Estudo de Tito 3:6 – Comentado e Explicado

que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador,
Tito 3:6

Comentário de Albert Barnes

O que ele derramou sobre nós – grego: “O que ele derramou sobre nós” – ?????? exechensee as notas em Atos 2:17 . A mesma palavra grega é usada lá como aqui. Também ocorre no mesmo sentido em Atos 2:18 , Atos 2:33 .

Abundantemente – Margem, como no grego, “ricamente”. O significado é que o Espírito Santo havia sido conferido em grande medida para convertê-los de sua antiga iniquidade. Não há alusão particular aqui ao dia de Pentecostes, mas a sensação é de que o Espírito Santo foi transmitido ricamente a todos os que foram convertidos, a qualquer momento ou lugar, do erro de seus caminhos. O que o apóstolo diz aqui é verdadeiro para todos os que se tornam cristãos e pode ser aplicado a todos que se tornam crentes em qualquer época ou país,

Por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador – Ver Notas, Atos 2:33 .

Comentário de E.W. Bullinger

galpão . Grego. ekcheo . Veja Atos 2:17 , Atos 2:18 , Atos 2:33 . Figura do discurso Anthropopatheia . App-6. “Derramamento” atribuído a Deus, e o Espírito falou como se fosse água.

em. App-101.

abundantemente . Grego. plousios . Em outros lugares, Colossenses 3:16 . 1 Timóteo 6:17 . 2 Pedro 1:11 .

através . App-104.

Jesus Cristo. App-98.

Comentário de John Calvin

6. Que ele derramou (ou quem ele derramou). No grego, o parente pode aplicar-se à “lavagem” ou ao “Espírito”; para ambos os substantivos – ???t??? e ??e?µa – são neutros. Faz pouca diferença quanto ao significado; mas a metáfora será mais elegante, se o parente for aplicado à “lavagem”. Também não é inconsistente com essa opinião que todos sejam batizados sem distinção; pois, enquanto ele mostra que a “lavagem” é “derramada”, ele não fala do sinal, mas da coisa significada, na qual a verdade do sinal existe.

Quando ele diz, abundantemente, ele quer dizer que, quanto mais um de nós se destaca na abundância dos dons que recebeu, tanto mais ele está sob obrigações à misericórdia de Deus, que só nos enriquece; pois em nós mesmos somos totalmente pobres e destituídos de tudo de bom. Se se objeta que nem todos os filhos de Deus desfrutam de tão grande abundância, mas, pelo contrário, a graça de Deus cai moderadamente sobre muitos; a resposta é que ninguém recebeu uma medida tão pequena que possa não ser justamente considerado rico; pois a menor gota do Espírito (por assim dizer) se assemelha a uma fonte sempre fluente, que nunca seca. Portanto, é uma razão suficiente para chamá-la de “abundância”, que, por menor que seja a quantidade que nos foi dada, nunca se esgota.

Através de Jesus Cristo (261) É ele sozinho em quem somos adotados; e, portanto, é ele sozinho, por meio de quem somos feitos participantes do Espírito, que é o fervoroso e testemunha de nossa adoção. Paulo, portanto, nos ensina com essa palavra que o Espírito de regeneração não é concedido a ninguém, exceto àqueles que são os membros de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Que ele derramou sobre nós em abundância – Which e?e?ee? ??· Que ele derramou sobre nós, como a água foi derramada sobre eles no batismo, à qual há aqui uma alusão manifesta; mas como isso às vezes era apenas aspergido sobre a pessoa, o presente celestial foi derramado, não em gotas, mas p???s??? , ricamente, em grande abundância.

Através de Jesus Cristo – o batismo não é nada em si; e não houve derramamento do Espírito Santo, não houve salvação e expiação de Cristo. Somente por ele todo bem chega às almas dos homens.

Comentário de Thomas Coke

Tito 3: 6-7 . Que ele derramou sobre nós abundantemente, etc. – “Mesmo pelo Espírito que ele derramou sobre nós rica e abundantemente, em seus vários dons e graças, por Jesus Cristo nosso Salvador, em virtude de cuja intercessão foi comunicada aos filhos dos homens; sendo justificados por sua graça, podemos nos tornar herdeiros das mais valiosas bênçãos, de acordo com a esperança da vida eterna, que como o dom dessa graça que ele exibiu em nossas crenças, como o grande e nobre objeto de nossa vida. perseguição.”

Comentário de Scofield

Salvador

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Referências Cruzadas

Provérbios 1:23 – Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

Isaías 32:15 – até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 10:45 – Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 4:2 – Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *