Estudo de 1 João 4:17 – Comentado e Explicado

Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo.
1 João 4:17

Comentário de Albert Barnes

Aqui é o nosso amor perfeito – Margem, “ame conosco”. A margem está de acordo com o grego – µe? ? ?µ?? meth ‘ hemon. O significado é “o amor que está dentro de nós, ou em nós, é aperfeiçoado”. A expressão é incomum; mas a idéia geral é que o amor se torna completo ou completo da maneira que o apóstolo especifica. Dessa maneira, o amor se torna o que deveria ser e nos preparará para aparecer com confiança diante do tribunal. Compare as notas em 1 João 4:12 .

Para que possamos ter ousadia no dia do julgamento – Pela influência do amor em nos libertar do medo da ira vindoura, 1 João 4:18 . A idéia é que aquele que tem verdadeiro amor a Deus não terá nada a temer no dia do julgamento, e pode até se aproximar do terrível tribunal onde ele deve receber a sentença que determinará seu destino eterno sem alarme.

Porque, como ele é, também estamos neste mundo – ou seja, temos os mesmos traços de caráter que o Salvador tinha e, como ele, não precisamos ficar alarmados com a perspectiva de encontrá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

nosso amor = amor conosco (App-104.)

feito perfeito . App-125.

ousadia . Grego. parrhresia. Ver 1 João 2:28 .

julgamento . App-177.

como ele é . Ver 1 João 2: 6 .

Comentário de John Calvin

17 Aqui está nosso amor aperfeiçoado. Há duas cláusulas nesta passagem: que somos participantes da adoção divina, quando nos assemelhamos a Deus como filhos de seu pai; e , segundo, que essa confiança é inestimável, pois sem ela devemos ser extremamente infelizes.

Então, em primeiro lugar, ele mostra qual o propósito que Deus nos abraçou e como desfrutamos dessa graça manifestada para nós em Cristo. Então, o amor de Deus por nós é o que deve ser entendido aqui. Ele diz que é aperfeiçoado , porque é abundantemente derramado e realmente dado, que parece estar completo. Mas ele afirma que nenhum outro é participante dessa bênção; mas aqueles que, por serem conformes a Deus, provam ser seus filhos. É, então, um argumento retirado do que é uma condição inseparável.

Para que possamos ter ousadia. Ele agora começa a mostrar o fruto do amor divino para conosco, embora depois o mostre com mais clareza do efeito contrário. É, no entanto, um benefício inestimável, que podemos ousar ousadamente estar diante de Deus. Por natureza, de fato, tememos a presença de Deus, e isso com justiça; pois, como ele é o juiz do mundo, e nossos pecados nos consideram culpados, a morte e o inferno devem vir à nossa mente sempre que pensarmos em Deus. Daí é o medo que mencionei, que faz os homens evitarem a Deus o máximo que podem. Mas João diz que os fiéis não temem, quando se faz menção a eles do último julgamento, mas que, pelo contrário, vão ao tribunal de Deus com confiança e alegria, porque têm certeza de seu amor paterno. Todo mundo, então, fez tanta proficiência na fé, como está bem preparado em sua mente para esperar o dia do julgamento.

Como ele é Por estas palavras, como já foi dito, ele quis dizer que é exigido de nós, por nossa vez, que se assemelhem à imagem de Deus. O que Deus então está no céu é que ele nos pede que estejamos neste mundo, para que possamos ser considerados seus filhos; pois a imagem de Deus, quando aparece em nós, é como se fosse o selo de sua adoção.

Mas ele parece assim colocar parte de nossa confiança nas obras. Portanto, os papistas erguem suas cristas aqui, como se João negasse que nós, confiando apenas na graça de Deus, possamos ter uma certeza segura da salvação sem a ajuda de obras. Mas nisto são enganados, porque não consideram que o apóstolo aqui não se refere à causa da salvação, mas ao que é acrescentado a ela. E prontamente permitimos que ninguém se reconcilie com Deus por meio de Cristo, exceto que ele também é renovado segundo a imagem de Deus, e que um não pode ser separado do outro. Certo é o que é feito pelo apóstolo, que exclui da confiança da graça todos aqueles em quem nenhuma imagem de Deus é vista; pois é certo que esses são totalmente estrangeiros para o Espírito de Deus e para Cristo. Também não negamos que a novidade da vida, como é o efeito da adoção divina, sirva para confirmar a confiança, como um suporte, por assim dizer, de segunda ordem; mas, enquanto isso, devemos ter nossa base apenas na graça. (87) Tampouco a doutrina de João parece de outra forma consistente consigo mesma; pois a experiência prova, e até os papistas são forçados a confessar que, quanto às obras, sempre dão uma oportunidade para tremer. Portanto, ninguém pode vir com uma mente tranquila ao tribunal de Deus, exceto que ele acredita que é amado livremente.

Mas que nenhuma dessas coisas agrada aos papistas, não há razão para que alguém se pergunte, já que, sendo miseráveis, não conhecem a fé, exceto a que está envolvida com dúvidas. Além disso, a hipocrisia traz trevas sobre eles, para que eles não considerem seriamente o quão formidável é o julgamento de Deus quando Cristo, o Mediador, não está presente, e alguns deles consideram a ressurreição fabulosa. Mas, para que possamos ir com alegria e alegria ao encontro de Cristo, precisamos ter nossa fé fixada somente na Sua graça.

Comentário de Adam Clarke

Aqui está o nosso amor aperfeiçoado – por Deus habitando em nós e nós nele; tendo expulsado toda a mente carnal que era inimiga contra si mesmo, e enchido todo o coração com o espírito de amor e pureza. Assim, o amor é aperfeiçoado; quando assim enche o coração, tem todos os seus graus; é tudo em tudo; e tudo em todo poder, paixão e faculdade da alma.

Pode ter ousadia no dia do julgamento – ·a???s?a? · Liberdade de expressão e liberdade de acesso; ver na pessoa de nosso juiz, aquele que morreu por nós, regenerou nossos corações e quem os preenche.

Como ele é – puro, santo e amoroso; nós também estamos neste mundo; sendo salvo de nossos pecados, e feito a si mesmo em justiça e verdadeira santidade. Ninguém pode contemplar o dia do julgamento com qualquer consolo ou satisfação, exceto neste terreno, que o sangue de Cristo o purificou de todo pecado, e que ele é mantido pelo poder de Deus, através da fé, para a salvação. Isso lhe dará ousadia no dia do julgamento.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4:17 . Aqui é o nosso amor aperfeiçoado Aqui é o amor aperfeiçoado em nós (por isso deve ser prestado), mesmo por estarmos assim apaixonados e, portanto, habitando em Deus: e tendo esse sinal claro do amor de Deus por nós, podemos certamente esperar aparecer com humilde confiança diante dele no terrível dia do juízo; porque, como ele é todo amor por nós, assim somos semelhantes a ele e em consideração ao seu amor, somos cheios de um supremo amor a ele e de um sincero e amor ardente pelos irmãos por causa dele, mesmo que vivamos neste mundo tentador e fascinante. A frase dia do julgamento, nunca parece significar no Novo Testamento (como alguns afirmam) o dia da angústia, ou o tempo daquelas calamidades pelas quais a fé e a paciência dos servos de Deus são frequentemente tentadas neste mundo; ou o dia em que os cristãos primitivos deveriam ser levados ao tribunal dos judeus ou pagãos incrédulos: mas é bem sabido a todos os leitores das Escrituras que isso freqüentemente significa o dia em que Jesus Cristo julgará o mundo com mais perfeita justiça e equidade. Ver 2 Tessalonicenses 2: 2 .

Comentário de John Wesley

Aqui está o nosso amor aperfeiçoado, para que possamos ter ousadia no dia do julgamento: porque, como ele é, também estamos neste mundo.

Nisto – isto é, por esta comunhão com Deus.

Nosso amor é aperfeiçoado; para que possamos – Ou seja, para que tenhamos ousadia no dia do julgamento – Quando todos os corajosos tremerem.

Porque como ele – Cristo.

É – todo amor.

Nós também – que somos pais em Cristo, mesmo neste mundo.

Referências Cruzadas

Mateus 10:15 – Eu lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

Mateus 10:25 – Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

Mateus 11:22 – Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.

Mateus 11:24 – Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você”.

Mateus 12:36 – Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Tiago 2:22 – Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

1 João 2:5 – Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *