Estudo de Hebreus 8:2 – Comentado e Explicado

Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, erigido pelo Senhor, e não por homens.
Hebreus 8:2

Comentário de Albert Barnes

Um ministro do santuário – Margem, “ou coisas sagradas”. Grego t?? ????? ton hagionO grego pode significar “o santuário” – denotando o Santo dos Santos; ou “coisas sagradas”. hagia hagio¯n- “hagia hagion,” (Jahn’s Arche . section 328), or as it is used here simply as ta` a?´??a ta hagiaThe connection seems to require us to understand it of the “most holy place,” and not of holy things. A palavra “santuário” – ???? qodesh – foi dada ao tabernáculo ou templo como um “lugar sagrado”, e a forma plural usada aqui – t? ???a ta hagia – foi dada ao lugar mais sagrado por meio de eminência – o forma completa do nome sendo – ???? qodesh ???? ??????? qodesh qodâshiymor, ha??a ????? hagia hagion- “hagia hagion” – (Jahn’s Arche . seção 328), ou como é usado aqui simplesmente como t? ???a ta hagiaA conexão parece exigir que entendamos do “lugar mais santo”, e não das coisas sagradas. A idéia é que o Senhor Jesus, o Grande Sumo Sacerdote, tenha entrado no Santo dos Santos no céu, do qual aquele no tabernáculo era um emblema. Para uma descrição do local mais sagrado do templo, veja as notas em Mateus 21:12.

E do verdadeiro tabernáculo – O tabernáculo “real” no céu, do qual aquele entre os hebreus era apenas o tipo. A palavra “tabernáculo” – s???? skene – significa apropriadamente “barraca, cabana ou tenda” e foi aplicada à “tenda” que Moisés foi instruída a construir como o local para a adoração a Deus. Esse tabernáculo, como o templo foi posteriormente, foi considerado a morada especial de Deus na terra. Aqui a referência é ao céu, como a morada de Deus, da qual aquele tabernáculo era o emblema ou símbolo. É chamado de “verdadeiro tabernáculo”, pois é a verdadeira habitação de Deus, da qual a feita por Moisés era apenas o “emblema”. Não é móvel e perecível como o feito pelo homem, mas é imutável e eterno.

Que o Senhor armaria, e não o homem – A palavra “armar” é adaptada para expressar a criação de uma “tenda”. Quando se diz que “o Senhor lançou o verdadeiro tabernáculo”, isto é, a habitação permanente no céu; o significado é que o céu foi preparado pelo próprio Deus e que tudo o que é necessário para constituir uma morada apropriada para a majestade divina foi feito por ele. A essa gloriosa morada, o Redentor foi recebido, e lá ele exerce o ofício de sumo sacerdote em favor do homem. De que maneira ele faz isso, o apóstolo especifica no restante deste capítulo, e em Hebreus 910 :

Comentário de E.W. Bullinger

Ministro. Grego. leitourgos. App-190.

santuário . Literalmente, os Santos, ou seja, o Santo dos Santos. Compare Hebreus 9: 3 . Grego. Hagion. Neut. , Hebrews 9:24 , Hebrews 9:25 ; Usado dez vezes em hebraico: Hebreus 8: 2 , Hebreus 9: 1 , Hebreus 9: 2 , Hebreus 9: 3 , Hebreus 9: 8 , Hebreus 9:12 , Hebreus 9:24 , Hebreus 9:25 ; Hebreus 10:19 ; Hebreus 13:11 .

verdade . Grego. aletinos. App-175.

tabernáculo = tenda. Grego. skene.

Senhor . App-98.

arremessado . Grego. pegnumi. Só aqui.

e Omitir.

homem Grego. anthropos. App-123.

Comentário de John Calvin

2. Do santuário, ou, literalmente, das coisas sagradas, etc. A palavra deve ser tomada como sendo do gênero neutro; e o apóstolo se explica dizendo, do verdadeiro tabernáculo. (128)

Mas pode-se perguntar, se o tabernáculo construído por Moisés era falso, e presunçosamente construído, pois há um contraste implícito nas palavras? A isto, respondo, que para nós mencionados aqui não se opõe ao que é falso, mas apenas ao que é típico; como encontramos em João 1:17 , “A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. Então o antigo tabernáculo não era as invenções vazias do homem, mas a efígie do tabernáculo celestial. Porém, como uma sombra difere da substância e o sinal da coisa significa, o apóstolo nega que tenha sido o verdadeiro tabernáculo, como se ele dissesse, que era apenas uma sombra.

Que o Senhor lançou, ou corrigiu, etc. O que o apóstolo quer dizer ao localizar o sacerdócio de Cristo no céu? Pois sem dúvida ele sofreu na terra, e por um sangue terrestre ele expiou nossos pecados, pois ele derivou sua origem da semente de Abraão; o sacrifício de sua morte era visível; e, finalmente, para que ele se oferecesse ao Pai, era necessário que ele descesse do céu à terra e, como homem, fosse exposto às tristezas dessa vida mortal e, por fim, à própria morte. A tudo isso, respondo que, seja o que for de natureza terrena que pareça estar à primeira vista em Cristo, deve ser visto espiritualmente aos olhos da fé. Assim, sua carne, que procedeu da semente de Abraão, uma vez que era o templo de Deus, possuía um poder vivificante; sim, a morte de Cristo se tornou a vida do mundo, que certamente está acima da natureza. O apóstolo, portanto, não se refere ao que pertence particularmente à natureza humana, mas ao poder oculto do Espírito; e, portanto, é que a morte de Cristo não tem nada terrestre nela. Quando, portanto, falamos de Cristo, aprendemos a elevar todos os nossos pensamentos ao reino de Deus, para que não restem dúvidas em nós.

Quase com o mesmo objetivo é a linguagem de Paulo em 2 Coríntios 5: 1 ; ele chama Deus de construtor deste tabernáculo, a fim de estabelecer sua estabilidade e perpetuidade; por outro lado, o que é construído pelas mãos dos homens é instável e, por fim, certamente perecerá. Mas ele diz isso, porque a redenção era verdadeiramente uma obra divina, alcançada pela morte de Cristo; e nisso o poder de Cristo se manifestou de maneira maravilhosa.

Descobrimos que a palavra no próximo capítulo significa o lugar mais santo, acompanhado como aqui com o artigo, Hebreus 9: 8 , e sem o artigo, o lugar santo ou o santuário, Hebreus 9: 2 . Portanto, se esse significado for adotado, a tradução aqui deve ser “o ministro dos mais sagrados”; e então “tabernáculo” é usado como incluindo todo o edifício, como no capítulo 9: 2. Mas o contexto aqui parece favorecer o significado anterior. A versão de Doddridge é: “Um ministro das coisas sagradas”. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Um ministro do santuário – ??? ????? ?e?t?????? · Um ministro público das coisas ou lugares sagrados. A palavra ?e?t?????? , de ?e?t?? , público, e e???? , um trabalho ou escritório, significa uma pessoa que oficiou pelo público, um funcionário público; em quem, e sua obra, todas as pessoas tinham um direito comum: daí a nossa palavra liturgia, a obra pública de oração e louvor, projetada para as pessoas em geral; todos com o direito de participar e cada um com o mesmo interesse. Bem falando, o padre judeu era o servo do público; ele negociou os negócios do povo com Deus. Jesus Cristo também é o mesmo tipo de funcionário público; como Sacerdote e Mediador, ele negocia com Deus todos os negócios de toda a raça humana. Ele realiza as coisas santas ou age no verdadeiro tabernáculo, o Céu, do qual o tabernáculo judaico era o tipo. O tabernáculo era o lugar entre os judeus onde Deus, pelo símbolo de sua presença, habitava. Isso só poderia tipificar o céu, onde Deus, em sua glória essencial, habita e se manifesta aos anjos e santos glorificados; e, portanto, o céu é chamado aqui o verdadeiro tabernáculo, para distingui-lo do tipo.

Que o Senhor lançou – O tabernáculo judaico era obra do homem, embora feito pela direção de Deus; os céus, este verdadeiro tabernáculo, obra somente de Deus e infinitamente mais gloriosa que a dos judeus. O tabernáculo também era um tipo da natureza humana de Cristo, João 1:14 ; : E a palavra se fez carne e habitou entre nós, ?a? es????se? e? ?µ?? e tabernaculhou entre nós; pois, como a presença divina habitava no tabernáculo, a plenitude da divindade, corporalmente, habitava no homem Cristo Jesus. E esse corpo humano foi obra peculiar de Deus, pois não veio no caminho da geração natural.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 8: 2 . Um ministro do santuário, ??? a????, de coisas sagradas, o que parece preferível. Na próxima cláusula, o apóstolo fala dos lugares sagrados; e dessa cláusula devemos emprestar a palavra a???????, e entendê-lo como Cristo sendo um ministro das verdadeiras coisas sagradas e do verdadeiro, isto é, do santuário celestial. Veja Hebreus 8: 5 ; Hebreus 9: 1 ; Hebreus 9:11 ; Hebreus 9:24 . João 1:14 ; João 2:19 .

Comentário de John Wesley

Um ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor lançou, e não o homem.

Um ministro – que representa seu próprio sacrifício, como o sumo sacerdote fazia o sangue desses sacrifícios uma vez por ano.

Do santuário – Céu, tipificado pelo santo dos santos.

E do verdadeiro tabernáculo – Talvez sua natureza humana, da qual o antigo tabernáculo era um tipo.

Que o Senhor fixou – Para sempre.

Não homem – Como Moisés consertou o tabernáculo.

Referências Cruzadas

Exodo 28:1 – “Chame seu irmão Arão e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes.

Exodo 28:35 – Arão o vestirá quando ministrar. O som dos sinos será ouvido quando ele entrar no Lugar Santo diante do Senhor e quando sair, para que não morra.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Hebreus 9:8 – Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

Hebreus 9:11 – Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

Hebreus 10:21 – Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.

Hebreus 11:10 – Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *