Estudo de Hebreus 10:21 – Comentado e Explicado

E dado que temos um Sumo-sacerdote estabelecido sobre a casa de Deus,
Hebreus 10:21

Comentário de Albert Barnes


E tendo um Sumo Sacerdote sobre a casa de Deus – Sobre a casa espiritual de Deus; isto é, a igreja; compare as notas em Hebreus 3: 1-6 . Sob a dispensação judaica, havia um grande sumo sacerdote, e o mesmo se aplica à dispensação cristã. Isso o apóstolo havia mostrado longamente na parte anterior da Epístola. A idéia aqui é que, como na dispensação anterior, era considerado um privilégio que o povo de Deus tivesse acesso ao propiciatório por meio do sumo sacerdote; então é verdade, em um sentido muito mais elevado, que agora podemos ter acesso a Deus através de nosso maior e mais glorioso Sumo Sacerdote.

Comentário de E.W. Bullinger

um alto = um ótimo.

casa Veja Hebreus 3: 6 .

Comentário de John Calvin

21. E ter um sumo sacerdote, etc. Tudo o que ele disse anteriormente sobre a revogação do antigo sacerdócio, comporta-nos agora ter em mente, pois Cristo não poderia ser um sacerdote sem que os ex-sacerdotes fossem despojados de seu ofício, como era outra ordem. Ele então sugere que todas as coisas que Cristo havia mudado em sua vinda deveriam ser abandonadas; e Deus o colocou sobre toda a sua casa para esse fim, – para que todo aquele que busca um lugar na Igreja possa se submeter a Cristo e escolhê-lo, e nenhum outro, como seu líder e governante. (172)

Comentário de Adam Clarke

Um sumo sacerdote sobre a casa de Deus – A casa ou família de Deus é a Igreja Cristã, ou todos os verdadeiros crentes no Senhor Jesus. Sobre esta Igreja, casa ou família, Cristo é o Sumo Sacerdote – em nome deles, ele oferece seu próprio sangue, suas orações e louvores; e como o sumo sacerdote tinha a ordem de todas as coisas que pertenciam à casa e ao culto a Deus, o mesmo acontece com Cristo no governo de sua igreja. Este governo ele nunca cedeu em outras mãos. Como ninguém pode governar e preservar o mundo, exceto Deus, assim ninguém pode governar e salvar a Igreja, exceto o Senhor Jesus: Ele está sobre a casa; Ele é seu presidente; ele instrui, protege, guia, alimenta, defende e salva o rebanho. Quem tem um presidente assim pode ter confiança; pois com ele está a fonte da vida, e ele tem todo o poder nos céus e na terra.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:21 . E tendo um sumo sacerdote sobre a casa de Deus; Ou seja, sobre todos os que nomeiam o nome de Cristo, e mantêm firme a confiança e o gozo da esperança, firmes até o fim; CH. Hebreus 3: 6 . Nosso sumo sacerdote é o Filho de Deus, o herdeiro designado de todas as coisas, Senhor de todas; portanto, temos os motivos mais fortes para manter firme nossa profissão, que podem ser apresentados diante de nós.

Referências Cruzadas

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Efésios 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Hebreus 3:3 – Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 6:20 – onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *