Estudo de Salmos 19:9 – Comentado e Explicado

O temor do Senhor é puro, subsiste eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos.
Salmos 19:9

Comentário de Albert Barnes

O temor do Senhor – A palavra traduzida por medo neste lugar – ???? yir’âh – significa propriamente medo, terror, Jonas 1:10 ; então, reverência ou santo medo, Salmo 2:11 ; Salmo 5: 7 ; e, portanto, reverência a Deus, piedade, religião – nesse sentido, é freqüentemente usada. Compare Provérbios 1: 7 ; Jó 28:28 ; Isaías 11: 2 . Portanto, por metonímia, significa os preceitos da piedade ou da religião. É usado evidentemente nesse sentido aqui, como referência à revelação, ou à verdade revelada, no sentido em que promove a devida reverência a Deus ou assegura uma consideração adequada pelo seu nome e adoração.

É limpo – A palavra usada aqui – ???? ?âhôr – significa propriamente clara, pura, no sentido físico, em oposição a imunda e suja; então, em um sentido cerimonial, em oposição ao profano ou comum Levítico 13:17 , e depois, em um sentido moral, como um coração limpo, etc., Salmo 12: 6 ; Salmo 51:10 . Também é aplicado ao ouro puro, Êxodo 25:11 . O sentido aqui é que não há nada nele que tende a corromper a moral ou a contaminar a alma. Tudo o que está relacionado a ela é de tendência pura ou santa, adaptado para purificar a alma e torná-la santa.

Duradouro para sempre – Permanecendo por toda a eternidade. Não é temporário; não apodrecendo; não destinado a falecer. Ela permanece firme agora e permanecerá firme para sempre. Ou seja, a lei de Deus, considerada como adaptada para tornar o coração santo e puro, é eterna. O que é agora será sempre. O que é seu ensino agora continuará sendo para sempre.

Os julgamentos do Senhor – A palavra aqui proferida julgamentos se refere também à verdade revelada de Deus, com a idéia de que isso foi julgado ou determinado por ele como correto e como melhor. É o resultado da adjudicação divina sobre o que é verdadeiro e o que é melhor para o homem. A palavra é frequentemente usada neste sentido. Compare Êxodo 21: 1 ; Levítico 18: 5 ; Levítico 26:43 ; compare o Salmo 9: 7 , Salmo 9:16 ; Salmo 10: 5 .

São verdadeiras – Margem, verdade. Então o hebraico. Ou seja, eles concordam inteiramente com a verdade ou são uma representação correta da realidade das coisas. Eles não são arbitrários, mas estão de acordo com o que é certo. Isso supõe que exista algo como verdade em si mesmo, e a lei divina se conforma a isso; não que Deus determine uma coisa por mera vontade, e que é, portanto, correto. Deus é infinitamente perfeito, e o que ele faz estará sempre certo, pois isso está de acordo com sua natureza; mas ainda assim seus julgamentos estão certos, não porque ele faz com que isso seja certo, que é determinado por sua vontade, mas porque sua vontade está sempre de acordo com o que é certo.

E totalmente justos – Ou seja, eles são, sem exceção, justos; ou, são total ou totalmente justos. Não há ninguém que não seja justo e adequado. Tudo o que Deus determina, seja dando ou executando suas leis – tudo em suas exigências e tudo na administração de seu governo – é sempre e totalmente justo. É exatamente o que deve ser no caso e, portanto, é digno de confiança universal.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 19: 9 . O temor do Senhor – verdadeira religião e piedade, prescritas na palavra, reinando no coração e praticadas na vida; ou melhor, essa palavra ou lei em si é intencional e chamada de temor do Senhor, porque é ao mesmo tempo a regra e a causa desse medo, ou da verdadeira religião; é limpo – sincero, não adulterado com qualquer mistura de vaidade, falsidade ou vício; não considerar ou permitir qualquer pecado ou impureza de qualquer espécie e preservar a pureza e santidade da alma; duradouro para sempre – Constante e imutável, o mesmo para substância em todas as idades. O que é mais verdadeiro, tanto da lei moral como da doutrina da graça e misericórdia de Deus para com o homem pecador e miserável, duas das quais são as partes principais dessa lei da qual ele aqui fala. Pois quanto à diferença entre o Antigo Testamento e o Novo, isso reside apenas nas coisas circunstanciais e rituais, que não são aqui pretendidas. E essa alteração também foi predita no Antigo Testamento, e, conseqüentemente, sua realização não destruiu, mas confirmou, a certeza e a constância da palavra de Deus. Isso também se opõe às leis humanas, nas quais existem, e deveriam existir, múltiplas mudanças, de acordo com a diferença de tempos, pessoas e circunstâncias. Os julgamentos do Senhor – Suas leis, freqüentemente chamadas de julgamentos, porque são as declarações de sua justa justiça; e, por assim dizer, sua sentença judicial, pela qual ele espera que os homens se governem e pela qual ele os julgará no último dia; são verdadeiros – fundamentados nas verdades mais sagradas e inquestionáveis; e totalmente justos – Sem a menor exceção; não como os dos homens, geralmente errados e injustos, mas perfeita e constantemente eqüitativos, justos e santos.

Comentário de Scofield

medo do Senhor

O “medo do Senhor”, uma frase da piedade do AT, que significa confiança reverente, com ódio ao mal.

Comentário de E.W. Bullinger

medo = reverência.

clean = limpeza (especialmente leviticamente). Compare Levítico 16:30 . Números 8: 7 , Números 8:21 . Ezequiel 36:33 , etc. Hebraico. taher.

julgamentos = requisitos judiciais.

verdadeiro = fiel (em perpetuidade).

Comentário de Adam Clarke

O temor do Senhor – ???? yirah , de ??? yara , temer, venerar; freqüentemente colocado para todo o culto divino. A reverência que devemos ao Ser Supremo.

É limpo – ????? tehorah , de ??? tahar , para ser puro, limpo; não diferindo muito de ??? barah , (veja acima), para ser limpo e brilhante como o céu; como prata purificada. Seu objetivo é eliminar todas as impurezas, criar um caráter impecável.

Duradouro para sempre – ??? ????? omite Laad , enfrentando a Perpetuidade. O medo que nos impede de ofender a Deus, que nos faz reverenciá-lo, e é o começo, pois é a salvaguarda da sabedoria, deve ser levado por toda a vida. Nenhuma alma está segura por um momento sem ela. Impede o afastamento de Deus e mantém limpo o que Deus purificou. Este é o seu uso.

Os julgamentos do Senhor – ?????? mishpatim , de sha? shaphat , ele julgou, regulamentou, eliminou , Todos os regulamentos de Deus, todas as suas decisões; o que ele declarou correto e adequado.

São verdadeiras – verdade, desde a verdade, para apoiar, confirmar, tornar estável e certo. Esse é o caráter dos julgamentos de Deus. Todos devem permanecer. Todas as dispensações em providência e graça as confirmam; eles são certos e têm um caráter fixo.

E justos por completo – Eles não estão apenas de acordo com a verdade; mas eles são justos, e tsadeku , dão todos os seus direitos . Eles mostram o que pertence a Deus, ao homem e a nós mesmos. E, portanto, a palavra completamente, ???? yachdav , igualmente, é adicionada; ou verdade e justiça unidas.

Comentário de John Calvin

9. O medo de Jeová é puro. Pelo temor de Deus , estamos aqui para entender como Deus deve ser servido; e, portanto, é tomado em um sentido ativo pela doutrina que nos prescreve a maneira pela qual devemos temer a Deus. A maneira pela qual os homens geralmente manifestam seu temor de Deus é inventando falsas religiões e um culto viciado; ao fazer isso, eles provocam ainda mais sua ira. Davi, portanto, aqui condena indiretamente essas invenções corruptas, sobre as quais os homens se atormentam em vão (456) e que freqüentemente sancionam a impureza; e em oposição a eles, ele afirma justamente que, na observância da lei, há uma isenção de tudo o que contamina. Ele acrescenta que isso dura para sempre; como se dissesse: este é o tesouro da felicidade eterna. Vemos como a humanidade, sem pensar bem no que está fazendo, persegue, com afetos impetuosos e ardentes, as coisas transitórias deste mundo; mas, assim, captando a sombra vazia de uma vida feliz, eles perdem a verdadeira felicidade. Na segunda cláusula, ao chamar os mandamentos de Deus de verdade, Davi mostra que tudo o que os homens se comprometem a fazer por mera sugestão de suas próprias mentes, sem considerar a lei de Deus como regra, é erro e falsidade. E, de fato, ele não poderia ter nos estimulado de maneira mais eficaz a amar, e zelosamente, a viver de acordo com a lei, do que dando-nos este aviso: que todos aqueles que ordenam suas vidas, sem respeitar a lei de Deus, enganar a si mesmos e seguir meras ilusões. Aqueles que explicam a palavra juízos, referindo-se apenas aos mandamentos da segunda mesa, estão, na minha opinião, equivocados: o propósito de Davi era recomendar, sob uma variedade de expressões, as vantagens que os fiéis recebem da lei de Deus . Quando ele diz: Eles são justificados juntos, o significado é: Todos são justos do maior para o menor, sem uma única exceção. Por esse elogio, ele distingue a lei de Deus de todas as doutrinas dos homens, pois nenhuma mancha ou falha pode ser encontrada nela, mas em todos os aspectos é absolutamente perfeita.

Comentário de John Wesley

O temor do SENHOR é puro, duradouro para sempre: os julgamentos do SENHOR são verdadeiros e justos.

O medo – A lei e a palavra de Deus, porque é o objeto e a regra, e a causa do santo medo.

Limpo – Sincero, não adulterado com nenhuma mistura. Constante e imutável, o mesmo para a substância em todas as idades.

Julgamentos – As leis de Deus são freqüentemente chamadas de julgamentos, porque são as declarações de sua justa justiça, e como se fosse sua sentença judicial pela qual ele espera que os homens se governem, e pelo qual ele os julgará no último dia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *