Levítico 21:13 . O “vestido” do sumo sacerdote era muito mais caro e magnífico do que o da ordem inferior dos sacerdotes; Êxodo 39: 1-7 . Ele usava um manto ou manto – ???? mèiyl- de azul, com as bordas bordadas com romãs em roxo e escarlate; um “éfode” – ???? ?ephowd – feito de algodão, carmesim, roxo e azul, e ornamentado com ouro usado sobre o manto ou manto, sem mangas, e dividido abaixo das axilas em duas partes ou metades, das quais um estava na frente cobrindo o peito e o outro atrás cobrindo as costas. No éfode, havia um peitoral de mão-de-obra curiosa e, na cabeça, uma mitra. O peitoral era um pedaço de obra bordada com cerca de quinze centímetros quadrados e foi dobrado, de modo a atender ao propósito de uma bolsa ou bolsa. Foi adornado com doze pedras preciosas, cada uma com o nome de uma das tribos de Israel. Os dois cantos superiores do peitoral foram presos ao éfode e os dois inferiores ao cinto.

Tomado entre os homens – Talvez haja uma alusão aqui ao fato de que o grande Sumo Sacerdote da dispensação cristã tinha uma origem mais alta que a humana, e foi selecionado de uma posição muito acima das pessoas. Ou pode ser que o significado seja que todo sumo sacerdote na terra – inclusive todos sob a antiga dispensação e o grande sumo sacerdote do novo – seja ordenado com referência ao bem-estar das pessoas e para trazer a Deus uma oferta valiosa de forman .

É ordenado para homens – É separado ou consagrado para o bem-estar das pessoas. O sumo sacerdote judeu foi designado para seu cargo com grande solenidade; ver Hebreus 9: 6-10 . Podemos comentar aqui:

(1) que o ofício apropriado de um sacerdote é apresentar um “sacrifício” pelo pecado.

(2) é “impróprio” dar o nome “sacerdote” a um ministro do evangelho. A razão é que ele não oferece sacrifício; ele não aspira sangue. Ele é designado para “pregar a palavra” e liderar as devoções da igreja, mas não para oferecer sacrifício. Conseqüentemente, o Novo Testamento preserva toda a consistência nesse ponto, pois o nome “sacerdote” nunca é dado uma vez aos apóstolos ou a qualquer outro ministro do evangelho.

Entre os papistas, há “consistência” – embora erro grosseiro e perigoso – no uso da palavra “padre”. Eles acreditam que o ministro da religião oferece “o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor”; que o pão e o vinho são transformados pelas palavras de consagração no “corpo e sangue, alma e divindade, do Senhor Jesus” (Decretos do Concílio de Trento), e que “isso” é realmente oferecido por ele como um sacrifício. Assim, eles “elevam o anfitrião”; isto é, levante ou ofereça o sacrifício e exija que todos se curvem diante dele e adore, e com essa visão eles são “consistentes” em reter a palavra “sacerdote”. Mas por que esse nome deve ser aplicado a um ministro “protestante”, que acredita que tudo isso é blasfêmia e que afirma não ter “sacrifício” a oferecer quando ele vem ministrar diante de Deus? O grande sacrifício; a única expiação suficiente foi oferecida – e os ministros do evangelho são designados para proclamar essa verdade aos homens, não para oferecer sacrifícios pelo pecado.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

de entre . Grego. ek . App-104.

homens . Grego. anthropos. App-123.

referente a . Grego.

profissionais . App-104.

Deus App-98.

isso = para que isso. Grego. hina .

oferta . Grego. prosphero. Ocorre vinte vezes em Hebreus em relação ao sangue e “ofertas” sem sangue. Em outros lugares, apenas em Evangelhos e Atos. Na Septuaginta, mais de cem vezes, oitenta vezes no Pentateuco.

pecados . Grego. hamartia. App-128.

Comentário de John Calvin

1. Para todo sumo sacerdote etc. Ele compara Cristo com os sacerdotes levíticos e nos ensina qual é a semelhança e a diferença entre eles; e o objetivo de todo o discurso é mostrar o que realmente é o ofício de Cristo e também provar que tudo o que foi ordenado pela lei foi ordenado por sua conta. Por isso, o apóstolo passa adiante para mostrar que o antigo sacerdócio foi abolido.

Ele primeiro diz que os sacerdotes foram retirados dentre os homens; segundo, que eles não atuavam como parte privada, mas para todo o povo; terceiro, que eles não deveriam ficar vazios para agradar a Deus, mas providos de sacrifícios; quarto, que eles não deveriam ser isentos de enfermidades humanas, para poder socorrer mais prontamente os angustiados; e, finalmente, que eles não deviam presumir-se apressadamente entrar neste ofício, e que somente a honra era legítima quando foram escolhidos e aprovados por Deus. Vamos considerar brevemente cada um desses pontos.

Contudo, devemos primeiro expor a ignorância daqueles que aplicam essas coisas ao nosso tempo, como se houvesse hoje a mesma necessidade de sacerdotes para oferecer sacrifícios; ao mesmo tempo, não há necessidade de uma longa refutação. Pois o que pode ser mais evidente do que a realidade encontrada em Cristo é comparada com seus tipos, que, sendo anteriores no tempo, já cessaram? Mas isso aparecerá mais completamente a partir do contexto. Quão extremamente ridículos são os que procuram por esta passagem estabelecer e apoiar o sacrifício da massa! Volto agora às palavras do apóstolo.

Tomado de entre homens, etc. Isso ele diz dos sacerdotes. Daqui resulta que era necessário que Cristo fosse um homem real; pois, como estamos muito longe de Deus, apresentamos-nos diante dele na pessoa de nosso sacerdote, o que não poderia ser, se ele não fosse um de nós. Portanto, que o Filho de Deus tem uma natureza em comum conosco, não diminui sua dignidade, mas a recomenda mais a nós; pois ele está preparado para nos reconciliar com Deus, porque ele é homem. Portanto, Paulo, a fim de provar que ele é um mediador, o chama expressamente de homem; pois, se ele tivesse sido tirado dentre anjos ou quaisquer outros seres, por ele não poderíamos estar unidos a Deus, como ele não poderia reagir a nós.

Para homens, etc. Esta é a segunda cláusula; o padre não era um ministro particular para si, mas foi designado para o bem comum do povo. Mas é de grande importância notar isso, para que possamos saber que a salvação de todos nós está ligada e gira no sacerdócio de Cristo. O benefício é expresso nessas palavras, ordena as coisas que pertencem a Deus. Eles podem, de fato, ser explicados de duas maneiras, pois o verbo ?a??stata? tem um senso passivo e ativo. Aqueles que a aceitam passivamente dão a esta versão “está ordenado nessas coisas”, etc .; e assim eles teriam a preposição para serem entendidos; Aprovo mais da outra interpretação, que o sumo sacerdote cuida ou ordena as coisas pertencentes a Deus; pois a construção flui melhor e o sentido é mais completo. (84) Mas, ainda assim, o que o apóstolo tinha em vista é o mesmo, a saber, que não temos relações com Deus, exceto que haja um padre; pois, como somos profanos, o que temos a ver com as coisas sagradas? Estamos em uma palavra alienada de Deus e de seu serviço até que um sacerdote interponha e empreenda nossa causa.

Que ele possa oferecer os dois presentes, etc. A terceira coisa que ele menciona a respeito de um padre é a oferta de presentes. No entanto, existem aqui duas coisas: presentes e sacrifícios; a primeira palavra inclui, como penso, vários tipos de sacrifícios e, portanto, é um termo geral; mas o segundo denota especialmente os sacrifícios da expiação. Ainda assim, o significado é que o sacerdote sem sacrifício não é um pacificador entre Deus e o homem, pois sem sacrifício os pecados não são expiados, nem a ira de Deus é pacificada. Portanto, sempre que ocorre a reconciliação entre Deus e o homem, essa promessa deve necessariamente preceder. Assim, vemos que os anjos não são capazes de obter para nós o favor de Deus, porque eles não têm sacrifício. O mesmo deve ser pensado nos profetas e apóstolos. Somente Cristo, então, é aquele que, tendo levado os pecados por seu próprio sacrifício, pode reconciliar Deus conosco.

Comentário de Adam Clarke

Para todo sumo sacerdote tomado dentre os homens – Isso parece se referir a Levítico 21:10 , onde está sugerido que o sumo sacerdote será levado ????? meachaiv , de seus irmãos; ou seja, ele será da tribo de Levi e da família de Arão.

É ordenado para homens – appointedpe? a????p?? ?a??stata? ta p??? t?? Te?? · É designado para presidir a adoração divina naquelas coisas relacionadas à salvação do homem.

Para que ele possa oferecer presentes e sacrifícios pelos pecados – Deus sempre apareceu a todos os seus seguidores em dois pontos de vista:

  1. Como autor e distribuidor de todo bem temporal.
  • Como legislador e juiz. Em referência a essa dupla visão do Ser Divino, sua adoração era composta de duas partes diferentes:
  • Ofertas ou presentes.
  • Sacrifícios.
  • Como criador e distribuidor de todo bem, ele tinha ofertas pelas quais sua generosidade e providência eram reconhecidas.
  • Como legislador e juiz, contra cujas injunções foram cometidas ofensas, ele ofereceu sacrifícios a ele para fazer expiação pelo pecado.
  • O d??a , ou dons, mencionados aqui pelo apóstolo, incluía todo tipo de oferta eucarística. Os ??s?a? , sacrifícios, incluíam vítimas de todos os tipos, ou animais cujas vidas deveriam ser oferecidas em sacrifício, e seu sangue derramado diante de Deus, como expiação pelos pecados. O sumo sacerdote era o mediador entre Deus e o povo; e era seu ofício, quando o povo trouxera esses presentes e sacrifícios, oferecê-los a Deus em favor deles. O povo não podia legitimamente oferecer suas próprias ofertas, todas elas deveriam ser trazidas ao sacerdote, e somente ele poderia apresentá-las a Deus. Como temos um sumo sacerdote sobre a casa de Deus, para oferecer todos os nossos dons e Seu próprio sacrifício, portanto, podemos chegar com ousadia ao trono da graça. Veja acima.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 5: 1 . Para todo sumo sacerdote Isto está conectado com o versículo anterior: Vamos ousadamente ao trono da graça – por isso, ou porque todo sumo sacerdote é ordenado, para que ele possa oferecer, etc. como o último versículo do capítulo anterior é conseqüência do que é dito Hebreus 5:14 .

    Comentário de Scofield

    pecados

    Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

    Comentário de John Wesley

    Pois todo sumo sacerdote retirado dentre os homens é ordenado para homens em coisas pertencentes a Deus, para que ele possa oferecer presentes e sacrifícios pelos pecados:

    Pois todo sumo sacerdote que é tirado dentre os homens é, até que ele seja levado, da mesma ordem que eles.

    E é nomeado – Ou seja, costuma ser nomeado.

    Nas coisas pertencentes a Deus – Para trazer Deus para perto dos homens, e os homens para Deus.

    Que ele possa oferecer os dois presentes – Entre coisas inanimadas e sacrifícios de animais.

    Referências Cruzadas

    Exodo 28:1 – “Chame seu irmão Arão e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes.

    Exodo 29:1 – “Assim você os consagrará, para que me sirvam como sacerdotes: separe um novilho e dois cordeiros sem defeito.

    Levítico 8:2 – “Traga Arão e seus filhos, suas vestes, o óleo da unção, o novilho para a oferta pelo pecado, os dois carneiros e o cesto de pães sem fermento;

    Levítico 9:7 – Disse Moisés a Arão: “Venha até o altar e ofereça o seu sacrifício pelo pecado e o seu holocausto, e faça propiciação por você mesmo e pelo povo; ofereça o sacrifício pelo povo e faça propiciação por ele, conforme o Senhor ordenou”.

    Levítico 9:15 – Depois Arão apresentou a oferta pelo povo. Pegou o bode para a oferta pelo pecado do povo e o ofereceu como sacrifício pelo pecado, como fizera com o primeiro.

    Números 16:46 – e Moisés disse a Arão: “Pegue o seu incensário e ponha incenso nele, com fogo tirado do altar, e vá depressa até a comunidade para fazer propiciação por eles, porque saiu grande ira da parte do Senhor e a praga começou”.

    Números 18:1 – O Senhor disse a Arão: “Você, os seus filhos e a família de seu pai serão responsáveis pelas ofensas contra o santuário; você e seus filhos serão responsáveis pelas ofensas cometidas no exercício do sacerdócio.

    Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

    Hebreus 8:3 – Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacrifícios, e por isso era necessário que também este tivesse algo a oferecer.

    Hebreus 9:9 – Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

    Hebreus 10:11 – Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.

    Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *