Estudo de Marcos 8:34 – Comentado e Explicado

Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Marcos 8:34

Comentário de E.W. Bullinger

E quando, & c. O Senhor agora fala a todos que O seguem.

com = em associação com. Sol grego . App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Marcos 8:10 , Marcos 8:14 , Marcos 8:38 .

virá = está disposto a vir.

vontade . Grego. thelo. App-102.

siga: ie habitualmente siga.

Comentário de Adam Clarke

Quem quer que venha depois de mim – Parece que Cristo formou, no proselitismo dos judeus, as principais qualidades que ele exigia nos prosélitos de sua aliança.

A primeira condição do proselitismo entre os judeus era que aquele que adotou a religião deles deveria vir voluntariamente e que nem força nem influência deveriam ser empregadas nesse negócio. Essa também é a primeira condição exigida por Jesus Cristo, e que ele considera o fundamento de todo o resto: – Se um homem está disposto a vir atrás de mim.

A segunda condição exigida no prosélito judeu era que ele renunciasse perfeitamente a todos os seus preconceitos, erros, idolatria e tudo o que dizia respeito à sua religião falsa; e que ele deveria se separar inteiramente de seus amigos e conhecidos mais íntimos. Foi nessa base que os judeus chamaram o proselitismo de um novo nascimento, e proselitam os recém-nascidos e os novos homens; e nosso Senhor exige que os homens nascam de novo, não apenas da água, mas pelo Espírito Santo. Ver João 3: 5 . Tudo isso nosso Senhor inclui nesta palavra: renuncie a si mesmo. Para isso, as seguintes escrituras se referem: Mateus 10:33 ; João 3: 3 , João 3: 5 , 2 Coríntios 5:17 .

A terceira condição em que uma pessoa foi admitida na Igreja Judaica como prosélito era que ela deveria se submeter ao jugo da lei judaica e suportar pacientemente os inconvenientes e sofrimentos com os quais uma profissão da religião mosaica poderia ser acompanhada. Cristo requer a mesma condição; mas, em vez do jugo da lei, ele traz sua própria doutrina, que ele chama de jugo, Mateus 11:29 ; : e sua cruz, cuja adoção implica não apenas uma profissão ousada de Cristo crucificado, mas também uma submissão alegre a todos os sofrimentos e perseguições a que ele pode estar exposto, e até à própria morte.

A quarta condição era que eles se comprometessem solenemente a continuar na religião judaica, fiéis até a morte. Essa condição que Cristo também exige; e está contido nesta palavra: deixe-me seguir-me. Veja os seguintes versículos; e veja, sobre o proselitismo, R 1:16, R 1:17 (nota).

Comentário de John Wesley

E, chamando o povo a ele com seus discípulos, disse-lhes: Quem quer que venha após mim, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.

E quando ele chamou o povo – Para ouvir uma verdade da última importância, e uma que igualmente interessava a todos.

Que ele negue a si mesmo – Sua própria vontade, em todas as coisas pequenas e grandes, por mais agradáveis ??e que continuamente: E tome sua cruz – Abrace a vontade de Deus, por mais dolorosa, diariamente, a cada hora, continuamente. Assim, somente ele pode me seguir em santidade para a glória.

Referências Cruzadas

Números 14:24 – Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.

1 Reis 14:8 – Tirei o reino da família de Davi e o dei a você, mas você não tem sido como o meu servo Davi, que obedecia aos meus mandamentos e me seguia de todo o coração, fazendo apenas o que eu aprovo.

Mateus 5:29 – Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.

Mateus 7:13 – “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.

Mateus 10:38 – e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Mateus 27:32 – Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz.

Marcos 7:14 – Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto:

Marcos 9:43 – Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,

Marcos 10:21 – Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Lucas 9:23 – Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

Lucas 14:26 – “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

Lucas 14:27 – E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.

Lucas 14:33 – Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Lucas 18:22 – Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.

Lucas 20:45 – Estando todo o povo a ouvi-lo, Jesus disse aos seus discípulos:

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 13:36 – Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais? ” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde”.

João 19:17 – Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira ( que em aramaico é chamado Gólgota ).

João 21:19 – Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: “Siga-me! “

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Romanos 6:6 – Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 15:1 – Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

1 Coríntios 8:13 – Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar.

1 Coríntios 9:19 – Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.

1 Coríntios 15:31 – Todos os dias enfrento a morte, irmãos; isso digo pelo orgulho que tenho de vocês em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

2 Tessalonicenses 3:11 – Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.

Tito 2:12 – Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,

Hebreus 13:13 – Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

2 Pedro 1:14 – porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *