Estudo de Romanos 4:2 – Comentado e Explicado

Porque, se Abraão foi justificado em virtude de sua observância, tem que se gloriar; mas não diante de Deus.
Romanos 4:2

Comentário de Albert Barnes

Muito em todos os sentidos – Ou, em todos os aspectos. Esta é a resposta do apóstolo à objeção em Romanos 3: 1 .

Principalmente – isto é, essa é a principal vantagem e uma incluindo todas as outras. O principal benefício de ser judeu é possuir as Escrituras sagradas e suas instruções.

A eles foram cometidos – ou foram confiados, foram confiados. A palavra traduzida como “foram cometidos” é o que é comumente empregado para expressar “fé” ou “confiança”, e implicava “confiança” neles por parte de Deus em confiar seus oráculos a eles; uma confiança que não foi extraviada, pois ninguém jamais guardou uma confiança sagrada ou depositou com mais fidelidade do que os judeus fizeram as Sagradas Escrituras.

Os oráculos – A palavra “oráculo” entre os pagãos significava adequadamente a resposta ou resposta de um deus, ou de algum sacerdote supostamente inspirado, a uma investigação de importância, geralmente expressa de uma maneira sentenciosa e freqüentemente com grande ambiguidade. O local de onde essa resposta geralmente era obtida também era chamado de oráculo, como o oráculo de Delfos etc. Esses oráculos eram frequentes entre os pagãos, e assuntos de grande importância eram geralmente submetidos a eles. A palavra traduzida como “oráculos” ocorre no Novo Testamento, mas quatro vezes, Atos 7:38 ; Hebreus 5:12 ; 1 Pedro 4:11 ; Romanos 3: 2 . É evidentemente usado aqui para denotar as Escrituras, como sendo o que foi falado por Deus, e particularmente talvez as promessas divinas. Possuí-los era, obviamente, um privilégio eminente, e incluía todos os outros, conforme os instruíam em seus deveres, e eram seus guias em tudo o que lhes pertencia nesta vida e na vida futura. Eles continham, além disso, muitas promessas preciosas respeitando a dignidade futura da nação em referência ao Messias. Nenhum favor maior pode ser conferido a um povo do que ser posto em posse das Escrituras sagradas. E esse fato deve nos excitar à gratidão e nos levar a esforçar-nos para estendê-los também a outras nações; compare Deuteronômio 4: 7-8 ; Salmo 147: 19-20 .

Comentário de E.W. Bullinger

se App-118.

justificado . App-191.

por . Grego. ek . App-104.

glória . Grego. Kauchema. Ver Romanos 3:27 e 2 Coríntios 9: 3 .

não App-105.

antes . Grego. profissionais. App-104.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

2. Porque, se Abraão, etc. Este é um argumento incompleto, (131) que pode ser feito desta forma: “Se Abraão fosse justificado pelas obras, ele poderia se gloriar com justiça; mas ele não tinha nada pelo qual pudesse se gloriar diante de Deus; então ele não foi justificado pelas obras. ” Assim, a cláusula, mas não diante de Deus, é a proposição menor; e a isso deve ser adicionada a conclusão que afirmei, embora não seja expressa por Paulo. Ele chama isso de glória quando pretendemos ter algo nosso, ao qual uma recompensa deve ser devida no tribunal de Deus. Como ele tira isso de Abraão, quem de nós pode reivindicar para si a menor partícula de mérito?

A palavra “glória” aqui , ?a???µa, é diferente daquela em Romanos 3:27 , ?a???s??, e significa razão, fundamento ou causa da glória, e é traduzida por [Grotius] “ unde laudem speret – pelo qual ele pode esperar elogio;” e por [Beza] e [Piscator] ” unde glorietur – pelo qual ele pode se gloriar”. Para completar a cláusula a seguir, a maioria repita as palavras ??e? ?a???µa – “Mas ele não tem motivos para se gloriar diante de Deus”. [Vatablus] dá outro significado: “Mas não em relação a Deus”, isto é, em relação ao que ele disse em sua palavra; e essa visão é confirmada pelo que se segue imediatamente: “Para que diz a Escritura?” Nesse caso, não há nada entendido. Que p??? ?e?? é usado de maneira semelhante, é evidente em outras passagens : ta p??? ?e?? – “coisas que pertencem a Deus”, isto é, à obra ou serviço de Deus. Veja Hebreus 2:17 ; Hebreus 5: 1 . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois se Abraão foi justificado por obras – O judeu prossegue: – Concluo, portanto, que Abraão foi justificado por obras ou por sua obediência a esta lei da circuncisão; e, conseqüentemente, ele tem motivos para glorificar, ?a???µa , exultar em algo que ele fez para dar-lhe direito a essas bênçãos. Agora, é evidente que ele tem essa glória e, conseqüentemente, foi justificado pelas obras.

Apóstolo. Mas não diante de Deus – estas parecem ser as palavras do apóstolo e contêm o início de sua resposta aos argumentos do judeu, como se ele tivesse dito: – Permitindo que Abraão se gloriasse em ser chamado das trevas pagãs para uma luz tão maravilhosa, e exultam nos privilégios que Deus lhe havia concedido; contudo, essa glória não estava diante de Deus como uma razão pela qual esses privilégios deveriam ser concedidos; a própria glória sendo uma conseqüência desses mesmos privilégios.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4: 2 . Mas não diante de Deus essa parece ser a resposta do apóstolo à objeção do judeu ( Romanos 4: 1-2 .), E implica que Abraão pode ter algum tipo de glória, possivelmente como o próprio apóstolo teve, 1 Coríntios 9: 15 2 Coríntios 1:12 ; 2 Coríntios 10:13 ; 2 Coríntios 10:18 ; 2 Coríntios 11: 16-30 . O apóstolo se gloriava em seus vales superiores e trabalho, mas somente diante dos homens, e com respeito a eles; não diante de Deus, em relação a quem era sua língua, não eu, mas a graça de Deus. Observe, além disso, que diante de Deus sugere, que o apóstolo considera Abraão em pé no tribunal diante do tribunal de Deus, quando a promessa lhe foi dada. Talvez isso tornasse essa passagem mais clara, se o versículo atual terminasse com a palavra glória, e o terceiro começasse com a cláusula diante de nós. Veja Raphelius.

Comentário de Scofield

trabalho

Cf. Tiago 2:24 . Esses são dois aspectos de uma verdade. Paulo fala daquilo que justifica o homem diante de Deus, a saber: fé somente, totalmente separada das obras; Tiago da prova diante dos homens, que aquele que professa ter fé justificadora realmente a possui. Paulo fala do que Deus vê – fé; Tiago do que os homens vêem – funciona como evidência visível da fé. Paulo desenha sua ilustração em Gênesis 15: 6 Tiago em Gênesis 22: 1-19 . A frase-chave de Tiago é “vedes” Tiago 2:24, pois os homens não podem ver a fé, exceto como manifestada através das obras.

Comentário de John Wesley

Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, ele tem de que se gloriar; mas não diante de Deus.

O significado é que, se Abraão tivesse sido justificado por obras, ele teria espaço para a glória. Mas ele não tinha espaço para a glória. Portanto, ele não foi justificado pelas obras.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:12 – Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva.

Gênesis 12:18 – Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: “O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher?

Gênesis 12:20 – A seguir o faraó deu ordens para que providenciassem o necessário para que Abrão partisse, com sua mulher e com tudo o que possuía.

Gênesis 20:9 – Depois Abimeleque chamou Abraão e disse: “O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti para que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste não se faz a ninguém! “

Josué 24:2 – Josué disse a todo o povo: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a outros deuses.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Ezequiel 8:9 – E ele me disse: “Entre e veja as coisas repugnantes e más que estão fazendo”.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 3:27 – Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

Romanos 15:17 – Portanto, eu me glorio em Cristo Jesus, em meu serviço a Deus.

1 Coríntios 1:29 – para que ninguém se vanglorie diante dele.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 9:16 – Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

2 Coríntios 5:12 – Não estamos tentando novamente recomendar-nos a vocês, porém lhes estamos dando a oportunidade de exultarem em nós, para que tenham o que responder aos que se vangloriam das aparências e não do que está no coração.

2 Coríntios 11:12 – E continuarei fazendo o que faço, a fim de não dar oportunidade àqueles que desejam encontrar ocasião de serem considerados iguais a nós nas coisas de que se orgulham.

2 Coríntios 11:30 – Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza.

2 Coríntios 12:1 – É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Gálatas 6:13 – Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a lei; querem, no entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem no corpo de vocês.

Efésios 2:9 – não por obras, para que ninguém se glorie.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *