Estudo de Romanos 8:35 – Comentado e Explicado

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?
Romanos 8:35

Comentário de Albert Barnes

Quem deve nos separar – Ou seja, finalmente ou inteiramente nos separar. Este é um novo argumento do apóstolo, mostrando sua forte confiança na segurança do cristão.

Do amor de Cristo – Esta expressão é ambígua; e pode significar nosso amor a Cristo ou seu amor por nós. Entendo isso no sentido anterior e suponho que significa: “Quem nos fará deixar de amar o Salvador?” Em outras palavras, o amor que os cristãos têm pelo Redentor é tão forte que superará e sobreviverá a toda oposição e a todas as provações. A razão para entender a expressão é que não é concebível como as aflições etc. devem ter alguma tendência de alienar o amor de Cristo “de nós”; mas a suposta tendência de alienar “nosso amor” dele pode ser muito forte. Eles são suportados em sua causa. Eles são causados, em boa medida, por um apego professado a ele. As perseguições e provações às quais os cristãos são expostos por causa de seu apego professado a ele, podem fazê-los cansar de um serviço que envolveu tantas provações. Mas não, diz o apóstolo. Nosso amor por ele é tão forte que estamos dispostos a suportar tudo; e nada que esses inimigos da nossa paz possam fazer pode nos alienar dele e de sua causa. O argumento, portanto, é retirado do forte amor de um cristão ao seu Salvador; e da garantia de que nada seria capaz de separá-lo desse amor.

Por outro lado, alega-se que “o objetivo do apóstolo é assegurar-nos, não tão imediatamente de nosso amor a Deus, como de seu amor por nós, direcionando nossa atenção para seus predestinar, invocar, justificar e glorificar. nós, e não poupando seu próprio Filho, mas entregando-o por nós; que, além disso, contribui mais para nosso consolo, ter nossas mentes fixadas no amor de Deus por nós do que em nosso amor a ele, que está sujeito a tantas falhas e enfermidades. ” Haldane.

De fato, toda essa passagem prossegue, em seu esforço triunfante, com base no que Deus e Cristo fizeram “por nós”, e não com base em algo que nos pertence. Portanto, é improvável que o apóstolo, no meio de tal tensão, introduza o amor da criatura em Deus, como uma razão justa para essa confiança sem paralelo. É mais natural para o cristão triunfar no amor de Cristo por ele do que em qualquer retorno que ele possa fazer. Ele pode se gloriar na força do primeiro, enquanto lamenta a fraqueza do primeiro. Quanto à objeção de que aflições não podem tender a alienar o amor de Cristo, essas são as “mesmas coisas” que alienam as pessoas de nós. Há pessoas que são chamadas de “amigas de verão” porque nos abandonam no inverno da adversidade. Mas o amor de Cristo é grandemente exaltado pelo fato de que nenhuma de todas as possíveis circunstâncias adversas, das quais o apóstolo enumera poucas, jamais mudará seu amor.

A tribulação – ?????? thlipsisNota, Romanos 2: 9 . A palavra refere-se corretamente à pressão externa; aflição decorrente de causas externas. Isso significa, no entanto, não raramente, julgamento de qualquer tipo.

Ou aflição – ste??????a stenochoriaEsta palavra significa corretamente “estreiteza de lugar”; e então, uma grande ansiedade e angústia mental, tal como surge quando um homem não sabe para onde se virar ou o que fazer para obter alívio. Refere-se, portanto, a angústia ou ansiedade “da mente”, como os primeiros cristãos eram frequentemente sujeitos a suas provações e perseguições; 2 Coríntios 7: 5 , “Fora havia brigas”, por dentro havia medos; ” veja a nota em Romanos 2: 9 .

Ou perseguições – Note, Mateus 5:11 . A estes, os primeiros cristãos eram constantemente expostos.

Ou fome – a isso eles também foram expostos como o resultado natural de serem expulsos de casa e de serem frequentemente obrigados a passear entre estranhos, em desertos e lugares desolados.

Ou perigo – Perigo de qualquer tipo.

Ou espada – A espada da perseguição; o perigo de suas vidas a que estavam constantemente expostos. Como todas essas coisas aconteceram com eles em conseqüência de seu apego professado a Cristo, pode-se supor que eles tenderiam a afastar suas mentes dele. Mas o apóstolo teve certeza de que eles não tinham esse poder, mas que seu amor ao Salvador era tão forte que superou a todos e os vinculou de forma inalterável à sua causa no meio das provações mais profundas. O fato é que, quanto mais dolorosas as provações às quais eles são expostos, mais forte e inabalável é o amor que sentem por ele e a confiança em sua capacidade de salvar.

Comentário de E.W. Bullinger

separar . Grego. chouriço. Ver Atos 18: 1 .

amor App-135. Compare Romanos 5: 5 . 2 Coríntios 5:14 .

tribulação . Ver Romanos 2: 9 .

angústia . Processado “angústia” em Romanos 2: 9 .

perseguição . Veja Atos 8: 1 .

perigo . Grego. kindunos. Somente aqui e 2 Coríntios 11:26 . Essas quatro perguntas e respostas nos versículos: Romanos 8: 33-35 formam a figura do discurso Anáfora. Romanos 8:35 dá a figura do discurso Paradiastole. Veja App-6.

Comentário de John Calvin

35. Quem nos separará , etc. A convicção de segurança agora é mais amplamente estendida, até para coisas mais baixas; pois quem é persuadido da bondade de Deus para com ele é capaz de permanecer firme nas aflições mais pesadas. Estes geralmente incomodam os homens em grande parte, e por várias razões, – porque os interpretam como sinais da ira de Deus, ou pensam que foram abandonados por Deus, ou não vêem o seu fim, ou deixam de meditar em uma vida melhor, ou por outros motivos semelhantes; mas quando a mente é purgada de tais erros, ela se acalma e descansa silenciosamente. Mas a importância das palavras é: – que aconteça o que acontecer, devemos permanecer firmes nessa fé – que Deus, que uma vez em seu amor nos abraçou, nunca deixa de cuidar de nós. Pois ele não diz simplesmente que não há nada que possa afastar Deus de seu amor por nós; mas ele quer dizer que o conhecimento e o sentido vivo do amor que ele nos testemunha são tão vigorosos em nossos corações, que sempre brilham nas trevas das aflições; pois como as nuvens, embora obscurecem o claro brilho do sol, ainda não nos privam totalmente de sua luz; então Deus, nas adversidades, envia através das trevas os raios de seu favor, para que as tentações não nos sobrecarregem de desespero; mais ainda, nossa fé, apoiada nas promessas de Deus e em asas, sobe ao céu através de todos os obstáculos. É de fato verdade que as adversidades são sinais da ira de Deus, quando vistas em si mesmas; mas quando o perdão e a reconciliação precedem, devemos ter certeza de que Deus, embora Ele nos castigue, nunca esquece sua misericórdia: ele, de fato, nos lembra o que merecemos; mas ele não menos que testemunha, que nossa salvação é um objeto de seu cuidado, enquanto ele nos leva ao arrependimento.

Mas ele chama isso de amor de Cristo , e por esse motivo – porque o Pai de certa maneira abriu suas compaixão por nós nele. Como então o amor de Deus não deve ser buscado em Cristo, Paulo dirige-lhe corretamente nossa atenção, para que nossa fé possa contemplar, aos raios do favor de Cristo, o semblante sereno do Pai. O significado é que – em nenhuma adversidade devemos abalar nossa confiança quanto a essa verdade – que quando Deus é propício, nada pode ser adverso para nós. Alguns tomam esse amor em um sentido passivo, pelo que ele é amado por nós, como se Paulo nos tivesse armado com uma coragem invencível (275), mas esse comentário pode ser facilmente refutado por todo o teor do raciocínio de Paulo; e o próprio Paulo atualmente removerá toda dúvida definindo mais claramente o que é esse amor.

Tribulação, angústia ou perseguição? etc. O pronome masculino que ele usou no início do verso contém um poder oculto: pois quando ele poderia ter adotado o gênero neutro e dito: “O que nos separará?” etc., ele preferiu atribuir personalidade a coisas sem vida e, para esse fim, – para que ele nos convocasse à disputa o maior número possível de campeões de tentações para experimentar nossa fé.

Mas essas três coisas têm essa diferença: tribulação inclui todo tipo de problema ou mal; a angústia é um sentimento interior, quando as dificuldades nos reduzem a tal extremidade, para que não saibamos qual o caminho a seguir. Tal era a ansiedade de Abraão e de Ló, quando um era obrigado a expor sua esposa ao perigo da prostituição, e o outro, suas filhas; por serem levados a apuros e perplexos, não encontraram como escapar. A perseguição denota adequadamente a violência tirânica pela qual os filhos de Deus foram imerecidamente perseguidos pelos ímpios. Agora, embora Paulo negue, em 2 Coríntios 4: 8 , que os filhos de Deus sejam reduzidos a estreitos, ste?????e?s?a? , ele ainda não discorda de si mesmo; pois ele não apenas os isenta de solicitações ansiosas, mas ele quer dizer que eles são libertados dela, como também testemunham os exemplos de Abraão e Ló.

Comentário de Adam Clarke

Quem nos separará do amor de Cristo? Penso que esta questão foi geralmente mal compreendida. O apóstolo está se referindo às perseguições e tribulações às quais os cristãos genuínos foram expostos por seu apego a Cristo, e à graciosa provisão que Deus havia feito para seu apoio e salvação final. Como nessa provisão, Deus havia demonstrado seu infinito amor por eles ao fornecer Jesus Cristo como oferta pelo pecado, e Jesus Cristo havia demonstrado seu amor ao sofrer a morte na cruz por eles; então, aqui, ele fala do amor dos seguidores de Deus àquele Cristo que os amou primeiro. Portanto, a questão não é: quem separará de nós o amor de Cristo? ou impedir que Cristo nos ame? mas quem nos separará do amor de Cristo? Quem ou o que será capaz de remover nossa afeição dele? E as perguntas que se seguem imediatamente mostram que esse é o sentido da passagem; pois a tribulação, angústia etc., que ele enumera, são coisas pelas quais elas podem ser afetadas, mas pelas quais Cristo não pode ser afetado; e, conseqüentemente, a pergunta evidentemente se refere ao amor deles por quem os amou primeiro e, embora ofereça uma forte presunção de perseverança, fornece um argumento muito poderoso contra a apostasia.

Tribulação deve? T????? , aflição grave ou angústia de qualquer tipo; de ???ß? , para comprimir, oprimir, endireitar, etc .; qualquer coisa pela qual um homem se torne infeliz.

Ou angústia? Ste??????a , uma palavra quase da mesma importância que a primeira, mas mais intensa em sua significação. Significa retidão, sendo cercado por todos os lados, sem a possibilidade de sair ou escapar; de ste??? , estreito ou estreito, e ????? , um lugar.

Ou perseguição? ????µ?? , de d???? , perseguir, pressionar, processar, significa perseguição que um inimigo usa para ultrapassar o objeto de sua malícia, para que ele possa destruí-lo.

Ou fome? ??µ?? , de ?e?p? , falhar; a total falta de pão e todas as necessidades da vida.

Ou nudez? , ?µ??t?? , estando absolutamente sem roupa; expressado à força pela derivação da palavra ???a µ??a e??? , tendo apenas os membros de alguém, sendo totalmente despido.

Ou perigo? ???d???? , um estado de perigo extremo e contínuo, perplexo e angustiante com pressentimentos e alarmes graves; derivado de ???e? ta? ?d??a? , excita angústia; porque muito mal é sentido e muito mais temido.

Ou espada? ?a?a??a , abate; a destruição total da vida, e especialmente a decapitação, e coisas assim, feitas pela ordem do magistrado civil; pois a palavra é usada nesta epístola, Romanos 13: 4 , para significar a autoridade e o poder que ele tem para encerrar judicialmente a vida; isto é, de infligir pena de morte.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8: 35-38 . Quem nos separará do amor de Cristo? & c.— Para responder ao argumento aqui exposto, para mostrar que o homem não pode cair da graça, porque se uma vez que realmente amou a Deus, não pode deixar de fazê-lo em princípio, observe-se: Primeiro, que não é essa pergunta, quem nos separará do amor com o qual amamos a Deus; mas quem nos separará, que verdadeiramente ama a Deus, e testifica esse amor por nossa obediência aos seus mandamentos, João 15:10, e por nossos pacientes sofrimentos por ele, Romanos 8: 36-37 de suas afeições por conosco.

O Apóstolo, portanto, apenas sugere que essas pessoas que continuam no amor de Deus sejam preservadas por Ele ou sejam capazes de vencer as tentações aqui mencionadas; e ser tão apoiado por sua graça e Espírito Santo que possa triunfar sobre eles. Mas ele não diz que o amor de nenhum crente se esfriará, Mateus 24:12 . Não havia medo disso, por que Cristo exorta seus discípulos a continuar em seu amor, João 15: 9. ? e seus apóstolos exortam outros a se manterem no amor de Deus, Judas 1:21 a continuar na graça de Deus, Atos 13:43 a olhar diligentemente para ela, para que não falhem ou não caiam . para que seja traduzida) a graça de Deus, Hebreus 12:15 . Nota. Segundo, que o apóstolo não diz que nada separará os crentes verdadeiros do amor de Deus ou de Cristo; mas só diz pepe?sµa?, Estou convencido de que nada fará isso; nem tenho motivo para temer que qualquer um desses sofrimentos ou prazeres temporais abale sua firmeza, na expectativa daquelas bênçãos eternas e inestimáveis ??que Deus prometeu e que Cristo comprou para sua igreja; essas aflições leves não são dignas de serem comparadas com a glória que será revelada, Romanos 8:18 e todos cooperando para o bem daqueles que amam a Deus, Romanos 8:28 . – isso quanto à fraqueza da carne que tornavam essas tentações tão terríveis e lhes davam força, eles viviam na esperança de uma gloriosa redenção do corpo deles, Romanos 8:23 ; e enquanto gemem debaixo deles, eles têm a ajuda do Espírito de Deus, para fortalecê-los e ajudá-los a suportar suas enfermidades; um Pai poderoso e amoroso para estar com eles, um Salvador exaltado à destra de Deus para interceder por eles, Romanos 8: 33-34 . Sobre todos os relatos que ele poderia dizer, estou convencido de que nenhuma dessas coisas o separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus. O apóstolo não pretende, com essas palavras, ensinar aos crentes que eles não podem ser abalados por essas coisas; pois isso teria contradito a deriva de suas epístolas, na qual ele oferece tantos argumentos e motivos para impedir o efeito dessas tentações, e muitas vezes expressa seus medos, para que não sejam abalados com eles; e seja tão tentado por eles, a ponto de se afastar da esperança do Evangelho, Colossenses 1:23, e tornar inútil seu trabalho, 1 Tessalonicenses 3: 5 . Ele apenas pretende dizer que, com base nessas considerações, eles tiveram tantos incentivos para perseverar e continuar no amor de Deus, o que o fez fortemente convencido de que o faria.

Comentário de John Wesley

Quem nos separará do amor de Cristo? tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Quem nos separará do amor de Cristo – em nossa direção? Sofrerá aflição ou angústia – Ele procede em ordem, de menos problemas para maiores: qualquer um desses pode nos separar de sua proteção nela; e, se ele vê bem, libertação disso?

Referências Cruzadas

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Lucas 21:12 – “Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 20:23 – senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:39 – nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 6:4 – Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 4:16 – Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes cobrado.

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 4:12 – Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *