Estudo de Salmos 25:5 – Comentado e Explicado

Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre.
Salmos 25:5

Comentário de Albert Barnes

Guia-me na tua verdade – Da maneira que consideras verdade, ou que consideras verdadeira. A verdade é eterna e imutável. O que Deus vê e considera como verdade é verdadeiro, porque ele vê as coisas como elas são; e quando temos a estimativa divina de qualquer coisa, entendemos o que é a coisa. Não é que ele faça com que seja verdade, mas que ele vê que é verdade. Tal é a perfeição de Sua natureza que temos a máxima garantia de que o que Deus considera como verdade é verdade; o que Ele proclama estar certo está certo. É então a Sua verdade, quando a adota para o domínio de Sua própria conduta, e torna conhecido por Suas criaturas guiá-las.

E ensine-me – Visto que isso seria entendido pelo salmista, seria uma oração que Deus o ensinasse por Sua lei, como então se tornou conhecido; pelo seu espírito no coração; pelas dispensações de Sua providência. Conforme aplicável a nós, é uma oração que Ele nos instrua por todas as verdades então conhecidas e tudo o que foi revelado desde então; pelo Seu Espírito em suas influências em nossos corações; pelos eventos que estão ocorrendo ao nosso redor; pela verdade “acumulada” das eras; o conhecimento que, por todos os métodos que emprega, transmitiu às pessoas para sua orientação e direção.

Pois tu és o Deus da minha salvação – A palavra “salvação” não deve ser entendida aqui no sentido em que é agora comumente usada, como denotando libertação do pecado e ruína futura, mas no sentido mais geral de “libertação” – libertação do perigo e da morte. A frase é sinônimo de “preservação”, e a idéia é que o salmista considerava Deus como seu preservador; ou que ele devia sua proteção e segurança no tempo de perigo somente a Ele.

Em ti espero – Ou seja, confio em Ti; ou sou dependente de ti. Ele não tinha outra fonte de dependência ou dependência.

Todo o dia – continuamente, sempre. Ele era realmente dependente Dele em todos os momentos, e ele sentia essa dependência. É sempre verdade que somos dependentes de Deus para tudo; não é verdade que sempre sentimos isso. Era uma característica da piedade do salmista que ele sentisse isso.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25: 5 . Guia-me na tua verdade – da maneira correta e verdadeira prescrita na tua palavra, que é freqüentemente chamada de verdade; ou, por ou por causa da tua verdade; porque és fiel, lidera e guia-me como prometeste fazer. Pois tu és o Deus da minha salvação – que antes me salvou e se comprometeu a me salvar, e de quem sozinho espero a salvação. Em ti espero o dia todo – No meio de todas as minhas preocupações, por mais importantes que sejam, sempre desejo e espero o teu ensino e direção, sendo continuamente disposto e determinado a cumprir a tua vontade, na medida em que seja conhecida.

Comentário de E.W. Bullinger

On = For. Hebraico. ki. Alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, leem Veki, “e para” , restaurando assim o Vav (consoante), que de outra forma está faltando.

Comentário de Adam Clarke

Em ti espero – Esta é a linha em que ? vau , a sexta letra na ordem do alfabeto, se perde; pois a linha começa com ? aleph , ???? othecha , “em ti”. Mas quatro dos MSS de Kennicott e De Rossi. have ????? veothecha : “E sobre ti”. Isso restaura o ? vau perdido, que significa “e”. A Septuaginta, Siríaca, Vulgata, Árabe, Etiópica e Anglo-Saxônica a preservam.

Comentário de John Calvin

Ao mesmo tempo, devemos observar o argumento que Davi emprega aqui para reforçar sua oração. Ao chamar Deus de Deus da sua salvação, ele o faz para fortalecer sua esperança em Deus para o futuro, a partir da consideração dos benefícios que ele já havia recebido dele; e então ele repete o testemunho de sua confiança em relação a Deus. Assim, a primeira parte do argumento é retirada da natureza do próprio Deus e do dever que, por assim dizer, lhe pertence; isto é, porque ele se empenha em manter o bem-estar dos piedosos e os ajuda em suas necessidades, com base nesse argumento, que ele continuará a manifestar o mesmo favor em relação a eles até o fim. Mas, como é necessário que nossa confiança em Deus corresponda à sua grande bondade para conosco, Davi alega, ao mesmo tempo, em conexão com uma declaração de sua perseverança. Pois, pela expressão o dia inteiro ou todos os dias, ele significa que, com uma constância fixa e incansável, ele dependia somente de Deus. E, sem dúvida, é propriedade da fé sempre olhar para Deus, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, e esperar pacientemente pela ajuda que ele prometeu. Para que a lembrança das bênçãos divinas possa nutrir e sustentar nossa esperança, aprendamos a refletir sobre a bondade que Deus já manifestou para conosco, como vemos que Davi fez ao fazer disso o fundamento de sua confiança, que ele havia encontrado em sua própria experiência pessoal, Deus para ser o autor da salvação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *