Estudo de Números 14:24 – Comentado e Explicado

Quanto ao meu servo Caleb, porém, que animado de outro espírito me obedeceu fielmente, eu o introduzirei na terra que ele percorreu, e a sua posteridade a possuirá.
Números 14:24

Comentário de Albert Barnes

Meu servo Caleb – Caleb apenas é mencionado aqui como também em Números 13:30 e segs. Ambas as passagens provavelmente fazem parte do assunto introduzido posteriormente na narrativa de Moisés, e por Josué ou sob sua superintendência. Portanto, o nome de Josué é omitido, e sua fidelidade, juntamente com sua recompensa, é um dado adquirido. Em Números 14:30 , Números 14:38 , os dois nomes são mencionados juntos; e esses versículos provavelmente pertencem à mesma composição original que Números 14: 6-10 .

Comentário de Thomas Coke

Números 14:24 . Mas meu servo Caleb e Josué, que, embora omitido aqui, é mencionado Números 14:30 e cap. Números 32:12 . Calmet observa de Orígenes que é mais provável que os sacerdotes e levitas não estivessem no número de murmuradores; pois não eram daqueles que foram contados a partir dos vinte anos de idade, Números 14:29, mais do que mulheres e crianças; e é provável que outros também tenham sido excluídos, embora não registrados. Embora, portanto, seja dito em 1James, 2º versículo deste capítulo, que todos eles murmuraram, a expressão deve ser interpretada de acordo com a regra de São Jerônimo, Omnia, non ad totum referenda esse, sed ad partem maximam; que o termo tudo, na sagrada Escritura, freqüentemente se refere não ao todo, mas à maior parte. A frase no original, seguiu-me completamente, ???? ???? umille acherai, significa, literalmente, realizado depois de mim, ou seja, diz Parkhurst, me seguiu completamente. Para completar o sentido, ???? lalechet, andar ou ir, parece ser entendido. Noldius observa, n. 90, que uma elipse semelhante ocorre, 1 Samuel 18:27 . ????? ?????? vimelaum lemelech, e eles os cumpriram ao rei, isto é, para entregá-los ao rei. O contrário do que é dito de Caleb, observa o Dr. Beaumont, é dito de Salomão, 1 Reis 11: 6 . Ele não cumpriu depois do Senhor: assim, Números 32:11 é dito do povo de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Mas meu servo Caleb, etc. – Caleb tinha outro espírito – não apenas um espírito ousado, generoso, corajoso, nobre e heróico; mas o Espírito e a influência do Deus do céu assim o elevaram acima das inquietudes humanas e dos medos terrestres; portanto, sigam-se plenamente a Deus; ???? ????? vaimalle acharai , literalmente, ele me preencheu: Deus lhe mostrou o caminho a seguir e a linha de conduta que ele deveria seguir, e ele preencheu essa linha, e em todas as coisas seguiu a vontade de seu Criador. Ele, portanto, verá a terra prometida, e sua semente a possuirá. Um espírito covarde nas coisas de Deus é uma maldição pesada. Quantos são retardados em seu curso e ficam aquém das bênçãos do Evangelho, ampliando o número e a força de seus adversários, sua própria fraqueza e as dificuldades do caminho, com as quais podemos conectar sua desconfiança em relação ao poder, fidelidade e bondade de Deus! E quantos são impedidos de receber os mais altos graus de salvação atribuindo tolamente poder intransponível, seja por suas corrupções internas ou por inimigos externos! Somente homens como Josué e Calebe, que aceitam a palavra de Deus e que sabem que contra sua sabedoria nenhuma astúcia pode permanecer, e contra seu poder nenhuma força pode prevalecer, provavelmente seguirão a Deus completamente e receberão as alturas, comprimentos, larguras e profundezas da salvação de Deus.

Comentário de John Wesley

Mas meu servo Caleb, porque tinha outro espírito com ele e me seguiu completamente, trarei à terra aonde ele foi; e sua semente a possuirá.

Caleb – Josué não é nomeado, porque ele não estava agora entre o povo, mas era um constante assistente de Moisés, nem deveria ser considerado como um deles, assim como não eram Moisés e Arão, porque ele deveria ser seu principal comandante. .

Ele tinha outro espírito – Era um homem de outro temperamento, fiel e corajoso, não agido por aquele espírito maligno de covardia, incredulidade, desobediência, que governava em seus irmãos, mas pelo espírito de Deus.

Totalmente – universal e constantemente, através de dificuldades e perigos, o que fez seus parceiros pararem.

Para onde ele foi – Em geral, Canaã, e principalmente Hebron, e as partes adjacentes, Josué 14: 9 .

Comentário de John Calvin

24. Mas meu servo Caleb. Pela sinecdoche, Caleb agora está isento, embora Josué fosse um participante da mesma graça, pois ele também era um participante de sua conduta corajosa; mas Caleb é especialmente distinto, porque, por assim dizer, levantou a bandeira e se levantou primeiro para incentivar Josué: A soma de seu louvor é que ele “cumpriu (61) ir atrás de Deus”. A palavra “vontade”, que alguns entendem, é supérflua, uma vez que a expressão é completa sem qualquer adição. Deus, portanto, elogia a perseverança de Caleb em obedecer; porque ele não apenas exortou prontamente os outros, mas também agiu com ousadia e sem hesitação, sem ser impedido por quaisquer obstáculos. Deus, no entanto, engrandece sua perseverança, porque ele olhou para Ele sozinho em seu nobre conflito com uma multidão tão grande. Pois é um caso extraordinário para uma pessoa permanecer firme e seguir um curso reto em meio a distúrbios violentos e tempestuosos, quando todo o mundo está, por assim dizer, convulsionado. Embora a palavra ??? , ruach, (62) às vezes seja usada para a disposição da mente, ainda não tenho dúvida, a não ser que Moisés significa, por metonímia, que Calebe foi assim influenciado pela inspiração divina.

Referências Cruzadas

Números 13:30 – Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! “

Números 14:6 – Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes

Números 26:65 – Pois o Senhor tinha dito àqueles israelitas que iriam morrer no deserto, e nenhum deles sobreviveu, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Números 32:11 – ‘Como não me seguiram de coração íntegro, nenhum dos homens de vinte anos para cima que saíram do Egito verá a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó,

Deuteronômio 1:36 – exceto Calebe, filho de Jefoné. Ele a verá, e eu darei a ele e a seus descendentes a terra em que pisou, pois seguiu o Senhor de todo o coração”.

Deuteronômio 6:5 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Josué 14:6 – Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: “Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você.

Josué 14:8 – mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.

1 Crônicas 29:9 – O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor. E o rei Davi também encheu-se de alegria.

1 Crônicas 29:18 – Ó Senhor, Deus de nossos antepassados Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre este desejo no coração de teu povo, e mantém o coração deles leal a ti.

2 Crônicas 25:2 – Ele fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração.

Salmos 119:80 – Seja o meu coração íntegro para com os teus decretos, para que eu não seja humilhado.

Salmos 119:145 – Eu clamo de todo o coração; responde-me, Senhor, e obedecerei aos teus testemunhos!

Provérbios 23:26 – Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos,

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Efésios 6:6 – Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Colossenses 3:23 – Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *