Estudo de Mateus 16:21 – Comentado e Explicado

Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia.
Mateus 16:21

Comentário de Joseph Benson

Mateus 16:21 . Daquele momento em diante – Quando eles fizeram toda a confissão de Cristo de que ele era o Messias, o Filho de Deus; começou Jesus a mostrar aos seus discípulos – Outro ponto mais importante, a saber, que ele deve sofrer e ser morto, como um malfeitor. Se eles não estivessem bem fundamentados na crença de que Cristo era o Filho de Deus, teria sido um grande choque para a fé deles estarem informados de que ele deveria sofrer e morrer. Algumas sugestões, de fato, nosso Senhor já havia dado sobre seus sofrimentos, como quando disse: Destrua este templo, e falou do Filho do homem ser levantado, de comer sua carne e beber seu sangue; mas até agora ele não havia falado clara e expressamente sobre o assunto, porque os discípulos eram fracos e não podiam ter notado algo tão estranho e melancólico. Mas agora, como eles eram mais avançados em conhecimento e mais fortes em fé, ele começou a revelar isso a eles: pois ele declara sua mente a seu povo gradualmente, e deixa a luz como eles podem suportar, e está preparado para recebê-lo. Como ele deve ir a Jerusalém – a cidade santa, a cidade real, e sofrer ali. Embora tenha passado a maior parte do tempo na Galiléia, ele deve morrer em Jerusalém; lá todos os sacrifícios foram oferecidos; e ali, portanto, Ele deve morrer quem seria o grande sacrifício. Lá ele deveria ir dentro do curto espaço de poucos meses, esta declaração sendo feita no último ano de sua vida: e em vez de ser possuída, sob o caráter real que ele carregava e submetido pelos príncipes e pelo povo, deveria sofrer muitas coisas dos anciãos – Os homens mais honrados e experientes; dos principais sacerdotes – contavam os mais religiosos e os escribas – o corpo de homens mais instruídos da nação. Estes constituíram o grande sinédrio, que estava em Jerusalém, e foi venerado pelo povo; e estes esperavam ter sido os primeiros a recebê-lo. Mas, em vez disso, eles foram os mais amargos em persegui-lo! Estranho, de fato, que homens de conhecimento nas Escrituras, que professavam esperar a vinda do Messias e mantivessem um caráter sagrado, deveriam usá-lo com tanta contumação e crueldade quando ele chegasse! De fato, foi o poder romano que condenou e crucificou a Cristo; mas a parte principal da culpa de todo o negócio está à porta dos principais sacerdotes e escribas, que foram os primeiros e principais responsáveis ??por isso. Deles ele sofreu muitas coisas, coisas que manifestaram sua malícia insaciável, e sua paciência invencível, e no assunto foi morto: pois nada além de sua morte satisfaria a malícia de seus inimigos, ou faria dele um sacrifício adequado pelos pecados. da humanidade. Nosso Senhor, no entanto, ao trazer para seus discípulos essas notícias melancólicas, acrescentou, por seu apoio e incentivo sob essa perspectiva sombria, que no terceiro dia ele seria ressuscitado. E assim, como todos os profetas haviam feito, quando ele testificou de antemão seus sofrimentos, ele também deu testemunho da glória que se seguiria, 1 Pedro 1:11 . Sua ressurreição novamente no terceiro dia provou que ele era o Filho de Deus, apesar de seus sofrimentos, e, portanto, ele menciona isso para que a fé dos discípulos não falhe.

Comentário de E.W. Bullinger

A partir desse momento, & c. Isso começa o terceiro período do ministério do Senhor, cujo assunto é a rejeição do Messias. Veja App-119.

começou, & c. Isto é afirmado quatro vezes (aqui, Mateus 17:22 ; Mateus 20:17 ; Mateus 20:28 ). Veja a estrutura acima; sempre com um recurso adicional.

devo. Observe a necessidade ( Lucas 24:26 ).

ser levantado novamente. Omita “de novo” . Não é a mesma palavra que em Mateus 17: 9 , mas a mesma que em Mateus 17:23 .

o terceiro dia. A primeira ocorrência desta expressão (canonicamente). Veja App-148.

Comentário de Adam Clarke

A partir desse momento, começou Jesus, etc. – Antes desse tempo, nosso Senhor havia falado de sua morte de maneira vaga e obscura, ver Mateus 12:40 , porque ele não afligia seus discípulos com esse assunto antes que a necessidade exigisse; mas agora, quando se aproximava o tempo de sua crucificação, ele falava de seus sofrimentos e morte nos termos mais expressos e claros. Três tipos de pessoas, nosso Senhor sugere, devem ser a causa de sua morte e paixão: os anciãos, os principais sacerdotes e os escribas. Quesnel piedoso aproveita a ocasião para observar a partir disso, que Cristo é geralmente perseguido por essas três descrições de homens: homens ricos, que têm sua parte nesta vida; eclesiásticos ambiciosos e cobiçosos, que buscam sua parte nesta vida; e estudiosos presunçosos, que colocam sua sabedoria contra a sabedoria de Deus, mais empenhados em criticar as palavras do que em prover a salvação de suas almas. O espírito do cristianismo sempre capacita o homem a suportar os males da vida com paciência; receber a morte com alegria; e esperar, pela fé, a ressurreição do corpo e a vida do mundo vindouro.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 16:21 . A partir desse momento, começou Jesus, etc. – Embora todas as circunstâncias mencionadas neste versículo sejam marcas do Messias, ainda assim, diz um comentarista, quão pouco elas foram entendidas pelos apóstolos, ou adequadas à sua expectativa do Messias, aparece em a maneira pela qual eles foram recebidos por Pedro, Mateus 16:22 . Pedro já havia reconhecido duas vezes que Jesus era o Messias, e ainda assim, aqui ele não pode suportar o pensamento de que deveria sofrer, ser morto e ressuscitar: por meio do qual podemos perceber o pouco que Jesus havia explicado aos apóstolos naquele momento. o que pessoalmente se preocupava. Eles haviam sido testemunhas de sua vida e milagres e, assim, cresceram na crença de que ele era o Messias, estavam em certo grau preparados para receber os detalhes que deviam preencher o caráter e responder às profecias a seu respeito. A partir de então, ele começou a se abrir para eles, embora de uma maneira pela qual os judeus não pudessem formar uma acusação; o tempo da realização de todos, em seus sofrimentos, morte e ressurreição, agora se prolongando (pois isso foi no último ano de sua vida), sendo ele a encontrar os judeus em Jerusalém, mas mais uma vez na Páscoa, e então eles deveriam ter sua vontade sobre ele; portanto, agora ele pode começar a se mostrar um pouco mais aberto a si próprio, embora ainda assim fique fora do alcance de qualquer acusação que possa parecer justa ou pesada para o deputado romano.

Comentário de Spurgeon

Mateus 16:21 . A partir daquele momento, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos como ele deveria ir a Jerusalém, e sofrer muitas coisas dos anciãos e dos principais sacerdotes e escribas, e ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.

Ele havia falado um pouco sombriamente sobre sua morte; mas foi uma revelação tão triste e tão estranha para seus discípulos que eles não conseguiram pensar que ele realmente quis dizer exatamente o que disse. Mas agora ele começou a falar clara e definitivamente sobre o futuro, e até a entrar em detalhes sobre sua morte e ressurreição. Ele sabia tudo o que o trabalho de redenção envolveria para ele; ele havia contado o custo; mas-

“Quando o Salvador soube que o preço do perdão era seu sangue,

Sua pena nunca se retirou.

Deve ter sido muito triste, mas, ao mesmo tempo, muito proveitoso para as mentes dos apóstolos serem guiados por seu Senhor nessa direção.

Mateus 16:22 . Pedro, pois, tomou-o e começou a repreendê-lo, dizendo: Longe de ti, Senhor; isso não será para ti.

A margem diz: “Tenha pena de si mesmo, Senhor”, como se Pedro quisesse dizer: “Deus conceda, por sua infinita misericórdia, que isso possa não ser verdade! Como pode morrer alguém como tu que és? Ele provavelmente pensou que a morte de Cristo seria o fim do seu reino, a ruína das esperanças de todo o seu povo, o apagamento da luz de Israel; então, em seu zelo pela causa de seu Mestre, ele clamou: “Isso não será para ti”.

Mateus 16:23 . Mas ele se virou e disse a Pedro: Põe-te atrás de mim, Satanás; tu és uma ofensa para mim, pois não sabes o que é de Deus, mas o que é dos homens.

Observe o contraste entre o versículo 18 e o 23º. No versículo 18, Cristo havia dito: “Tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha igreja;” e aqui está ele dizendo: “Põe-te atrás de mim, Satanás”. Não entendo que nosso Senhor tenha chamado Pedro Satanás, mas tenha olhado através de Pedro e visto Satanás parado atrás dele, e fazendo uso do apóstolo para ser seu porta-voz. O melhor dos homens às vezes pode servir melhor a vez do diabo do que um homem mau. Ele pode falar, por meio dos que amam o Senhor, palavras que são limpas e contrárias à mente de Cristo. Então, Cristo vê Satanás à espreita, como um entrincheiramento, atrás de Pedro, e ele diz: “Põe-te atrás de mim: tu és uma ofensa para mim”. A idéia de ter pena de si mesmo – o pensamento de fugir da tarefa em que ele havia entrado – era ofensiva para ele. Havia um sabor sobre as coisas dos homens – de si mesmo e de autopromoção, em vez de autonegação e generoso, desinteressado, auto-sacrifício divino. Oh, que nós sempre falaríamos, como Cristo fez nesta ocasião, sempre que algo nos for proposto, pelo qual devemos evitar a cruz que Ele pretende que carregemos! Quando alguém quer que moderemos nosso zelo ou diminuamos nossas opiniões, a menos que tenhamos que sofrer por nossa fidelidade, vamos responder: “Fique atrás de mim, Satanás”. O que um soldado da cruz tem a ver com evitar a batalha contra o mal? Ele deve estar sempre pronto para a boa luta da fé. O que um herdeiro do céu tem a ver com a salvação de si mesmo? Diga ele, com o apóstolo Paulo: “Eu conto todas as coisas, exceto a perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”.

Esta exposição consistia em leituras de Isaías 40 .; e Mateus 16: 21-23 .

Comentário de John Wesley

A partir daquele momento, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos como ele deveria ir a Jerusalém, e sofrer muitas coisas dos anciãos e dos principais sacerdotes e escribas, e ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.

A partir de então, Jesus começou a dizer a seus discípulos que ele deveria sofrer muitas coisas – Talvez essa expressão tenha começado, sempre implicava sua entrada em um discurso fixo e solene. Até então, ele lhes ensinara apenas um ponto: que ele era o Cristo. Desde então, ele ensinou a eles outro: Que Cristo deve, através dos sofrimentos e da morte, entrar em sua glória.

Dos anciãos – Os homens mais honoráveis ??e experientes; os principais sacerdotes – eram os mais religiosos; e os escribas – O corpo de homens mais instruídos da nação. Não seria de esperar que estes fossem os primeiros a recebê-lo? Mas não muitos sábios, nem muitos nobres foram chamados.

Favorece a ti mesmo – O conselho do mundo, da carne e do diabo, para todos os seguidores de nosso Senhor. Marcos 8:31 ; Lucas 9:22 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *