Estudo de João 21:19 – Comentado e Explicado

Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!
João 21:19

Comentário de Albert Barnes

Com que morte … – Nestas palavras, duas coisas estão implícitas:

1.que Pedro morreria violentamente; e,

2. que sua morte seria tal que honrasse a Deus.

Os antigos dizem que Pedro foi crucificado em Roma, cerca de 34 anos depois, com a cabeça para baixo. Clemens diz que ele foi levado à crucificação com sua esposa e a sustentou em seus sofrimentos, exortando-a a se lembrar do exemplo de seu Senhor. Ele também acrescenta que morreu, não como os filósofos, mas com uma firme esperança do céu, e pacientemente suportou as dores da cruz (Strom. Vii.). Esta declaração do Salvador estava sem dúvida diante da mente de Pedro, e até a hora de sua morte ele manteve a máxima constância e fidelidade em sua causa, justificando assim a denominação que o Senhor Jesus lhe deu – uma rocha.

Comentário de E.W. Bullinger

o que = que tipo de.

glorificar. Grego. doxazo. Veja a pág. 1511

Deus App-98.

quando Ele teve = tendo.

Siga . Grego. akoloutheo. Usado de soldados, servos e alunos. Primeira ocorrência em João 1:37 .

Comentário de John Calvin

19. Significando com que morte ele deveria glorificar a Deus. Esta circunlocução é altamente enfática; pois, embora o fim previsto para todos os crentes deva ser, glorificar a Deus pela vida e pela morte, João pretendia empregar uma admiração notável por adornar a morte daqueles que, com o sangue, selam o Evangelho de Cristo. e glorifique seu nome, como Paulo nos ensina ( Filipenses 1:20 .) Agora é nosso dever colher os frutos que a morte de Pedro produziu; pois isso deve ser imputado à nossa indolência, se nossa fé não for confirmada por ela, e se não mantivermos o mesmo objeto em vista, para que a glória de Deus possa ser exibida por nós. Se os papistas tivessem considerado esse fim na morte dos mártires, essa invenção sacrílega e detestável nunca teria entrado em suas mentes, que sua morte contribui para apaziguar a ira de Deus e pagar o resgate pelos nossos pecados.

E quando ele disse isso. Aqui, Cristo explica qual foi o plano dessa previsão de uma morte violenta. Foi assim que Pedro pode estar preparado para suportar isso; como se ele tivesse dito: “Visto que você deve suportar a morte pelo meu exemplo, siga seu líder”. Mais uma vez, para que Pedro possa obedecer a Deus de boa vontade, que o chama à cruz, Cristo se oferece como líder; pois essa não é uma exortação geral pela qual ele o convida a se imitar, mas ele fala apenas do tipo de morte. Agora, essa única consideração acalma enormemente toda a amargura que há na morte, quando o Filho de Deus se apresenta diante de nossos olhos com sua abençoada ressurreição, que é nosso triunfo sobre a morte.

Comentário de Adam Clarke

Deveria glorificar a Deus – escritores antigos afirmam que, cerca de trinta e quatro anos depois disso, Pedro foi crucificado; e que ele considerou uma coisa tão gloriosa morrer por Cristo que ele implorou para ser crucificado com a cabeça para baixo, não se considerando digno de morrer na mesma postura em que seu Senhor o fez. Eusébio, Prudêncio, Crisóstomo e Agostinho. Veja Calmet.

Siga-me – se nosso Senhor quis dizer com essas palavras que Pedro deveria caminhar com ele um pouco para uma entrevista particular, ou se ele quis dizer que ele deveria imitar seu exemplo, ou estar em conformidade com ele na maneira de sua morte, é muito incerto.

Comentário de John Wesley

Isso ele falou, significando com que morte ele deveria glorificar a Deus. E, quando ele falou isso, disse-lhe: Segue-me.

Com que morte ele deveria glorificar a Deus – não é apenas agindo, mas principalmente pelo sofrimento, que os santos glorificam a Deus.

Siga-me – mostrando também a morte que ele deveria morrer.

Referências Cruzadas

Números 14:24 – Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.

1 Samuel 12:20 – Respondeu Samuel: “Não tenham medo. De fato, vocês fizeram todo esse mal, mas não deixem de seguir o Senhor, antes, sirvam o Senhor de todo o coração.

Mateus 10:38 – e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

Mateus 16:21 – Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.

Mateus 19:28 – Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Marcos 8:33 – Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

Lucas 9:22 – E disse: “É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia”.

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 13:36 – Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais? ” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde”.

João 21:22 – Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Siga-me você”.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

2 Pedro 1:14 – porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *