Estudo de Salmos 130:5 – Comentado e Explicado

Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra.
Salmos 130:5

Comentário de Albert Barnes

Eu espero pelo Senhor – isto é, neste estado de angústia e angústia – dessas “profundezas” de angústia, tristeza e convicção de pecado. Isso implica duas coisas:

(1) que ele não tinha outra dependência;

(2) que sua alma estava realmente em uma postura de espera, ou que ele realmente olhou para o Senhor por sua interposição.

Minha alma espera – eu espero, com toda a minha alma e coração.

E em sua palavra eu espero – em sua promessa. Acredito que ele cumprirá essa promessa e que encontrarei uma resposta graciosa às minhas orações. Sob convicção pelo pecado, sob profunda tristeza e angústia de qualquer espécie, essa é a única esperança do homem. Se Deus não interpõe, não há libertador; para que ele interponha, podemos nos sentir seguros, se chegarmos a ele com um coração humilde, crente e penitente.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 130: 5 . Espero pelo Senhor – que ele manifestasse seu favor a mim no perdão dos meus pecados, e desse modo me desse alívio e consolo. Minha alma espera – espero por ele com sinceridade, e não apenas na profissão; com fervor, e não com espírito de morno e indiferença. E em sua palavra eu espero – Onde ele declarou sua natureza misericordiosa, Êxodo 34: 6-7 , e seu gracioso propósito e promessas para o perdão dos pecadores.

Comentário de E.W. Bullinger

alma. Hebraico. nephesh . App-13.

Sua palavra: como enviada a Ezequias por Jeová por meio de Isaías.

Comentário de Adam Clarke

Eu espero pelo Senhor – A palavra ??? kavah , que traduzimos para esperar, significa corretamente a extensão de uma corda de um ponto a outro. Essa é uma bela metáfora: Deus é um ponto, o coração humano é o outro; e o cordão estendido entre ambos é o desejo fervoroso da alma. Esse desejo, fortemente estendido do coração para Deus, em todos os meios da graça, e quando não há, é a espera ativa e energética que Deus exige e que será bem-sucedida.

Comentário de John Calvin

5. Eu esperei por Jeová. Depois de ter testemunhado em geral que Deus está pronto para mostrar misericórdia aos pobres pecadores que se entregam a ele, o salmista conclui que ele é assim encorajado a ter boa esperança. O tempo passado nos verbos espera e confiança é posta para o presente . Eu esperei, eu espero; Eu espero, espero. A repetição que ocorre na primeira parte do verso é enfática; e a palavra alma dá ênfase adicional, implicando, como faz, que o Profeta confiava em Deus mesmo com as mais profundas afeições de seu coração. A partir disso, também concluímos que ele não era apenas paciente e constante aos olhos dos homens, mas que mesmo nos sentimentos íntimos de seu coração ele mantinha quietude e paciência diante de Deus, o que é uma prova muito evidente da fé. Muitos, sem dúvida, são impedidos pela glória vã de murmurar abertamente contra Deus ou trair sua desconfiança, mas dificilmente há um em cada dez que, quando removido da inspeção de seus semelhantes, e em seu próprio coração, espera por Deus com uma mente quieta. O salmista acrescenta, na cláusula final, que o que sustentava sua paciência era a confiança que ele depositava nas promessas divinas. Se essas promessas fossem tiradas, a graça de Deus desapareceria necessariamente de nossa vista, e assim nossos corações fracassariam e ficariam sobrecarregados de desespero. Além disso, ele nos ensina que o fato de estarmos satisfeitos apenas com a palavra de Deus oferece uma prova genuína de nossa esperança. Quando um homem, abraçando a palavra, fica seguro de ter seu bem-estar atendido por Deus, essa garantia será a mãe da espera ou da paciência. Embora o Profeta aqui fale consigo mesmo com o propósito de confirmar sua fé, ainda não há dúvida de que ele sugere a todos os filhos de Deus como uma questão de confiança em referência a si mesmos. Em primeiro lugar, ele coloca diante deles a palavra, para que possam depender inteiramente dela; e, em seguida, ele os adverte que a fé é vã e ineficaz, a menos que nos indique a paciência.

Comentário de John Wesley

Espero no SENHOR, a minha alma espera, e na sua palavra espero.

Eu espero – Que ele perdoe meus pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *