Estudo de Ezequiel 1:26 – Comentado e Explicado

Acima dessa abóbada havia uma espécie de trono, semelhante a uma pedra de safira; e, bem no alto dessa espécie de trono, uma silhueta humana.
Ezequiel 1:26

Comentário de Albert Barnes

Safira – azul celeste claro.

A aparência de um homem – Profundamente significativo é a forma dessa manifestação. Aqui não há anjo transmitindo a mensagem de Deus ao homem, mas a glória do próprio Senhor. Reconhecemos nesta visão a anunciação profética da Santa Encarnação. Dizem-nos pouco até que ponto a forma humana se tornou evidente para o profeta. Pois a visão era mais para a mente do que para os olhos do corpo, e mesmo a linguagem inspirada era inadequada para transmitir ao ouvinte a glória que os olhos não viram ou ouviram, e que somente por revelação especial, entrou no coração do homem. conceber.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 1:26 . E à semelhança do trono Depois de ter descrito particularmente a carruagem e o trono do Todo-Poderoso, o profeta passa a falar daquele que estava sentado no trono, que sem dúvida era outro senão o Filho de Deus, como ele foi representado no santo dos santos, prefigurando sua encarnação graciosa. O arco-íris, um grande símbolo da aliança da graça, aqui e em Apocalipse 4: 3, é descrito como sobre o trono. E parece claramente nos capítulos seguintes que essa Pessoa divina, que se tornou homem para nossa salvação, era o Senhor Deus, o soberano, o Jeová dos judeus. Veja o próximo capítulo, Ezequiel 1: 3-4 .

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 1: 26-27 . Acima do firmamento havia a semelhança de um trono – Ou seja, o trono de Deus. Deus tendo dado a seu profeta emblemas de seus assistentes e ministros, enquanto ele estava saindo na carruagem de seu poder e justiça, para executar o julgamento e as dispensações misteriosas de sua providência para com sua igreja e o mundo, ele agora começa a descobrir para ele alguns vislumbres de sua glória divina. O profeta não diz que viu um trono real, mas apenas a semelhança de um trono, emblemático, sem dúvida, do poder soberano de Deus e domínio sobre todas as criaturas, seja no céu ou na terra. Deus é descrito nas Escrituras como morando na luz, e se vestindo com ela. Assim, o trono de Deus é aqui descrito como composto de luz semelhante às cores e brilho de uma pedra de safira. E à semelhança do trono, como a aparência de um homem – “Quando Moisés e os anciãos viram o Deus de Israel, Êxodo 24: 8 , ou a glória de Deus, como explica Targum, eles não viram figura determinada, mas um brilho inconcebivelmente resplandecente, para que eles não pensem que Deus poderia ser representado por qualquer imagem. Mas nesta visão, a forma e a forma de um homem são representadas diretamente para Ezequiel, como prelúdio ou figura da encarnação. ” Este, de fato, foi sem dúvida o Filho de Deus sempre abençoado e unigênito, que em devido tempo assumiu a natureza humana e, nessa natureza, é a imagem visível e representativa de seu Pai invisível, a quem ninguém viu. ou pode ver, 1 Timóteo 6:16 ; João 1:18 . Ele apareceu para Isaías em glória, para constituí-lo um profeta, e agora ele aparece para Ezequiel com o mesmo propósito: veja nota em Isaías 6: 1 e compare João 12: 37-41 . Ele também aparece como Legislador e Rei de Israel, para justificar sua própria honra, punir seus súditos rebeldes e dar aviso por seu profeta, antes de executar sua justa, mas severa indignação. E vi como a cor do âmbar – Veja a nota em Ezequiel 1: 4 . Como a aparência do fogo – Disse ser um incêndio que se desdobra em Ezequiel 1: 4 . Circulando dentro dele – Nomeadamente, dentro do âmbar, para significar que a execução do julgamento por Cristo procedeu externamente de seu zelo pela glória de Deus e sua indignação contra o pecado. Desde a aparência de seus lombos até para cima – denotando, como alguns interpretam, sua natureza divina; e da aparência de seus lombos até para baixo – significando sua natureza humana. Eu vi, por assim dizer, o aparecimento de fogo – O senso geral parece ser que Cristo, considerado em toda a sua pessoa, como Deus e homem, está cheio de indignação contra o pecado, e os pecadores continuam em pecado, e é glorioso em ambas as suas naturezas e em todos os seus procedimentos: ver 2 Tessalonicenses 1: 8 . E tinha brilho ao redor – Majestade, justiça e santidade manchada brilhavam ao seu redor. Nesta cor Cristo aparece aos judeus; aquele que os teria visitado, vestido com as vestes da salvação, agora vestia as vestes da vingança, expressas por tais metáforas.

Comentário de Adam Clarke

Uma safira – A safira oriental pura, uma grande amostra bem cortada que agora está diante de mim, é um dos azuis mais bonitos e resplandecentes que podem ser concebidos. Às vezes, vi os céus assumirem esse tom ilustre. A forma humana acima deste dossel deve representar Aquele que, na plenitude dos tempos, se manifestou na carne.

Comentário de E.W. Bullinger

homem Hebraico. App-14. Compare Daniel 7:13 .

Comentário de John Wesley

E acima do firmamento que havia sobre a cabeça deles havia a semelhança de um trono, como a aparência de uma pedra de safira; e sobre a semelhança do trono havia a semelhança como a aparência de um homem sobre ela.

Um homem – Cristo, Deus-homem, que aqui aparece como rei e juiz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *