Estudo de João 2:19 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias.
João 2:19

Comentário de Albert Barnes

Destrua este templo – O evangelista nos informa João 2:21 que por “templo”, aqui, ele quis dizer seu corpo. Não é improvável que ele apontou com o dedo para o corpo enquanto falava. A palavra “destruir”, usada aqui no “imperativo”, tem a força do “futuro”. Seu significado pode assim ser expresso: “Agora você é profanador do templo de Deus. Você contaminou o santuário; você o tornou um local de tráfego. Você também desprezou minha autoridade e ficou indiferente aos milagres que eu já realizei. Mas sua maldade não terminará aqui. Você vai se opor a mim cada vez mais; você me rejeitará e me desprezará, até que em sua maldade você tire minha vida e destrua meu corpo. ” Havia, portanto, uma previsão distinta de sua morte e a causa dela. A palavra “templo”, ou “habitação”, não era usada freqüentemente pelos judeus para designar o “corpo” como sendo a residência do espírito, 2 Coríntios 5: 1 . Os cristãos não são chamados com frequência de templo de Deus, como aqueles em quem o Espírito Santo habita na terra, 1 Coríntios 3: 16-17 ; 1 Coríntios 6:19 ; 2 Coríntios 6:16 . Nosso Salvador chamou seu corpo de templo de acordo com o uso comum da linguagem, e mais particularmente porque “nele a plenitude da Deidade habitava corporalmente”, Colossenses 2: 9 . O templo em Jerusalém era a morada apropriada de Deus. Sua presença visível estava lá especialmente manifestada, 2 Crônicas 36:15 ; Salmo 76: 2 . Como o Senhor Jesus era divino – como a plenitude da divindade habitava nele, seu corpo poderia ser chamado de “templo”.

Em três dias, levantarei a questão – os judeus pediram um “milagre” dele, como prova de sua autoridade, ou seja, uma prova de que ele era o Messias. Ele lhes diz que uma prova completa e decidida disso seria sua “ressurreição dos mortos”. Embora eles não fiquem satisfeitos com nenhum outro milagre, ainda assim devem estar convencidos de que ele veio do céu e que era o Messias há muito esperado. À mesma evidência de que ele era o Cristo, ele os remete em outras ocasiões. Ver Mateus 12: 38-39 . Desde cedo ele predisse sua morte e ressurreição, pois no início de seu trabalho ele tinha uma clara previsão de tudo o que aconteceria. Esse conhecimento mostra claramente que ele veio do céu e evidencia, também, a extensão de seu amor que ele estava “disposto” a vir para nos salvar, sabendo claramente o que isso lhe custaria. Se ele viesse “sem” essa expectativa de sofrimento, seu amor poderia ter sido muito menor; mas quando ele sabia completamente tudo o que estava diante dele, quando viu que isso o envolveria em desprezo e morte, mostra compaixão “digna de um Deus” por estar disposto a suportar a carga de todas as nossas tristezas e morrer para salvar nós da morte eterna. Quando Jesus diz: “Eu o levantarei”, é também uma prova do poder divino. Um mero “homem” não poderia dizer isso. Nenhum “homem” morto pode ter tanto poder sobre seu corpo; e deve ter havido, portanto, na pessoa de Jesus uma natureza superior à humana à qual o termo “eu” poderia ser aplicado e que tinha poder para ressuscitar os mortos – isto é, o que era divino.

Comentário de E.W. Bullinger

Destruir, etc. Os inimigos do Senhor lembraram-se de Suas palavras e as perverteram: dizendo: “Destruirei” , etc. Veja Mateus 26:61 ; Marcos 14:58 .

esta. Veja em Mateus 16:18 .

Temple . Grego. naos. Veja nota em Mateus 23:16 .

levantar . . . para cima . Grego. egeiro. App-178.

Comentário de John Calvin

19. Destrua este templo. Este é um modo alegórico de expressão; e Cristo intencionalmente falou com esse grau de obscuridade, porque os considerava indignos de uma resposta direta; as he elsewhere declares that he speaks to them in parables , because they are unable to comprehend the mysteries of the heavenly kingdom, ( Matthew 13:13 .) But first he refuses to them the sign which they demanded, either because it would have been of no advantage, or because he knew that it was not the proper time. Some compliances he occasionally made even with their unreasonable requests, and there must have been a strong reason why he now refused. Yet that they may not seize on this as a pretense for excusing themselves, he declares that his power will be approved and confirmed by a sign of no ordinary value; for no greater approbation of the divine power in Christ could be desired than his resurrection from the dead. But he conveys this information figuratively, because he does not reckon them worthy of an explicit promise. In short, he treats unbelievers as they deserve, and at the same time protects himself against all contempt. It was not yet made evident, indeed, that they were obstinate, but Christ knew well what was the state of their feelings.

But it may be asked, since he performed so many miracles, and of various kinds, why does he now mention but one? I answer, he said nothing about all the other miracles, First, because his resurrection alone was sufficient to shut their mouth: Secondly, he was unwilling to expose the power of God to their ridicule; for even respecting the glory of his resurrection he spoke allegorically: Thirdly, I say that he produced what was appropriate to the case in hand; for, by these words, he shows that all authority over the Temple belongs to him, since his power is so great in building the true Temple of God.

This temple . Though he uses the word temple in accommodation to the present occurrence, yet the body of Christ is justly and appropriately called a temple . The body of each of us is called a tabernacle , ( 2 Corinthians 5:4 ; 2 Peter 1:13 ,) because the soul dwells in it; but the body of Christ was the abode of his Divinity. For we know that the Son of God clothed himself with our nature in such a manner that the eternal majesty of God dwelt in the flesh which he assumed, as in his sanctuary.

The argument of Nestorius, who abused this passage to prove that it is not one and the same Christ who is God and man, may be easily refuted. He reasoned thus: the Son of God dwelt in the flesh, as in a temple ; therefore the natures are distinct, so that the same person was not God and man. But this argument might be applied to men; for it will follow that it is not one man whose soul dwells in the body as in a tabernacle; and, therefore, it is folly to torture this form of expression for the purpose of taking away the unity of Person in Christ. It ought to be observed, that our bodies also are called temples of God, ( 1 Corinthians 3:16 , and 1 Corinthians 6:19 ; 2 Corinthians 6:16 ) but it is in a different sense, namely, because God dwells in us by the power and grace of his Spirit; but in Christ the fullness of the Godhead dwells bodily, so that he is truly God manifested in flesh , ( 1 Timothy 3:16 .)

I will raise it up again. Here Christ claims for himself the glory of his resurrection, though, in many passages of Scripture, it is declared to be the work of God the Father. But these two statements perfectly agree with each other; for, in order to give us exalted conceptions of the power of God, Scripture expressly ascribes to the Father that he raised up his Son from the dead; but here, Christ in a special manner asserts his own Divinity. And Paul reconciles both.

If the Spirit of Him, that raised up Jesus from the dead dwell in you, he that raised up Christ from the dead shall also quicken your mortal bodies by his Spirit that dwelleth in you,
(
Romans 8:11 .)

While he makes the Spirit the Author of the resurrection, he calls Him indiscriminately sometimes the Spirit of Christ , and sometimes the Spirit of the Father .

Comentário de Adam Clarke

Destrua este templo – Este templo mesmo; talvez apontando para o corpo dele ao mesmo tempo.

Comentário de Thomas Coke

João 2:19 . Destrua este templo, O milagre que nosso Senhor já havia realizado, ao expulsar os compradores e vendedores do templo, foi suficiente para convencê-los da autoridade pela qual ele fez essa reforma, se eles foram convencidos por algum milagre. em absoluto. Portanto, nosso Senhor, em vez de satisfazer suas exigências irracionais, os remete ao grande milagre de sua ressurreição; mas os refere a esses termos em termos obscuros, como mentes preconceituosas não podiam entender, até que a própria profecia fosse esclarecida e explicada pelo evento; todavia, se ele apontasse para o corpo ou aludisse às opiniões comumente recebidas, seria de se admirar que eles tivessem confundido seu significado até o momento, supondo que ele quis dizer o templo em que estavam naquele tempo reunidos. O próprio templo deveria ser habitado pela Divindade, e derivar sua santidade dessa circunstância; mas como a Divindade habitava no corpo de Cristo, esse corpo merecia o nome de templo com mais justiça do que o edifício feito com as mãos. Um dos coelhos diz expressamente que o Messias, o santo Filho de Davi, é o Santo dos Santos; e se essa opinião existisse no tempo de Cristo, como provavelmente poderia, não poderia haver grande obscuridade na aplicação desse termo. Por uma figura semelhante do discurso, o apóstolo chama os corpos dos crentes – o templo de Deus, por causa da habitação do Espírito Santo. Veja Marcos 14:58 . Em vez de destruir este templo, o Dr. Heylin lê, você destruirá. No estilo profético, diz ele, o imperativo é frequentemente usado para o futuro.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu e disse-lhes: Destrua este templo, e em três dias eu o levantarei.

Este templo – Sem dúvida apontando, enquanto ele falava, para seu corpo, o templo e a habitação da Divindade.

Referências Cruzadas

Mateus 12:40 – Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.

Mateus 26:60 – Mas nada encontraram, embora se apresentassem muitas falsas testemunhas. Finalmente se apresentaram duas

Mateus 27:40 – e dizendo: “Você que destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus! “

Mateus 27:63 – e disseram: “Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’.

Marcos 8:31 – Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.

Marcos 14:58 – “Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ “.

Marcos 15:29 – Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: “Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias,

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 10:17 – Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 15:3 – Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

1 Coríntios 15:12 – Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *