Estudo de Salmos 50:15 – Comentado e Explicado

Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei e me darás glória.
Salmos 50:15

Comentário de Albert Barnes

E invoque-me no dia da angústia – Esta é uma parte da religião real, tão verdadeiramente quanto o louvor, Salmo 50:14 . Este também é o dever e o privilégio de todos os verdadeiros adoradores de Deus. Fazer isso mostra onde está o coração, assim como atos diretos de louvor e ação de graças. O objetivo de tudo o que é dito aqui é mostrar que a verdadeira religião – o serviço adequado de Deus – não consiste na mera oferta de sacrifício, mas que é de natureza espiritual e que a oferta de sacrifício não tem valor. a menos que seja acompanhado por atos correspondentes de religião espiritual, mostrando que o coração tem uma apreciação adequada das misericórdias de Deus e que ele realmente confia nele. Essa espiritualidade na religião é expressa por atos de louvor Salmo 50:14 ; mas também é claramente expresso o Salmo 50:15 , indo a Deus em tempos de angústia, rolando os fardos da vida em seu braço e buscando consolo nele.

Eu te livrarei – eu te livrarei de problemas. Isso irá ocorrer

(a) nesta vida, de acordo com as frequentes promessas de sua palavra (compare as notas no Salmo 46: 1 ); ou

(b) totalmente no mundo futuro, onde todos os que amam a Deus serão completamente e para sempre libertos de todas as formas de tristeza.

E tu me glorificarás – Ou seja, tu me honrarás ou me honrarás, vindo assim a mim com confiança no dia da calamidade. Não há como honrar a Deus mais, ou mostrar com mais clareza que realmente confiamos nele, do que ir a ele quando tudo parece escuro; quando seus próprios modos e procedimentos são totalmente incompreensíveis para nós, e comprometendo tudo em suas mãos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 50:15 . E invoque-me – Conscientize-se daquele grande dever de oração constante e fervorosa para mim, que é um reconhecimento de sua sujeição a mim, e de sua confiança e dependência de mim, e, portanto, é agradável para mim; no dia da angústia – Quando a angústia vier, não se esforce para evitar ou se livrar dela por mudanças e artifícios pecaminosos, nem se aplique apenas ou principalmente às criaturas em busca de alívio, mas me dê glória, me aplicando, confiando no meu promessas e espera da minha ajuda no caminho da oração calorosa e não fingida. Eu te livrarei; eu te sustentarei sob as tuas angústias, e te livrarei delas na hora e da maneira que for mais para a minha glória e o teu bem. E tu me glorificarás – Terás ocasião e considerarás como teu dever louvar e glorificar-me pela tua libertação. Observe bem, leitor, nossos problemas, embora os vejam vindos da mão de Deus, devem nos levar a Deus, e não a ele. Devemos reconhecê-lo de todos os modos, depender de sua sabedoria, poder e bondade, e nos referirmos inteiramente a ele, e assim dar-lhe glória. É uma maneira mais barata, fácil e rápida de buscar seu favor do que por uma oferta de paz ou transgressão, e ainda mais aceitável. Observe também que, quando em resposta a nossas orações, ele nos entrega, como prometeu fazer da maneira e no tempo que achar necessário, devemos glorificá-lo, não apenas por uma menção agradecida de seus favores, mas vivendo de acordo com suas promessas. elogio. Assim, devemos manter nossa comunhão com Deus: encontrá-lo com nossas orações quando ele nos aflige e com nossos louvores quando ele nos entrega.

Comentário de John Calvin

No décimo quinto versículo, temos primeiro uma liminar à oração, depois a promessa de que ela seja respondida e depois um chamado ao agradecimento. Somos ordenados a orar no dia da angústia, mas não com o entendimento de que devemos orar somente então, pois a oração é um dever que cabe a nós todos os dias e em todos os momentos de nossas vidas. Seja nossa situação sempre tão confortável e isenta de inquietação, nunca devemos deixar de nos envolver no exercício da súplica, lembrando que, se Deus retirasse seu favor por um momento, estaríamos desfeitos. Na aflição, porém, nossa fé é mais severamente provada, e há uma propriedade em especificá-la como o período da oração; o profeta nos aponta para Deus como o único recurso e meio de segurança no dia de nossa necessidade urgente. Uma promessa está subordinada para nos animar no dever, disposto como devemos ser esmagados por um senso da majestade de Deus ou de nossa própria indignidade. A gratidão é seguida em seguida, em consideração à resposta de Deus às nossas orações. A invocação do nome de Deus sendo representado nesta passagem como constituindo uma parte principal do culto divino, todos os que fazem pretensões à piedade sentirão como é necessário preservar a forma pura e não corrompida dela. Somos ensinados à força a natureza detestável do erro sobre este ponto, entretida pelos papistas, que transferem para os anjos e para os homens uma honra que pertence exclusivamente a Deus. Eles podem fingir vê-los sob nenhuma outra luz senão como clientes, que oram por eles para Deus. Mas é evidente que esses clientes são impiedosamente substituídos por eles na sala de Cristo, cuja mediação eles rejeitam. Além disso, é evidente, pela forma de suas orações, que eles não reconhecem distinção entre Deus e o menor de seus santos. Eles pedem a São Cláudio as mesmas coisas que pedem ao Todo-Poderoso, e oferecem a oração de nosso Senhor à imagem de Catarina. Estou ciente de que os papistas justificam sua invocação dos mortos, negando que suas orações a eles correspondam à adoração divina. Eles falam tanto sobre o tipo de adoração que eles chamam de latria, ou seja, a adoração que eles fazem somente a Deus, para fazer parecer que, na invocação de anjos e santos, eles não dão nada a eles. (250) Mas é impossível ler as palavras do salmista, agora sob nossa consideração, sem perceber que toda a verdadeira religião se foi, a menos que somente Deus seja chamado. Se os papistas perguntassem se era lícito oferecer sacrifícios aos mortos, eles responderiam imediatamente de forma negativa. Eles concedem até hoje que o sacrifício não poderia ser legalmente oferecido a Pedro ou a Paulo, pois o senso comum da humanidade ditaria a profanação de tal ato. E quando vemos aqui Deus preferindo a invocação de seu nome a todos os sacrifícios, não é claro para demonstração que aqueles que invocam os mortos são responsáveis ??pela mais grosseira impiedade? Disso se segue que os papistas, que abundem em suas genuflexões diante de Deus, roubem a parte principal de sua glória quando dirigem suas súplicas aos santos. (251) A menção expressa feita nesses versículos de aflição é adequada para confortar os crentes fracos e medrosos. Quando Deus retira as marcas externas de seu favor, é provável que uma dúvida roube em nossas mentes se ele realmente se importa com a nossa salvação. Até agora está longe de ser fundamentada, que a adversidade é enviada a nós por Deus, apenas para nos instigar a procurá-lo e invocar o seu nome. Também não devemos ignorar o fato de que nossas orações só são aceitáveis ??quando as oferecemos em conformidade com o mandamento de Deus e são animadas por uma consideração da promessa que ele estendeu. O argumento que os papistas extraíram da passagem, em apoio a seus votos multiplicados, é ocioso e injustificável. O salmista, como já sugerimos, quando ele ordena o pagamento de seus votos, refere-se apenas a solene ação de graças, enquanto eles confiam em seus votos como merecedores de salvação. Contratam votos, ao lado, que não têm garantia divina, mas, pelo contrário, são explicitamente condenados pela palavra de Deus.

Comentário de John Wesley

E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Chamada – E lembre-se desse grande dever de oração fervorosa, que é um reconhecimento de sua sujeição a mim e de sua confiança e dependência de mim.

GlorificarTerás ocasião de me glorificar por tua libertação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *